top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

DISPUTA ACIRRADA NA CORRIDA ELEITORAL EM SÃO FRANCISCO

DOXA publica sua primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E sobre a corrida eleitoral no município de SÃO FRANCISCO DO PARÁ. A disputa vai ser entre Nadir Barbosa, indicada pelo atual prefeito, e Ronaldo Nobre. Nessa primeira pesquisa registrada, Nadir aparece com 44,2% das intenções de voto, seguido por Ronaldo que obteve 39,5%.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o PA-03217/2024 e foi realizada no período de 29 a 31 de maio de 2024 nas zonas rural e urbana. A amostra foi de 375 eleitores, tendo uma margem de erro de 5.0% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.


NA QUESTÃO ESPONTÂNEA ELEIÇÃO ABERTA

Na questão espontânea, em que não se mostra os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que Nadir aparece na frente com 34,3% das intenções; Ronaldo Nobre aparece com 30,1%, em seguida vem Marcos com apenas 2% dos votos. O percentual de votos flutuantes soma 33,6%.

NADIR E RONALDO DISPUTAM DE FORMA ACIRRADA NA ESTIMULADA  

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de SÃO FRANCISCO, a disputa fica acirrada. Nadir Barbosa pula para 44,2% das intenções de voto. Ronaldo Nobre vai para 39,5%. Os votos flutuantes somam 16,0% dos votos. Vanildo Souza aparece com menos de 1% das intenções de voto.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE SÃO FRANCISCO

Quando se trata de rejeição, a pesquisa detectou que Ronaldo Nobre tem rejeição de 23,8%. Nadir aparece com rejeição de 23,3%. Vanildo Souza tem rejeição de 14,4% dos eleitores de SÃO FRANCISCO. Outros 25,8% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; e 12,7% não se manifestaram.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE MARCOS

O governo do prefeito prof. Marcos é aprovado por 54,9% dos eleitores de SÃO FRANCISCO; enquanto sua desaprovação chega a 39,9%. Outros 5,2% não se manifestaram.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO

O governo de Helder Barbalho é aprovado por 88,9% dos eleitores de SÃO FRANCISCO; enquanto sua desaprovação é de apenas 7,2%. Outros 3,9% não se manifestaram.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

Por sua vez, Lula tem aprovação de 71,9%; enquanto sua desaprovação chega a 23,5%. Outros 4,6% não se manifestaram.

ANÁLISE

Em SÃO FRANCISCO, município situado na mesorregião Nordeste Paraense, o cenário político promete ser bem disputado entre dois pré-candidatos: Nadir Barbosa e Ronaldo Nobre. Os demais candidatos testados, têm pouca expressividade diante do eleitor de SÃO FRANCISCO. Nadir e Ronaldo aparecem disputando acirradamente os votos dos eleitores de São Francisco. Vale ressaltar que 54,9% da população de SÃO FRANCISCO está aprovando o governo do prof. Marcos, que vem apoiando Nadir Barbosa. Isso pode contribuir sobremaneira na corrida eleitoral favorável a Nadir. Vamos acompanhar essa corrida eleitoral, mostrando passo-a-passo o desempenho de cada pré-candidato.

DORNÉLIO SILVA Cientista Político da Doxa.

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o n° PA-03217/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em SÃO FRANCISCO-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 375 entrevistas

Período: 29 a 31 de maio de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião


843 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page