top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

CENÁRIOS ELEITORAIS 2024: EDMILSON, ZECA PIRÃO, EGUCHI E DR. DANIEL SE DESTACAM NA PESQUISA DOXA


Faltando 20 meses para as eleições municipais de 2024, quando serão eleitos novos prefeitos e vereadores, a Doxa mostra sua primeira pesquisa apresentando cenários e o desempenho de alguns atores políticos nessa arena de disputa na cidade de Belém.

Para identificar o que se passa na mente do eleitor em relação às eleições de 2024, foi feita a pergunta de intenção de voto sem apresentar nenhum nome ao eleitor ou seja aferição espontânea. O que se vê, conforme os números, que mais de 87% dos eleitores de Belém, ainda não tem algum nome na cabeça para a eleição de prefeito de 2024. Porém os seis nomes mais citados foram: Edmilson, Eguchi, Dr. Daniel, Priante, Cássio Andrade e Zeca Pirão.



CENÁRIO I: INTENÇÃO DE VOTO PARA PREFEITO DE BELÉM – ESTIMULADA


Na primeira simulação, apresentamos, e estimulamos 11 nomes de possíveis candidatos. Mesmo estimulando, ainda aparece 50,1% de votos flutuantes. Edmilson aparece com 9,6%, seguido pelo deputado eleito Zeca Pirão, 7,8%. Depois vem o delegado Eguchi que disputou o segundo turno da eleição passada com Edmilson, vindo com 7,1%. Dr. Daniel, prefeito de Ananindeua, aparece empatado com Eguchi, 7,0%. Depois vem Priante, Jatene, Eder Mauro, Cássio, Igor Normando, Thiago Araújo e Paulo Rocha.


CENÁRIO II: INTENÇÃO DE VOTO PARA PREFEITO DE BELÉM – ESTIMULADA

Na segunda simulação, estimulamos apenas seis nomes de possíveis candidatos. Os votos flutuantes sobem para 54,1%. Edmilson fica com apenas 10,0%; Zeca Pirão vai para 9,9% e Eguchi 9,8%. Isso significa que os três primeiros estão empatados tecnicamente. Depois vem Eder Mauro, 5,8%; Igor Normando e Thiago Araújo ficam empatados com 5,2%, ambos.


CENÁRIO DE REJEIÇÃO: EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE BELÉM

Quando se trata de rejeição, o atual prefeito, Edmilson Rodrigues, é o mais rejeitado, aparecendo com 45,5% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Eguchi aparece com 7,7% de rejeição; Zeca Pirão tem 3,4%; Priante, 3,2%; Jatene, 2,5%; Thiago Araújo e Paulo Rocha, ambos têm 1,1% de rejeição. Igor, Cássio e Dr. Daniel são os menos rejeitados com apenas 0.3% cada.


VEREADOR QUE MAIS TEM TRABALHADO POR BELÉM (ESPONTÂNEA)

A pesquisa identificou qual o vereador que mais tem trabalhado por Belém. Doxa obteve a resposta de maneira espontânea. Não estimulou nenhum nome. O que vemos é um desconhecimento por parte do eleitor do que faz um vereador. Além disso, muitos nomes que aparecem na lista são de ex-vereadores. Os números mostram que 89,6% do eleitorado belenense não souberam citar algum nome de vereador. Os que apareceram com maior evidência foram Bieco e Zeca Pirão.


PERCEPÇÃO DE MUDANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE BELÉM

Não há percepção de mudanças no desenvolvimento na cidade de Belém. Mais de 51% afirmam que está a mesma coisa. Outros 15,3% foram enfáticos em afirmar que não percebem nenhuma mudança.



1.127 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


oacei
Jan 28, 2023

Belém, o PIOR DO MESMO.

Like
Tony *
Tony *
Mar 17, 2023
Replying to

Zeca Pirão sem Dúvida!

Like
bottom of page