top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

EDMILSON, ZECA PIRÃO, EGUCHI SE DESTACAM NA SEGUNDA PESQUISA DOXA.

Na sua segunda pesquisa, DOXA mostra o quadro político-eleitoral, visando as eleições de 2024, bem como avalia o desempenho do governo do prefeito Edmilson Rodrigues, de Helder Barbalho e do presidente Lula. Levanta os principais problemas enfrentados pela população de Belém. Ao final procura saber se a população identifica os vereadores que mais trabalham por Belém.

A pesquisa foi realizada no período de 13 a 15 de março de 2023 em todos os Distritos Administrativos de Belém com uma amostra de 600 entrevistas.


AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO EDMILSON


Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito Edmilson Rodrigues?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 18,7% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a 54,9% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 24,4%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO EDMILSON


Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Edmilson Governar, os números mostram uma aprovação de 27%. A desaprovação é de 69%. Isto significa que a avaliação regular tendeu 8,3% para aprovação e 14,1% migraram para a desaprovação.



PRINCIPAIS PROBLEMAS DE BELÉM


Quanto aos principais problemas de Belém, a pesquisa identificou uma percepção de angústia na população quando o “tudo” apareceu em primeiro lugar com 20,4%. Em seguida aparece “violência/insegurança”, 16,8%. A “sujeira/falta de limpeza pública de vias, canais...” é o terceiro maior problema da cidade com 13,3%. O quarto problema identificado pelos eleitores é “saúde pública precária...”, 6,7%. Depois com os mesmos índices apareceram “transporte público”, “falta de saneamento básico” e “desemprego/falta de renda” que aparece com 6,2%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA


Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 85,2% dos belenenses estão aprovando o governo de Helder; enquanto 10,4% desaprovação. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 69,2% dos eleitores de Belém. A sua desaprovação é de 21,0%.


ELEITORAL: EDMILSON, ZECA PIRÃO E EGUCHI NA FRENTE


A pesquisa avaliou vários nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de Belém. Nessa segunda rodada, Doxa testou 14 atores políticos que se movimentam rumo às eleições de 2024. Na questão espontânea, a pesquisa mostra que é muito grande, ainda, de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 90,9%. Quem mais se destaca é o atual prefeito, Edmilson com 3,2%, delegado Eguchi com 1,2% e Eder Mauro, 0,7%.


ESPONTÂNEA


ESTIMULADA – COMPARATIVA:


Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de Belém, ainda aparece nessa segunda roda 39,4% de votos flutuantes. Ao se comparar com a pesquisa de janeiro, Edmilson (PSOL) aparecia com 9,6%, nesta segunda pesquisa ele vai para 12,3%. O deputado estadual, Zeca Pirão (MDB) tinha 7,8% na pesquisa de janeiro; nesta ele vai para 8,5%. Já o delegado Eguchi (PL), na pesquisa anterior apareceu com 7,1%; agora está com 6,9%. Simão Jatene (SD) tinha 3,9%, agora vem com 5,2%. Eder Mauro (PL) somou 2,7% em janeiro; agora foi para 4,4%. Priante (MDB) manteve, praticamente, sua posição. Na anterior somou 4,0% e agora 4,1%. Thiago Araújo (Federação PSDB/CIDADANIA) em janeiro tinha 2,2%; agora foi para 3,9%


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE BELÉM


Quando se trata de rejeição, o atual prefeito, Edmilson Rodrigues, é o mais rejeitado, aparecendo com 33,0% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Eder Mauro aparece com 9,6% de rejeição; delegado Eguchi tem 6,1%; Zeca Pirão, 4,9%; Jatene, 1,9%; Priante, 1,5%; Mário Couto, 1,3%.


VEREADOR QUE MAIS TEM TRABALHADO POR BELÉM (ESPONTÂNEA)


A pesquisa identificou qual o vereador que mais tem trabalhado por Belém. Doxa obteve a resposta de maneira espontânea. Não estimulou nenhum nome. O que vemos é um desconhecimento por parte do eleitor do que faz um vereador. Além disso, muitos nomes que aparecem na lista são de ex-vereadores. Os números mostram que 92,2% do eleitorado belenense não souberam citar algum nome de vereador. Os que apareceram com maior evidência foram Bieco, Lulu das Comunidades e Fábio Souza.



2.192 visualizações7 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page