top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024 BANNACH:VALBER MILHOMEM É O FAVORITO NA CORRIDA ELEITORAL EM BANNACH.

DOXA foi ao município de BANNACH ouvir a opinião dos eleitores, tanto da cidade quanto do interior, sobre a corrida eleitoral em 2024. Nesse município a atual prefeita, Lucineia Alves, vai indicar um candidato à sua sucessão. O município com 4.031 (Censo 2022) está localizado na Mesorregião Sudeste paraense. Doxa também avaliou o desempenho da prefeita, do governador e do presidente da República.

A pesquisa foi realizada no final de julho de 2023 com uma amostra de 300 entrevistas, tendo uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado alcançado.

APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO GOVERNO LUCINEIA

Quando se trata da Aprovação ou Reprovação da maneira como a prefeita Lucineia vem governando o município, os números mostram que 52,1% aprovam o seu governo; enquanto 34,0% desaprovam a maneira como a prefeita vem conduzindo os destinos do município.

APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou reprovação dos governos Helder e Lula. 55,3% dos eleitores de BANNACH aprovam o governo de Helder; enquanto 36,2% reprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 46,8% dos eleitores de BANNACH. A sua reprovação é de 41,5%.



ESPONTÂNEA: VALBER DESPONTA EM PRIMEIRO LUGAR

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um índice ainda alto de pessoas indecisas, mas desponta com grande vantagem o nome de Valber Milhomem que já aparece com 20,5%. O segundo colocado vem com apenas 4,3, Carlinhos do Povo; depois vem Lucineia, 3,2%; João Felipe vem logo a seguir com 2,1%. Renato e Zé Antonio, ambos obtiveram apenas 1,1%. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos) somam 67,7%.


ESTIMULADA: A DIFERENÇA DE VALBER PARA O 2º COLOCADO CHEGA 40,9%.

A pesquisa avaliou 5 nomes de políticos que pretendem se candidatar a prefeito de BANNACH. Nesse cardápio de nomes de políticos apresentado ao eleitor de Bannach, o ex-prefeito, Valber Milhomem, se destaca em primeiro lugar com 51,8% das intenções de voto. Em segundo aparece Carlinhos do Povo, com 10,9%. Zé Antonio está em terceiro lugar com 8,5% de intenções de voto. Em quarto lugar vem João Felipe que obteve 4,3%. Renato Adriano conseguiu apenas 3,2%. Os votos flutuantes somam 21,3%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE BANNACH

Quando se trata de rejeição, Renato Adriano aparece como o mais rejeitado com 25,5% de citações. O segundo nome mais rejeitado é Carlinhos do Povo que vem com 8,5%. Zé Antonio vem com 7,4%; depois aparece João Felipe com 6,4%. Valber Milhomem é o menos rejeitado com apenas 5,3%.


ANÁLISE:

Essa primeira fotografia do cenário político em BANNACH mostra a prefeita Lucineia com uma avaliação positiva um pouco acima da negativa. Apesar da aprovação ser maior que a desaprovação, a prefeita começa a ter dificuldades na indicação de seu sucessor. Num processo desse que tende ao desgaste maior da prefeita, o candidato apoiao por ela terá que mostrar-se capaz, sem depender exclusivamente do apoio da prefeita. No entanto, neste cenário que se apresenta em Bannach encontra-se a figura de Valber Milhomem, ex-prefeito do município. A pesquisa mostra uma forte tendência do eleitorado a querer de volta Valber para administrar o município. Tanto que na questão estimulada, ele já aparece com mais de 50% das intenções de voto, demonstrando com isso a grande preferência por esse administrador. Os demaqis candidatos aparecem com índices abaixo de 10%, revelando pouca competitividade na corrida eleitoral. Ressalte-se que a prefeita ainda não decidiu que nome vai apoiar à sua sucessão. À medida que ela decidir, verifica-se logo a polarização que vai gerar com Valber. O jogo só está começando. Os jogadores estão se testando. O eleitor está observando muito bem esses movimentos. Em 2024 toma a decisão.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da DOXA

361 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page