top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

APROVAÇÃO DE EDUARDO PIO X MANTÉM-SE EM ALTA. POUCOS CONCORRENTES NA DISPUTA ELEITORAL DE 2024.

Atualizado: 30 de ago. de 2023

São Miguel do Guamá, município da região Nordeste Paraense, com mais de 52 mil habitantes, foi visitado recentemente pelos pesquisadores da Doxa para ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados 400 eleitores no período de 23 a 26 de agosto de 2023. Nesse município, o atual prefeito, EDUARDO PIO X, vai defender seu mandato, isto é, vai para a reeleição em 2024. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador Helder Barbalho e do Presidente Lula; além de aferir a percepção da população sobre as obras que estão sendo realizadas no município.

Na avaliação conceitual (excelente, bom, regular, ruim ou péssimo), o governo de Eduardo soma conceito positivo de 72,9%. Já o negativo é de apenas 2,3%. O Regular fica em 21,3%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO EDUARDO

Quando se trata da Aprovação/Desaprovação do governo, isto é, da forma de Eduardo governar, a Aprovação vai para 94,2%; a Desaprovação é de apenas 5,8%. Percebe-se que a tendência do Regular foi mais para a aprovação do governo.


PRINCIPAL REALIZAÇÃO DE EDUARDO PIO X

A pesquisa quis saber se os eleitores identificavam as principais obras que o prefeito Eduardo vem realizando no município. Os números já mostram uma grande marca do governo Eduardo: a “Orla” que aparece com 39,9% de citações. No entanto, outras realizações do governo de Eduardo são destacadas, como “Escolas/Reforma de escolas”, 15,9%; “asfalto/pavimentação”, 12,4%. Depois, com 6,6%, aparece “Posto de saúde”. “Nada/nenhuma”, 4,7%; “Pró-futuro”, 1,9%. As demais obras com menores índices podem ser vistos no gráfico abaixo:


AVALIAÇÃO GOVERNO HELDER BARBALHO

O governo de Helder Barbalho tem uma avaliação bastante positiva no município de São Miguel do Guamá, chegando a 74,8%. Já a desaprovação é de apenas 13,2%.


AVALIAÇÃO GOVERNO LULA

O governo Lula também é bem avaliado em São Miguel do Guamá. A aprovação é de 59,3%; enquanto a desaprovação chega a 26,7%. Outros 14,0% não se manifestaram.


ELEITORAL:

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA EDUARDO ULTRAPASSA A 52%

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um quadro eleitoral muito favorável à reeleição de Eduardo Pio X, sem grandes transtornos em São Miguel do Guamá. O atual prefeito aparece em primeiro lugar com 52,7%. O segundo colocado é o deputado federal, Antonio Doido que vem com 4,7%, seguido por Ana da Saúde que obteve 1,9%; Cacau vem com 1,2%; Mulher do Doido, 0,4%. Neném Lopes apareceu com o mesmo percentual de Mulher do Doido. Já os brancos, nulos e indecisos somam 38,7%.



NA ESTIMULADA EDUARDO CHEGA A 75%.

Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos o atual prefeito, Eduardo Pio X, vai para 75,0%. A atual vice-prefeita, Ana da Saúde, aparece com 9,5%. Os votos brancos e nulos e indecisos somam 15,5%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE S. MIGUEL DO GUAMÁ

Quando se trata de rejeição, a atual vice-prefeita, Ana da Saúde, é a mais rejeitada, aparecendo com 25,6% das citações. O atua prefeito, Eduardo Pio X, tem, apenas, 4,7% de rejeição. Outros 57,7% disseram que não rejeitam nenhum desses candidatos e 12,0% não se manifestaram.


ANÁLISE:


A gestão administrativa de Eduardo Pio X vem sendo acompanhada pela Doxa desde o inicio. Monitoramento permanente. A 13 meses das eleições municipais, o governo de Eduardo aparece muito bem avaliado entre os eleitores de seu município que estão aprovando o modelo de governo que Eduardo implementou em São Miguel, o que pode lhe garantir uma reeleição com certa tranquilidade. Além disso, o principal adversário de Eduardo, o ex-prefeito que perdeu no poder para Eduardo na eleição passada e atual deputado federal, Antonio Doido, está junto com o prefeito. Através de um acordo político, resolveram fumar o cachimbo da paz e trilhar pelo mesmo caminho. Com isso, Eduardo fica, praticamente, sem oposição no município. E quando se trata do cenário político, ele já aparece na questão espontânea com índices significativos. E quando se estimula, esse percentual vai para 75,0%. A atual vice-prefeita, Ana da Saúde, é a que pretende enfrentar Eduardo nas urnas na próxima eleição. Ela aparece com um percentual de 9,5% de intenções de voto. Além da grande diferença de sua vice, o atual prefeito é o menos rejeitado. Pelo andar da carruagem eleitoral, Eduardo tem a possibilidade grande de entrar 2024 ja vitorioso. A menos que nesse caminho grandes tropeços acontençam, mas como o prefeito está sendo avisado permanentemente, dificilmente acontecerá. Vida segue tranquila para Eduardo Pio X.

Dornélio Silva - Cientista Político da Doxa

552 visualizações0 comentário
bottom of page