top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

EDMILSON, ZECA PIRÃO, EGUCHI SE DESTACAM NA SEGUNDA PESQUISA DOXA.

Na sua segunda pesquisa, DOXA mostra o quadro político-eleitoral, visando as eleições de 2024, bem como avalia o desempenho do governo do prefeito Edmilson Rodrigues, de Helder Barbalho e do presidente Lula. Levanta os principais problemas enfrentados pela população de Belém. Ao final procura saber se a população identifica os vereadores que mais trabalham por Belém.

A pesquisa foi realizada no período de 13 a 15 de março de 2023 em todos os Distritos Administrativos de Belém com uma amostra de 600 entrevistas.


AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO EDMILSON


Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito Edmilson Rodrigues?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 18,7% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a 54,9% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 24,4%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO EDMILSON


Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Edmilson Governar, os números mostram uma aprovação de 27%. A desaprovação é de 69%. Isto significa que a avaliação regular tendeu 8,3% para aprovação e 14,1% migraram para a desaprovação.



PRINCIPAIS PROBLEMAS DE BELÉM


Quanto aos principais problemas de Belém, a pesquisa identificou uma percepção de angústia na população quando o “tudo” apareceu em primeiro lugar com 20,4%. Em seguida aparece “violência/insegurança”, 16,8%. A “sujeira/falta de limpeza pública de vias, canais...” é o terceiro maior problema da cidade com 13,3%. O quarto problema identificado pelos eleitores é “saúde pública precária...”, 6,7%. Depois com os mesmos índices apareceram “transporte público”, “falta de saneamento básico” e “desemprego/falta de renda” que aparece com 6,2%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA


Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 85,2% dos belenenses estão aprovando o governo de Helder; enquanto 10,4% desaprovação. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 69,2% dos eleitores de Belém. A sua desaprovação é de 21,0%.


ELEITORAL: EDMILSON, ZECA PIRÃO E EGUCHI NA FRENTE


A pesquisa avaliou vários nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de Belém. Nessa segunda rodada, Doxa testou 14 atores políticos que se movimentam rumo às eleições de 2024. Na questão espontânea, a pesquisa mostra que é muito grande, ainda, de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 90,9%. Quem mais se destaca é o atual prefeito, Edmilson com 3,2%, delegado Eguchi com 1,2% e Eder Mauro, 0,7%.


ESPONTÂNEA


ESTIMULADA – COMPARATIVA:


Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de Belém, ainda aparece nessa segunda roda 39,4% de votos flutuantes. Ao se comparar com a pesquisa de janeiro, Edmilson (PSOL) aparecia com 9,6%, nesta segunda pesquisa ele vai para 12,3%. O deputado estadual, Zeca Pirão (MDB) tinha 7,8% na pesquisa de janeiro; nesta ele vai para 8,5%. Já o delegado Eguchi (PL), na pesquisa anterior apareceu com 7,1%; agora está com 6,9%. Simão Jatene (SD) tinha 3,9%, agora vem com 5,2%. Eder Mauro (PL) somou 2,7% em janeiro; agora foi para 4,4%. Priante (MDB) manteve, praticamente, sua posição. Na anterior somou 4,0% e agora 4,1%. Thiago Araújo (Federação PSDB/CIDADANIA) em janeiro tinha 2,2%; agora foi para 3,9%


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE BELÉM


Quando se trata de rejeição, o atual prefeito, Edmilson Rodrigues, é o mais rejeitado, aparecendo com 33,0% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Eder Mauro aparece com 9,6% de rejeição; delegado Eguchi tem 6,1%; Zeca Pirão, 4,9%; Jatene, 1,9%; Priante, 1,5%; Mário Couto, 1,3%.


VEREADOR QUE MAIS TEM TRABALHADO POR BELÉM (ESPONTÂNEA)


A pesquisa identificou qual o vereador que mais tem trabalhado por Belém. Doxa obteve a resposta de maneira espontânea. Não estimulou nenhum nome. O que vemos é um desconhecimento por parte do eleitor do que faz um vereador. Além disso, muitos nomes que aparecem na lista são de ex-vereadores. Os números mostram que 92,2% do eleitorado belenense não souberam citar algum nome de vereador. Os que apareceram com maior evidência foram Bieco, Lulu das Comunidades e Fábio Souza.



2.192 visualizações7 comentários

7 Comments


willksouza
Mar 23, 2023

o vereador LULU DAS COMUNIDADES sempre trabalhou pelo povo de Belém. MERECIDO !

Like

Lucas Calazans
Lucas Calazans
Mar 20, 2023

Boa noite, gostaria de saber se essa "Neves" que vocês se referem é a Vereadora Dona Neves ?

Like

Carlos Pereira
Carlos Pereira
Mar 17, 2023

Eguchi para prefeito, os outros todos são do msm time.

Like

Maria Pinheiro
Maria Pinheiro
Mar 17, 2023

Nao acredito que Edmilson ganhe para um segundo mandato

Esta fazendo uma péssima gestão, a cidade está em déficit no quesito transporte público, cidade abandonada em fiscalização de trânsito por parte da SEMOB, é comum hoje presenciar motociclistas com suas placas cobertas, inimaginável em gestões passadas.

Like

tomaz.aires.souza
Mar 17, 2023

Infelizmente com a possibilidade de fraude nas eleições no Brasil, e com o atual sistema sem o voto impresso com contagem pública, não saberemos quem realmente foi o escolhido do eleitoral brasileiro, fatos suspeitos nas apurações eletronica deram vitória de 75% ao governador Helder e tb vitória para Edmilson na prefeitura de Belém, apesar dos escândalos e péssima administração de ambos como demostrado nos gráficos da atual pesquisa, que apesar da péssima administração anterior o STF os protegeu de serem investigados e os diplomou para novo mandato.

Like
bottom of page