top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024: EM ITUPIRANGA BENJAMIM TASCA ESTÁ NA FRENTE SEGUIDO DE GODOY NA DISPUTA PARA PREFEITO

Doxa esteve recentemente no município de Itupiranga, município da região Sudeste Paraense, para ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados 500 eleitores no período de 15 a 20 de dezembro de 2023. Nesse município, o atual prefeito, Benjamim Tasca, vai defender seu mandato, isto é, vai para a reeleição em 2024. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador Helder Barbalho e do Presidente Lula; além de aferir a percepção da população sobre as obras que estão sendo realizadas no município.

Na avaliação conceitual (excelente, bom, regular, ruim ou péssimo), o governo de  Benjamim soma conceito positivo de 32,4%. Já o negativo é de 31,5%. O Regular fica em 34,2%. Como se percebe há uma nítida divisão na avaliação do governo perante o eleitor do município.


 AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO BENJAMIM


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO BENJAMIM


Quando se trata da Aprovação do governo, isto é, da forma de Benjamim Tasca governar, a pesquisa mostra que a Aprovação do gestor chega a 56,0%; enquanto à Desaprovação, o percentual é de 39,0%. Os outros 5,0% não se manifestaram.


PRINCIPAL REALIZAÇÃO DE MARCOS BENJAMIM

A pesquisa quis saber se os eleitores identificavam as principais obras que o prefeito Benjamim vem realizando no município. Os números mostram que 43,2% não enxergam as obras de Benjamim, isto é, não veem entregas de obras ou serviços à população. Esse percentual de mais de 43% diz que o prefeito não fez nada ou não sabem o que ele fez.  O que aparece em maior relevância é “escola/reforma de escolas” com 16,4% de citações; depois vem “hospital/reforma do hospital”, 13,0%; “praças”, 5,0%; “asfalto/pavimentação”, 4,2%; “mercado/feira municipal”, 3,4%. Os demais itens podem ser vistos no gráfico abaixo:


APROVAÇÃO/DESAPROAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO


O governo de Helder Barbalho tem uma aprovação bastante positiva no município de Itupiranga, chegando a 70,0%. Já a desaprovação é de apenas 22,0%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO LULA


O governo Lula também é bem avaliado em Itupiranga. A aprovação é de 60,0%; enquanto a desaprovação chega a 34,0%. Outros 6,0% não se manifestaram.

ELEITORAL:

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA BENJMAMIM SAI NA FRENTE


Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um cenário bastante aberto, tendo em vista o grande percentual de eleitores que, ainda, não tem um nome na cabeça. Esse índice chega a 47,9%. Os nomes mais lembrados são de Benjamim Tasca, atual prefeito, que aparece com 26,3%; o vereador Wagno Godoy vem em segundo lugar com 13,5%; Eider Gomes é o terceiro colocado com 10,3% de intenções de voto. Os demais aparecem com índices abaixo de 1%.


ESTIMULADA: BENJAMIM NA FRENTE. GODOY VEM EM SEGUNDO LUGAR


Na questão estimulada, Doxa testou nove possíveis candidatos às eleições de Itupiranga. O atual prefeito que vem pra reeleição, aparece em primeiro lugar com 34,2% de intenções de voto. O vereador Wagno Godoy é o segundo colocado se destacando com índice de 25,1%. Eider Gomes que disputou a eleição passada com Benjamim obteve 18,3%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 15,5%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE ITUPIRANGA


Em se tratando de rejeição, o atual prefeito, Benjamim Tasca, é o mais rejeitado, aparecendo com 35,5% das citações. Eider Gomes tem a segunda maior rejeição, com 11,1%.  José Milesi vem com 5,8%; Jordão Martins obteve 4,2% de rejeição. Wagno Godoy tem apenas 3,7% de rejeição. O ex-deputado federal, Wandekolk tem 3,7%. Prof. Alisson, 2,7% e Zaira Lima, 1,1%. Outros 13,0% disseram que não rejeitam nenhum desses candidatos e 19,1% não se manifestaram.


ANÁLISE:

A pesquisa mostra que em Itupiranga a disputa vai ser acirrada, despontando o atual prefeito, Benjamim Tasca, que vai defender seu mandato; o vereador Wagno Godoy e Eider Gomes. O atual prefeito está com uma aprovação de seu governo superior a desaprovação, mas com uma diferença de 17 pontos percentuais. No que tange à intenção de voto, Benjamim sai na frente com 34,1%, no entanto, quando olhamos a sua rejeição, ele aparece como o mais rejeitado com percentual de 35,5%. Significa que Benjamim tem um saldo negativo de -1,4 pontos percentuais, isto é, a intenção de voto menos a rejeição. Esse quadro demonstra que Benjamim terá grandes didifuldades de crescimento, uma vez que sua rejeição é maior que a intenção de voto. Por outro lado, o segundo colocado, vereador Godoy tem uma intenção de voto de 25,1% contra uma rejeição de 3,7%. Quer dizer que Godoy tem um saldo positivo de 21,4%, significando que seu pontencial de creswcimento é bastante considerável. Eider Gomes, apesar de ter saldo positivo na equação intenção de voto menos rejeição, seu ritimo de crescimento é lento. Bem, o jogo só está começando em Itupiranga. Os atores políticos já entraram em cena. Agora vamos acompanhar seus desempenhos.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa Pesquisa

1.069 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page