top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024: SANTA MARIA DO PARÁ: REELEIÇÃO DE ALCIR PROMETE SER DISPUTADISSIMA

Em Santa Maria do Pará, município da região Nordeste Paraense, com mais de 25 mil habitantes, foi visitado recentemente pelos pesquisadores da Doxa para ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Nessa primeira fotografia Doxa identificou que poderá haver uma competição bastante acirrada nesse município. Em 2020, o atual prefeito, Alcir, ganhou com uma diferença de apenas 39 votos da segunda colocada, Diana Melo.


Foram entrevistados 400 eleitores no período de 23 a 26 de abril de 2023. Nesse município, o atual prefeito, Alcir Costa (PSD), vai defender seu mandato, isto é, vai para a reeleição em 2024. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador Helder Barbalho e do Presidente Lula.


Na avaliação conceitual, o governo de Alcir Costa é avaliado positivamente por 26,5% dos eleitores do município. A avaliação negativa supera a positiva, chegando a 42,5%. O Regular é de 29,5%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO

O governo de Helder Barbalho é aprovado por 67,0% dos eleitores de Santa Maria; enquanto a sua desaprovação chega a 18,0%. Outros 15,0% não se manifestaram.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO LULA

O governo Lula é aprovado por 56,5% dos eleitores do município. A sua desaprovação soma 30,5%. Outros 13,0% não quiseram se manifestar.


ELEITORAL:

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA DIANA MELO SAI NA FRENTE

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram uma disputa entre três candidatos: Alcir, Diana e César do Asfalto. Diana Melo, ex-prefeita do município, apareceu com 22,5%; o atual prefeito vem em segundo lugar com 14,0%. César do Asfalto é o terceiro colocado com 6,5%. Vanderley aparece com 1,0%, na quarta colocação. Os votos flutuantes somam 56,0%.

ESTIMULADA:

DIANA FICA NA FRENTE. ALCIR E CESAR EMPATAM NA SEGUNDA POSIÇÃO

Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos, a ex-prefeita, Diana Melo, vai para 34,0%. O atual prefeito, Alcir Costa e César do Asfalto aparecem empatados no segundo lugar com 21,0% de intenção de voto cada. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 24,0%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE SANTA MARIA DO PARÁ

Quando se trata de rejeição, o atual prefeito, Alcir Costa aparece como o mais rejeitado, 34,5%. Diana Melo vem com 12,5% de rejeição e César do Asfalto aparece como o menos rejeitado com 5,0%. Outros 29,0% disseram que não rejeitam nenhum desses candidatos e 19,0% não se manifestaram.

ANÁLISE:

A disputa no município de Santa Maria do Pará promete ser disputadissima, assim como foi na eleição de 2020, quando o atual prefeito ganhou de Diana Melo por uma diferença de 39 votos. Agora, o que se percebe nessa primeira fotografia do cenário eleitoral, é que a segunda colocada na eleição passada, Diana Melo, ja inicia sua carreira eleitoral com um desempenho que lhe favorece nesse momento. Essa performance positiva de Diana tem tudo a ver com o desempenho ruim que o atual prefeito vem desenvolvendo frente à administração municipal. Quando o prefeito tem uma avaliação negativa no governo, a consequência é imediata no desempenho eleitoral. Vale ressaltar que temos 17 meses antes das eleições. Isso significa que o prefeito tem condições de recuperar sua avaliação negativa, no entanto, para isso, terá que fazer grandes modificações, principalmente em atuação em obras e serviços no município. Por outro lado, é bom salientar que nesta eleição poderá ter um terceiro nome na disputa, César do Asfalto. Essa divisão, apontado uma terceira via poderá facilitar ao prefeito que está com o comando da máquina nas mãos. O jogo político só está começando. Os jogadores tendem a se movimentar para formar o melhor time para a disputa eleitoral em 2024.
Dornélio Silva - Cientista Político da Doxa
1.588 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page