top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024 ALTAMIRA: DR. LOREDAN LARGA NA FRENTE NA CORRIDA ELEITORAL EM ALTAMIRA.

DOXA foi ao município de ALTAMIRA ouvir a opinião dos eleitores, tanto da cidade quanto do interior, incluindo os Distritos de Cachoeira da Serra e Castelo dos Sonhos, sobre a corrida eleitoral em 2024. Nesse município o atual prefeito, CLAUDOMIRO, vai defender seu mandato, isto é, vai tentar a reeleição. O município com 126.279 (Censo 2022) está localizado na Mesorregião Sudoeste paraense. Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador e do presidente da República.

A pesquisa foi realizada no período de 20 a 24 de julho de 2023 com uma amostra de 400 entrevistas, tendo uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado alcançado.

AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO CLAUDOMIRO

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito CLAUDOMIRO?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 15,3% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a 57,5% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 27,2%.


APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO GOVERNO CLAUDOMIRO

Quando se trata da Aprovação ou Reprovação da maneira como o prefeito CLAUDOMIRO vem governando o município, os números mostram que 71,0% Reprovam o seu governo; apenas 29,0% Aprovam.


APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou reprovação dos governos Helder e Lula. 66,0% dos eleitores de ALTAMIRA aprovam o governo de Helder; enquanto 34,0% reprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 53,0% dos eleitores de ALTAMIRA. A sua reprovação é de 47,0%.


GOVERNO CLAUDOMIRO: UM GOVERNO SEM VISIBILIDADE

64,0% afirmaram, categoricamente, que o governo de Claudomiro não está fazendo nada. Outros 16,5% não sabem o que o governo fez. Isso significa que 80,5% da população não tem nenhum conhecimento do que o prefeito vem fazendo no município de Altamira. É um governo sem cara, sem marca, sem visibilidade. O que ainda é citado “asfalto/pavimentação”, 7,5%; “reforma de escola/colégio”, 3,2%; “Reformas em geral”, 1,6¨%; “Centro de eventos”, 1,1%.


MAIORES PROBLEMAS DE ALTAMIRA

Quando se procura saber quais os maiores problemas de Altamira, chama a atenção o percentual de 38,7% de pessoas que disseram “Todos” os problemas. É mais um indicativo da situação calamitosa por que passa a gestão de Claudomiro. Além disso, “sujeira/falta de limpeza” é citado por 9,3% como um dos maiores problemas; “a falta de abastecimento de água potável”, 8,3% é outro problema enfrentado pela população do município. O problema da “iluminação pública” é citado por 7,2% da população. “Falta de asfalto/pavimentação”, 5,9%, aparece como o quinto maior problema. “A saúde pública precária” é o sexto problema apresentado pela população. O sétimo problema dito pelos eleitores de Altamira é a questão de “falta de segurança”, aparecendo com 4,5%. Os demais problemas podem ser visualizados no gráfico abaixo.


ESTIMULADA: DR. LOREDAN LIDERA A CORRIDA ELEITORAL

A pesquisa avaliou 13 nomes de políticos que pretendem se candidatar a prefeito de ALTAMIRA. Nesse cardápio de nomes de políticos apresentado ao eleitor altamirense, o ex-vereador, Dr. Loredan, se destaca em primeiro lugar com 30,5% das intenções de voto. Em segundo aparece o ex-prefeito, Domingos Juvenil, com 17,3%. A ex-prefeita, Odileida Sampaio, é a terceira colocada com 11,2% de intenções de voto. Em quarto lugar vem o atual prefeito, Claudomiro Gomes, aparecendo com 6,9%. Marquinhos tem 4,6%, depois vem o atual deputado estadual Eraldo Pimenta com 3,1%. Dr. Renan aparece com 2,3%. Thais Nascimento vem com 2,0%. Jorge da Drogaminas, 1,5%; Lourenço da Ideal Maganize, 0,8%; Vitoriano Bill, Almir Uchoa e Mazio do Posto aparecem com 0,5% cada um.


ESPONTÂNEA: ODILEIDA E CLAUDOMIRO EMPATADOS

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos) somam 75,8%. Quanto aos nomes citados, Dr. Loredan aparece em primeiro com 9,7%, seguido por Domingos Juvenil, 6,9%. Claudomiro e Odileida ficam empatados com 2,5%, cada. Marquinhos vem com apenas 0,5%. Os demais aparecem com 0,3% cada.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE ALTAMIRA

Quando se trata de rejeição, o atual prefeito, Claudomiro, aparece como o mais rejeitado com 40,2% de citações. O segundo nome mais rejeitado é do ex-prefeito Domingos Juvenil, que vem com 13,0%. Dr. Loredan vem com 5,6%; depois aparece Marquinhos com 4,3%. Odileida Sampaio está com 2,5%; Vitoriano Bill, 1,3%; Eraldo Pimenta, 1,0%; Jorge da Drogaminas, 0,5%; mesmo percentual tem Almir Uchoa; Thais e Dr. Renan tem 0,3% de rejeição, cada um.



ANÁLISE:


Essa primeira fotografia do cenário político em ALTAMIRA mostra o prefeito CLAUDOMIRO com uma avaliação bastante negativa, tanto do ponto de vista de gestão quanto de avaliação eleitoral, tendo em vista que ele vai defender seu mandato. O seu governo é reprovado por 71% do eleitorado do município. Esse alto indice de reprovação influi diretamente na intenção de voto do gestor que busca a reeleição. Tanto que Claudomiro fica em quarto lugar entre os principais competidores. O eleitorado está rejeitando a forma que Claudomiro vem administrando Altamira e por isso está dando um recado que não quer o continuismo, buscando uma alternância de poder. Quem aparece como forte competidor é o ex-vereador e médico, Dr. Loredan, que disputou com Claudomiro na eleição passada, ficando em segundo lugar. Dr. Loredan participou da eleição para deputado federal em 2022, obtendo 8.878 votos em Altamira, sendo o mais votado no município. Na pesquisa ele está em primeiro lugar com mais de 30% de intenção de voto. Como Claudomiro está muito ruim na foto, outros competidores, principalmente ex-prefeitos, ressurgem no cenário eleitoral. É o caso de Domingos Juvenil, ex-prefeito, que está em segundo lugar e Odileida Sampaio, ex-prefeita, que ficou em terceiro lugar nas intenções de voto. O jogo só está começando. Os jogadores estão se testando. O eleitor está observando muito bem esses movimentos. Em 2024 toma a decisão.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da DOXA

1.019 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page