top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ALTA AVALIAÇÃO POSITIVA DO PREFEITO BERG CAMPOS. SEU PRÉ ESCOLHIDO JÁ APARECE NA FRENTE NA PESQUISA.

O instituto DOXA realizou sua segunda fotografia eleitoral em 2023 na cidade de PORTO DE MOZ. A cidade tem 40.597 habitantes segundo o Censo 2022 (IBGE). O município é governado pela terceira vez por Berg Campos. Berg já foi reeleito e vai indicar seu sucessor. O objetivo foi ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados 400 eleitores no período de 26 a 30 de outubro de 2023, tanto na zona urbana quanto na rural. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador e do presidente da República, além de detectar a percepção do eleitor sobre obras e serviços realizados pelo prefeito Berg.

AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO BERG

Doxa mostra a avaliação conceitual do governo de Berg Campos. A avaliação positiva é de 63,7% (somatória do excelente e bom). A avaliação negativa soma 6,7% (somatória do ruim e péssimo). O conceito regular é de 26,6%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO BERG

Quando se trata da Aprovação ou Desaprovação da maneira como o prefeito Berg vem administrando o município, os números mostram uma aprovação de 83,7% e desaprovação de 12,1%. Outros 4,2% não se manifestaram.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 80,1% dos eleitores de PORTO DE MOZ aprovam o governo de Helder; enquanto 7,8% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 41,4% dos eleitores de PORTO DE MOZ. Já a desaprovação é de 46,8%.


PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS POR BERG

O governo de Berg Campos é marcado por construção e reformas de escolas municipais. Essas obras são citadas por 34,7% dos eleitores de Porto de Moz. A segunda maior obra é a pavimentação de ruas na cidade, 23,7%. Outras obras percebidas pelos eleitores que aparecem na pesquisa: creches, reforma de creches, praça/reforma de praças, água encanada, orla da cidade, posto de saúde, quadra esportiva, centro de reabilitação, dentre outras obras que podem ser vistas no gráfico a seguir.


ELEITORAL:

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA RIVALDO FICA NA FRENTE

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram já uma consolidação do nome indicado pelo atual prefeito, Berg Campos. Rivaldo Campos aparece com 42,2% de intenção de voto, bem a frente do segundo colocado, Ray Diesel, 6,7%. Os outros nomes que aparecem são Ângela Campos, Edilson Cardoso, Ismael e Júnior Ferrari, todos com apenas 0,3% de intenção de votos. Os votos flutuantes são de 50,0%.


NA ESTIMULADA RIVALDO SE DISTANCIA 42,6 PONTOS DO SEGUNDO COLOCADO

Na questão estimulada em que são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Rivaldo Campos vai para o patamar de 61,6% das intenções de voto. Ray Diesel aparece com 19,9%. Os votos brancos e nulos e mais os indecisos somam 18,6%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE PORTO DE MOZ

Quando se trata de rejeição, Ray Diesel aparece com uma rejeição de 29,3%. Por outro lado, Rivaldo Campos é rejeitado por 14,2%. Outros 14,2% não se manifestaram e 42,2% não rejeitam nenhum dos dois candidatos.


ANÁLISE:

Nesta segunda fotografia da corrida eleitoral em Porto de Moz, Doxa identifica uma consolidação de avaliação positiva do prefeito Berg que não pode mais se candidatar por que já foi reeleito. Agora vai indicar seu sucessor. A pouco menos de um ano das eleições, Berg já escolheu seu candidato, o empresário e ex-vereador por cinco mandatos, Rivaldo Campos. Nesta pesquisa, Rivaldo já aparece com um índice de intenção de voto espetacular, tendo em vista o tempo para as eleições. O seu principal opositor é Ray Diesel que já disputou algumas eleições para deputado estadual e para prefeito. Na eleição de 2020 foi derrotado por Berg Campos. Portanto, o cenário que está sendo desenhado em Porto de Moz, parece que não vai haver surpresas. Um prefeito muito bem avaliado pelos eleitores determina a condução do processo eleitoral e pode indicar seu sucessor, garantindo-lhe uma vitória com certa tranquilidade, mostrando ao eleitor o continuismo daquela forma de governar. Em Porto de Moz, tudo indica que Berg não vai ter tantos atropelos para eleger seu sucessor.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa

1.239 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page