82,8% DOS BRASILEIROS SÃO CONTRA O DECRETO 12.600 QUE AUTORIZA OBRAS DE DRAGAGEM NOS RIOS TAPAJÓS, MADEIRA E TOCANTINS
- Equipe Doxa

- há 1 hora
- 3 min de leitura
Doxa realizou uma pesquisa, via whatsapp e redes sociais, para ouvir a opinião dos brasileiros sobre o Decreto do governo Lula, nº 12.600, que autoriza obras de dragagem nos rios Tapajós, Madeira e Tocantins.
2.260 pessoas responderam a pesquisa que abrangeu 23 estados brasileiros. A maioria das cidades foram da região norte onde estão os três rios que serão atingidos pelo decreto. A pesquisa foi realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro.
GRANDE MAIORIA DOS BRASILEIROS É CONTRA O DECRETO
82,8% dos brasileiros são contra o Decreto nº 12.600, que autoriza a concessão das hidrovias e a dragagem dos rios Tapajós, Madeira e Tocantins. Outros 9,9% disseram que estão indecisos e que precisam de mais informações sobre os reais impactos antes de decidir. Apenas 7,3% dos entrevistados são a favor do Decreto, acreditando que a melhoria da logística trará desenvolvimento e emprego para o Pará.
“Em relação ao Decreto nº 12.600, que autoriza a concessão das hidrovias e a dragagem, você é:”

NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE O DECRETO
Maioria dos brasileiros tem acompanhado o desdobramento do decreto do governo Lula que autoriza a dragagem nos rios Tapajós, Madeira e Tocantins. 66,9% dos entrevistados têm acompanhado as notícias. Outros 24,2% já ouviram falar, mas não sabem detalhes da situação. Apenas 8,9% souberam pela informação da pesquisa.
“Você tinha conhecimento sobre o decreto que autoriza a dragagem nos rios Tapajós, Madeira e Tocantins para facilitar o transporte de grãos?”

IMPORTÂNCIA DESSES TRÊS RIOS PARA A AMAZÔNIA
Em relação à importância desses rios para a Amazônia, 60,7% afirmam que é fonte de alimento e sustento para ribeirinhos e indígenas. Para outros 27,7% é patrimônio ambiental e cultural que deve ser preservado. Apenas 5,1% disseram que é rota fundamental para a economia do agronegócio (escoamento de soja). Para 4,0% os rios são os meios de transporte essencial para as comunidades locais. E apenas 1,2% afirmaram a importância dos rios para o turismo e o lazer.
“Na sua percepção, qual a importância dos rios Tapajós, Madeira e Tocantins para a Amazônia?”

ARGUMENTO QUE MAIS PESA NA OPINIÃO DOS BRASILEIROS
Para 86,5% dos brasileiros, o maior argumento que pesa na opinião é quanto a preocupação com os danos ambientais e o modo de vida das populações tradicionais. Para outros 9,7% o que pesa é a necessidade de manter a economia funcionando e o escoamento da produção. Outros 3,8% não opinaram.
“O governo federal argumenta que a dragagem é uma "ação de rotina" para garantir a navegabilidade em períodos de seca e evitar prejuízos logísticos. Por outro lado, especialistas e movimentos sociais alertam que a intervenção pode causar erosão das margens, assoreamento e impacto na vida dos peixes. Qual desses argumentos mais pesa na sua opinião?”

O QUE PENSAM OS BRASILEIROS SOBRE OS PROTESTOS
84,9% dos entrevistados consideram totalmente justa a posição dos manifestantes, uma vez que devem ser ouvidos antes de qualquer obra. Apenas 9,5% disseram que é compreensível, mas o diálogo deveria acontecer sem bloquear atividades econômicas. Outros 2,9% afirmaram que as manifestações são injustas, a dragagem é necessária para o desenvolvimento e não pode ser barrada por minorias. E 2,7% não se manifestaram.
“Povos indígenas de mais de 15 etnias estão ocupando o terminal da Cargill em Santarém e protestando contra o decreto, exigindo a "revogação imediata" do mesmo e o direito à consulta prévia. Você considera a posição dos manifestantes:”

PRIORIDADE DO GOVERNO FEDERAL SOBRE OS RIOS DA AMAZÔNIA
Por último, Doxa quis saber qual deveria ser a prioridade do governo federal em relação aos rios da Amazônia. Para 58,4%, a prioridade é a preservação ambiental e a proteção dos territórios das comunidades tradicionais. Para outros 37,0% a prioridade seria buscar um equilíbrio com planejamento participativo e estudos de impacto detalhados antes de qualquer obra. E para 4,5% a prioridade é investir pesadamente em logística para baratear o custo do transporte de grãos.
“Na sua opinião, qual deveria ser a prioridade do governo federal em relação aos rios da Amazônia?”






Comentários