top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

EM JACUNDÁ, GOVERNO ITONIR CHEGA A MAIS DE 84% DE APROVAÇÃO, E POUCOS NA DISPUTA

Jacundá, município da região Sudeste Paraense, com uma população de 37.707 habitantes (IBGE Censo 2022), foi visitado recentemente pelos pesquisadores da Doxa para ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados 400 eleitores no período de 08 a 11 de setembro de 2023. Nesse município, o atual prefeito, ITONIR, vai defender seu mandato, isto é, vai para a reeleição em 2024. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador Helder Barbalho e do Presidente Lula.


Na avaliação conceitual, o governo de Itonir soma conceito positivo de 56,0% (Somatória do excelente e bom). Já o negativo é de apenas 9,3% (Somatória do Péssimo e Ruim). O Regular fica em 28,4%.


GRAFICO 1

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO ITONIR

Quando se trata da Aprovação/Desaprovação do governo, isto é, da forma de ITONIR governar, a Aprovação vai para 84,8%; a Desaprovação é de apenas 12,3%. Percebe-se que a tendência do Regular foi mais para a aprovação do governo.


GRAFICO2

AVALIAÇÃO GOVERNO HELDER BARBALHO

O governo de Helder Barbalho tem uma avaliação bastante positiva no município de Jacundá, chegando a 82,9%. Já a desaprovação é de apenas 15,1%.


GRAFICO3

AVALIAÇÃO GOVERNO LULA

O governo Lula também é bem avaliado em Jacundá. A aprovação é de 72,0%; enquanto a desaprovação chega a 26,7%. Outros 1,3% não se manifestaram.


GRAFICO5

ELEITORAL:

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA ITONIR ULTRAPASSA A 43%

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um quadro eleitoral muito favorável à reeleição de ITONIR, sem grandes transtornos em Jacundá. O atual prefeito aparece em primeiro lugar com 43,5%. O segundo colocado é o ex-prefeito, Adão Ribeiro, que vem com 5,0%, seguido por Capitão Rogério que obteve 2,0%; Chapolim vem com 1,7%; Ismael Barbosa, 1,7%. Geane de Deus e Rafael Garrancho, aparecem, ambos, com 1,0%; Dino vem com 0,7%. Guilherme, Robson, Ver. Daniel e Zé Martins aparecem com apenas 0,3% das intenções de voto; Os votos flutuantes somam 42,2%.


GRAFICO5

NA ESTIMULADA ITONIR CHEGA A 58,2%.

Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos o atual prefeito, ITONIR, vai para 58,2%. O ex-prefeito, Adão Ribeiro, aparece com 12,8%. Dino Altoé vem com apenas 3,3% e Robson Peres obteve apenas 1,7%. Os votos brancos e nulos e indecisos somam 24,0%.


GRAFICO6

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE JACUNDÁ

Quando se trata de rejeição, o ex-prefeito Adão Ribeiro, é o mais rejeitado, aparecendo com 28,5% das citações. Dino Altoé é o segundo mais rejeitado com 21,7%. Robson Peres é o terceiro mais rejeitado com 18,0%. O atual prefeito é o menos rejeitado com apenas 8,7% das citações.


grafico7

ANÁLISE:

Doxa fez a primeira fotografia eleitoral no município de Jacundá. Os números mostram uma administração muito bem avaliada pelos eleitores. A um pouco mais de um ano das eleições municipais, o governo de ITONIR aparece com uma aprovação bem significativa, significando que a população está aprovando o modelo de governo que ITONIR implementou em Jacundá, o que pode lhe garantir uma reeleição com certa tranquilidade. Além disso, os possíveis adversários de Itonir tem pouca competitividade, obtendo na pesquisa baixos índices de intenção de voto. O lhe garante estabilidade eleitoral é o fato na questão espontânea em que não são apresentados os nomes dos pré-candidato, Itonir aparece isolado com mais de 43% já tem na mente o nome fixo de Itonir. O segundo colocado obeve apenas 5%. Com um governo muito bem avaliado e com poucos concorrentes a altura para disputar essa corrida eleitoral, ITONIR pode ter a garantia de um segundo mandato em 2024. Evidentemente que ainda faltam um pouco mais de um ano para as eleições e muitas coisas podem mudar. Mas, como Itonir vai ficar sendo avisado permanentemente, atropeços dificilmente acontecerão. Vida segue tranquila para ITONIR.

Dornélio Silva - Cientista Político da Doxa

139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page