top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024: CASTANHAL PAULO TITAN SAI NA FRENTE NA CORRIDA ELEITORAL EM CASTANHAL

DOXA realizou sua primeira pesquisa registrada no T.R.E para o município de Castanhal, região nordeste paraense. O atual prefeito, Paulo Titan, que vai defender seu mandato, sai na frente com 35,8% de intenções de voto. O atual deputado federal, Hélio Leite, é o segundo colocado com 25,6%. O ex-prefeito, Pedro Coelho aparece com 10,4%. A pesquisa avaliou os governos de Paulo Titan, Helder Barbalho e do presidente Lula.

A pesquisa foi realizada no período de 02 a 05 de Março de 2024 em todos os bairros de CASTANHAL com uma amostra de 400 entrevistas. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-02490/2024.

A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados encontrados na pesquisa.


AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO PAULO TITAN

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito PAULO TITAN?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 45,6% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a 23,7% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 28,2%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO PAULO TITAN

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de PAULO TITAN Governar, Doxa aferiu que 56,0% aprovam seu governo; enquanto sua desaprovação chega a 34,4%. Outros 9,5% não se manifestaram.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 73,4% dos eleitores de CASTANHAL estão aprovando o governo de Helder; enquanto 17,1% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 52,3% dos eleitores de CASTANHAL. A sua desaprovação é de 42,3%.

ELEITORAL:

ESPONTÂNEA: 49,0% NÃO SABEM, AINDA, EM QUEM VOTAR

A pesquisa testou alguns nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de CASTANHAL. Nessa pesquisa Doxa testou cinco nomes que se movimentam rumo às eleições de 2024. Na questão espontânea, a pesquisa mostra o atual prefeito, PAULO TITAN, a frente com 22,0% de intenções de voto. O segundo colocado é o deputado federal, Hélio Leite, que aparece com 14,5%. O ex-prefeito, Pedro Coelho, obteve 7,1%; Dra. Milene apareceu com 6,2% e Davi Rocha, 1,2%. Outros 49,0 não indicaram nenhum nome ou pretendem anular o voto.


ESTIMULADA: PAULO TITAN FICA EM PRIMEIRO LUGAR SEGUIDO DE HÉLIO LEITE

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de CASTANHAL, os votos flutuantes caem significativamente, ficando em 17,0%. Na disputa eleitoral, o atual prefeito, PAULO TITAN, aparece em primeiro lugar com 35,8%; em segundo vem o deputado federal, Hélio Leite, com 25,6%. O ex-prefeito, Pedro Coelho, aparece com 10,4%. Dra. Milene vem a seguir com 7,9%. Davi Rocha obteve 3,3% de intenções de voto.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE CASTANHAL

Quando se trata de rejeição, o ex-prefeito, Pedro Coelho, vem com 19,6% de rejeição. Paulo Titan e Hélio Leite ficam empatados em rejeição, 17,7% e 17,1%, respectivamente. Davi Rocha vem com 4,6% e Dra. Milene, 4,1% de rejeição. Outros 32,8% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos e 4,1% não se manifestaram.


OS NOMES MAIS CITADOS PARA VEREADOR DE CASTANHAL

Perguntamos, também: “Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para vereador de Castanhal?”. Mostramos, aqui, os nomes que foram citados de maneira espontânea pelos eleitores do município. Evidentemente, que os votos flutuantes, ainda são muito elevados,  chegando a 75,5%, isto é, não sabem em quem votar ou preferem anular o voto para vereador.

ANÁLISE

O que se percebe nessa primeira pesquisa da Doxa oficial, registrada no T.R.E, uma vantagem do atual prefeito, Paulo Titan, sobre seu principal adversário, o deputado federal Hélio Leite. Numa terceira posição vem o ex-prefeito, Pedro Coelho. O que se observa entre os principais competidores dessa corrida é que os três primeiros são ex-prefeitos e o atual que busca defender seu mandato. Todos, portanto, com experiência administrativa. Não há um nome novo no cenário como aconteceu na eleição passada. A disputa só está começando, cada competidor arregimenta suas forças para entrar em campo de guerra eleitoral. Titan está no quinto mandato e vai tentar o sexto; Hélio Leite teve dois mandatos, vai tentar o terceiro; Pedro Coelho teve um mandato, vai tentar o segundo. Nessa eleição em Castanhal, vão ser testadas as experiências administrativas desses competidores. Vamos acompanhar essa disputa que promete.

DORNÉIO SILVA – Cientista Político da DOXA


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-02490/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em CASTANHAL-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 02 a 05 de Março de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

1.791 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page