CORRIDA ELEITORAL PARA O GOVERNO DO ESTADO NAS MESORREGIÕES PARAENSES
- Equipe Doxa
- há 11 horas
- 2 min de leitura
A partir da pesquisa estadual divulgada na quarta-feira, 24 de dezembro, DOXA extraiu os dados de desempenho dos pré-candidatos que concorrem ao governo do Estado nas eleições de 2026. Doxa trabalhou pelas seis mesorregiões: Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Sudeste Paraense, Nordeste Paraense, Metropolitana e Marajó.
O resultado mostrou os seguintes desempenhos: Dr. Daniel (PSB) vence em três mesorregiões (Metropolitana, Nordeste e Sudoeste Paraense); o ex-senador Mário Couto (PL) vence em duas (Baixo Amazonas e Marajó; Hana Ghassan (MDB) vence em uma mesorregião (Sudeste Paraense).
A pesquisa foi realizada no estado do Pará de forma presencial. Foi aplicada no período de 17 a 23 de dezembro de 2025.
Foram entrevistados 2.000 eleitores distribuídos proporcionalmente pelas seis mesorregiões, tendo como margem de erro 3.5 pontos para mais ou para menos.
MÁRIO COUTO VENCE NO BAIXO AMAZONAS
Na região do Baixo Amazonas que corresponde a 10% do total de eleitores do estado, o ex-senador, Mário Couto (PL), vence a corrida eleitoral, aparecendo com 26,6% das intenções de voto. O segundo colocado é o ex-prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel (PSB) que obteve 20,7%. A vice-governadora, Hana Ghassan (MDB), vem com 16,7%. Araceli Lemos (PSOL) ficou com 7,3%. Os votos flutuantes somam 28,7%.

DR. DANIEL VENCE NO SUDOESTE PARAENSE
Na região do Sudoeste Paraense que tem um peso de 6% do total de eleitores do estado, o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel (PSB) sai vencedor com um percentual de 34,1%. Hana Ghassan (MDB), a vice-governadora, aparece em segundo lugar com um percentual de 19,2%. Mário Couto (PL) vem em terceiro lugar com índice de 10,3%. Araceli Lemos obteve 2,1%. Os votos flutuantes somam 34,3%.

HANA VENCE NO SUDESTE PARAENSE
A vice-governadora, Hana Ghassan (MDB), vence na região do Sudeste Paraense, com um percentual de 32,0%. Dr. Daniel (PSB), prefeito de Ananindeua, vem em segundo lugar com 18,8%. O ex-senador, Mário Couto (PL), ficou com 12,4%. Araceli Lemos (PSOL) alcançou 1,2% das intenções de voto. Os votos flutuantes totalizam 35,6%. A Mesorregião Sudeste Paraense representa 22% do total de eleitores do Estado.

DR. DANIEL VENCE NO NORDESTE PARAENSE
No Nordeste Paraense, segunda maior mesorregião paraense que tem um peso de 25% do total de eleitores do Pará, Dr. Daniel (PSB) saiu vencedor com um percentual de 23,2%. Em segundo lugar veio a vice-governadora, Hana (MDB), com índice de 21,3%. Mário Couto (PL) atingiu 8,8%; e Araceli Lemos chegou a 1,5%. Os brancos, nulos e indecisos somam 45,2%. Nesta região os votos flutuantes superam as demais mesorregiões.

DR. DANIEL VENCE NA METROPOLITANA
A Metropolitana, com 32% dos eleitores concentrados nela, é a maior mesorregião em termos eleitorais. Nessa mesorregião o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel (PSB) vence com 47,8% das intenções de voto. Hana Ghassan (MDB) obteve 19,1%. Mário Couto (PL) chegou a 8,6% e Araceli Lemos, 4,7%. Os votos flutuantes somam 19,8%.

MÁRIO COUTO VENCE NO MARAJÓ
No Marajó, mesorregião que representa 5% dos eleitores do Estado, o ex-senador, Mário Couto (PL), ficou na frente com um percentual de 25,6% das intenções de voto. A vice-governadora, Hana Ghassan (MDB), aparece em seguida com 23,2%. Dr. Daniel (PSB) vem com 18,8%. Araceli Lemos (PSOL) atingiu 11,2%. Os votos flutuantes somam 21,2%.


