DOXA esteve recentemente, levantando a opinião dos eleitores da cidade e da zona rural de Santa Bárbara, município da Região Metropolitana de Belém. Procurou avaliar o trabalho que o prefeito Marcão vem desenvolvendo no município. Além da avaliação, DOXA identificou a percepção dos eleitores das obras e realizações feitas por Marcão. A pesquisa vai mostrar o quadro político-eleitoral, visando as eleições de 2024.
A pesquisa foi realizada na segunda quinzena de março/2023 nas zonas urbana e rural com uma amostra de 400 entrevistas.
AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO MARCÃO
Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito Marcão?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 18,8% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a um patamar de 57,9% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 23,1%.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO MARCÃO
Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Marcão Governar, o índice de desaprovação chega a 67%; já aprovação fica em 28%. Outros 5% não se manifestaram na pesquisa.
PRINCIPAIS OBRAS DO GOVERNO MARCÃO
DOXA procurou saber quais as principais obras do governo de Marcão. Chama a atenção o alto índice de pessoas que disseram que Marcão não fez "Nada" que chega a 57,2%.Além desse índice, ainda tem 22,1% de eleitores que não souberam indicar alguma obra feita por Marcão.O que se destaca, citado por 6,7%, é "escolas/reformas de escolas", "asfalto/pavimentaçpão", 5,4% e Caixa D´Agua, 2,7%.
PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SANTA BÁRBARA
A população de Santa Bárbara está muito insatisfeita com o que vem acontecendo no município, ao ser perguntado "quais os maiores problemas que a população enfrenta aqui no município?", 42,8% foram enfáticos em afirmar "Tudo". Além disso aparece o "transporte público", 13,7%; "violência/Insegurança", 10,4%, "falta de asfaalto/pavimentação/ruas esburacadas", 8,4%, como os principais problemas enfrentados pela população do município.
ELEITORAL: JOGO SUCESSÓRIO ESTÁ ABERTO EM SANTA BÁRBARA
A pesquisa avaliou três nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de SANTA BÁRBARA DO PARÁ. Primeiramente, na questão espontânea, a pesquisa mostra que é muito grande, ainda, o número de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 86,9%. Quem mais se destaca é o atual prefeito, Marcão com 8,7%; depois vem Ciro com 3,7%. Franquito, 0,3% e Rubens, 0,3%.
ESPONTÂNEA
ESTIMULADA:
Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de SANTA BÁRBARA DO PARÁ, Ciro vai para 29,4%. O atual prefeito, Marcão, aparece com 21,4% das intenções de voto. Inácio Leite, mais conhecido como Sangue Bom, vem com 7.5%. Os votos flutuantes somam 41,7%.
EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE SANTA BÁRBARA DO PARÁ
Quando se trata de rejeição, o atual prefeito, Marcão, é o mais rejeitado, aparecendo com 34,1% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. O ex-prefeito, Ciro, vem com uma rejeição de 30,2%. Inácio Leite (Sangue Bom) é rejeitado por 12,0% dos eleitores de Santa Bárbara.
Comments