DOXA APRESENTA SEU PRIMEIRO ESTUDO PARA VEREADOR DE SANTARÉM COM 1.400 ENTREVISTAS
- Equipe Doxa

- 29 de ago. de 2024
- 4 min de leitura
DOXA apresenta seu primeiro estudo para vereador de Santarém, baseado na acumulação de suas três pesquisas registradas, o que soma 1.400 entrevistados no município.
Disputam essa eleição 347 candidatos para 23 cadeiras do parlamento santareno. 14 partidos disputam essa eleição (MDB, REPUBLICANOS, PL, PODEMOS, PSB, PRD, UNIÃO BRASIL, PDT, PSD, AVANTE, PP, SD, DC, NOVO) e três Federações (PSOL/REDE; PSDB/CIDADANIA; PT/PC DO B/PV).
Para obter esse resultado, Doxa adotou a seguinte metodologia:
Acumulamos as pesquisas realizadas em um único banco de dados. Em seguida separamos os candidatos citados de cada partido ou federação com seus respectivos índices somados das pesquisas. Depois aplicamos o quociente eleitoral e logo em seguida o quociente partidário em cima dos votos válidos da pesquisa. Com isso, identificamos o potencial de cadeiras que cada partido ou federação poderá obter na Câmara Municipal. Depois de sabermos o quantitativo de vagas para cada agremiação, vamos à pesquisa para identificar os candidatos que seriam eleitos se a eleição fosse hoje.
Por esse primeiro estudo, o MDB faria 4 vereadores; o União Brasil faria também 4 cadeiras; a Federação PT/PcdoB/PV faria 3; Republicanos, PP e PL fariam 2 cadeiras cada; PSB, PRD, PDT, PSD, AVANTE, Solidariedade fariam 1 vereador cada. DC, NOVO, PODEMOS e as Federações PSDB/CIDADANIA e PSOL/REDE não fariam nenhuma vaga no parlamento santareno.
De acordo com a análise de dados, 11 partidos e 1 federação comporiam a nova legislatura santarena por 4 anos.
Nas tabelas seguintes, podem ser visualizados os possíveis 23 nomes que se elegeriam à Câmara Municipal por partido agrupado.
Vale ressaltar que esse é o primeiro estudo com essa nova metodologia Doxa. No decorrer da campanha essa dança dos números pode mudar conforme o desenrolar de cada candidato na busca do voto do eleitor.
As pesquisas estão registradas no T.R.E conforme os números PA-06604/2024; PA-04444/2024; PA-06600/2024.
DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS (SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE)
De acordo com as pesquisas, as 23 cadeiras da Câmara Municipal de Santarém seriam distribuídas da seguinte maneira:
MDB:
No MDB a disputa vai ser bastante acirrada. Se a eleição fosse hoje, o partido ficaria com 4 vagas. Veja na tabela abaixo quem seriam os eleitos:
UNIÃO BRASIL
No União Brasil, também, a disputa vai ser bastante acirrada. O partido faria 4 vereadores se a eleição fosse hoje. Como se pode observar na tabela, a terceira e quarta vaga seria disputada entre Ney Santana, Silvio Neto e Tadeu Cunha, uma vez que os três ficaram empatados em percentuais de voto.
Federação PT/PcdoB/PV
A Federação PT/PC do B/PV faria 3 vereadores se a eleição fosse hoje. O vereador Biga seria o mais votado, puxando mais dois candidatos da federação.
PP
Se a eleição fosse hoje, o PP faria 2 candidatos. A pesquisa mostra que a segunda vaga seria disputada entre 3 candidatos: Gerlandes Castro, Jackson do Folclore e Professor Josafá. Os três apareceram empatados na pesquisa.
REPUBLICANOS
O Republicanos faria 2 candidatos, conforme o estudo Doxa. David Paiva e Marcelo Sead apareceram empatados como os mais votados do partido.
PL
Se a eleição fosse hoje, o PL faria 2 candidatos: Braga do Povo e Blog do Pião. Os dois apareceram empatados em primeiro lugar dentro do Partido.
PSB
Por sua vez, se a eleição fosse hoje, o PSB faria 1 vereador. Essa vaga estaria sendo disputada entre Adriano Borboleta e Dr. Tabajara, uma vez que apareceram empatados no estudo.
PRD
O PRB faria 1 vereador pelo estudo Doxa. O entanto essa vaga estaria sendo disputada entre Ângelo Tapajós e Enfermeiro Murilo, tendo em vista que os dois apareceram empatados no estudo.
PDT
O PDT faria apenas 1 vereador, Elielton Lira, que aparece bem destacado dentro do partido.
PSD
O PSD também faria apenas 1 vereador. Alaércio Cardoso ocuparia essa vaga.
AVANTE
O AVANTE também faria 1 vereador. No entanto essa vaga estaria sendo disputada entre Jardson e Wagner, uma vez que os dois apareceram empatados dentro do partido.
SOLIDARIEDADE
O Solidariedade faria 1 vereador se a eleição fosse hoje: Osmando Figueiredo





Comentários