top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024: A DISPUTA EM LIMOEIRO DO AJURU ESTÁ ENTRE ALCIDES, FÁBIO E FREDSON

LIMOEIRO DO AJURU, município da região Nordeste Paraense, com 29.569 mil habitantes (Censo 2022, IBGE), foi visitado pelos pesquisadores da Doxa para ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados 300 eleitores no período de 26 a 29 de setembro de 2023. Nesse município, o atual prefeito, ALCIDES, vai defender seu mandato, isto é, vai para a reeleição em 2024. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador Helder Barbalho e do Presidente Lula; além de aferir a percepção da população sobre as obras que estão sendo realizadas no município.

Na avaliação conceitual (excelente, bom, regular, ruim ou péssimo), o governo de ALCIDES soma conceito positivo de 43,4%. Já o negativo é de 33,2%. O Regular fica em 23,0%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO ALCIDES

Quando se trata da Aprovação/Desaprovação do governo, isto é, da forma de ALCIDES governar, a Aprovação vai para 48,5%; a Desaprovação chega ao patamar de 43,9%. Percebe-se que a tendência do Regular foi mais para a desaprovação do governo.


PRINCIPAL REALIZAÇÃO DE ALCIDES

A pesquisa quis saber se os eleitores identificavam as principais obras que o prefeito ALCIDES vem realizando no município. Os números mostram que Alcides tem poucas entregas de obras ou serviços à população: 50,0% dos eleitores disseram que o prefeito não fez nada ou não sabem o que ele fez. O que aparece em maior relevância é uma percepção da “reforma do hospital” com 14,8% de citações; depois vem “asfalto”, 14,8%; “creche”, 5,1%; “escolas”, 2,0%.


AVALIAÇÃO GOVERNO HELDER BARBALHO

O governo de Helder Barbalho tem uma avaliação bastante positiva no município de LIMOEIRO DO AJURU, chegando a 80,6%. Já a desaprovação é de apenas 6,6%.


AVALIAÇÃO GOVERNO LULA

O governo Lula também é bem avaliado em LIMOEIRO DO AJURU. A aprovação é de 68,4%; enquanto a desaprovação chega a 24,0%. Outros 7,7% não se manifestaram.


ELEITORAL:

ESPONTÂNEA: ATUAL PREFEITO FICA NA FRENTE NA CORRIDA ELEITORAL

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um cenário bastante movimentado politicamente em Limoeiro, tendo em vista os índices de citações em possíveis candidatos. Diferentemente de outros municípios pesquisados pela Doxa, em Limoeiro o percentual de votos flutuantes é baixo, chegando a 42,1%. Os nomes mais lembrados são do atual prefeito, ALCIDES, 25,2%; depois vem o nome de Fredson, 10,3%, seguido por Fábio Pantoja, 7,7%; Carlinhos e Luiz Tavares apareceram empatados, ambos, com 3,6%. Pereirinha e Adelson Pinheiro, também aparecem empatados em 2,0% cada. Jesaias, Lucival Leão e Marcio Balgic foram citados por 1,0% cada. Norival Pimentel foi citado por apenas 0,5% dos eleitores.


ESTIMULADA: ALCIDES, FÁBIO E FREDSON SÃO OS PRINCIPAIS COMPETIDORES

Na questão estimulada, Doxa testou sete possíveis nomes para as eleições de LIMOEIRO DO AJURU. O atual prefeito, Alcides, aparece em primeiro lugar com 31,1%. Fábio Pantoja aparece em segundo lugar com 19,9% das intenções de voto. Prof. Fredson vem em terceiro lugar com 17,4%. Luiz Tavares é o quarto colocado, vindo com 8,2%. Carlinhos ficou com 5,6%. Prof. Jesaias e Pereirinha aparecem empatados com 2,0% cada. Os votos flutuantes somam 13,8%.


REJEIÇÃO: O ATUAL PREFEITO ALCIDES É O MAIS REJEITADO

Em se tratando de rejeição, o atual prefeito, ALCIDES, é o mais rejeitado, aparecendo com 41,1% das citações. Carlinhos tem a segunda maior rejeição, com 12,8%. Luiz Tavares vem com 8,2%; Pereirinha tem 6,6%. Prof. Fredson tem 2,5% de rejeição; depois vem prof. Jesaias com 2,0%. E o menos rejeitado é Fábio Pantoja com apenas 1,2%. Outros 10,3% disseram que não rejeitam nenhum desses candidatos e 15,3% não se manifestaram.


ANÁLISE:

Avaliando o cenário pré-eleitoral em LIMOEIRO DO AJURU, os dados da Doxa mostram um quadro com bastante movimentação por parte dos eleitores do município. As pessoas estão se manifestando, falando os nomes dos possíveis pré-candidatos, tanto que na questão espontânea, diferentemente de outros municípios, o percentual de votos flutuantes é bem menor. Mas, quando se trata de avaliação do governo do atual prefeito, Alcides, há uma clara divisão da população em relação ao governo: em torno de 48% estão aprovando; enquanto 44% desaprovam. Somado a esse índice, identificamos que há uma percepção clara da população quanto às entregas de Alcides: 50,0% disseram que o prefeito não entregou nada ou não sabem o que ele fez. Na disputa política, o atual prefeito vai ter que enfrentar dois personagens que aparecem bastante competitivos: o vereador Prof. Fredson que participou como secretário do governo de Carlinhos (PT) e o jovem contador e advogado Fábio Pantoja, filho de um ex-prefeito de Limoeiro, Manoel Souza Gracide. A disputa só está no começo, mas a manifestação dos atores políticos nos bastidores está fervendo. Esperemos novos capítulos dessa corrida eleitoral.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa Pesquisa

1.143 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page