top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024: EM MOJU, GERSON DOURÃO LIDERA CORRIDA ELEITORAL

DOXA publica sua primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E sobre a corrida eleitoral no município de MOJU. A pesquisa aponta um cenário favorável para o Prof. Gerson Dourão (PT) que aparece em primeiro lugar nessa primeira fotografia registrada, somando 40,3% das intenções de voto. Rubens (MDB) vem em segundo lugar com 24,6%. O ex-prefeito, IE-IÉ soma 9,7%.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o n° PA-09064/2024 e foi realizada no período de 02 a 04 de maio de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 413 eleitores, tendo uma margem de erro de 4.9% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.


ESPONTÂNEA: GERSON SAI NA FRENTE NA ESPONTÂNEA

Na questão espontânea, em que não se mostra os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que, ainda, é grande o número de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 46,8%. No entanto, os números já mostram a preferência pelo professor Gerson Dourão que se destaca em primeiro lugar com 27,3% das intenções de voto. O pré-candidato, Rubens (MDB), vem em segundo lugar com 18,6%. IE-IÉ ocupa a terceira posição, somando 7,0%.  Nijlma Lima vem com 0,2%.


ESTIMULADA: GERSON DOURÃO CRAVA 40,3% DE INTENÇÃO DE VOTO

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de Moju, Dourão aparece com o maior percentual das intenções de voto, chegando 40,3%.  Rubens vem em segundo lugar com um percentual de 24,6%. IE-IÉ ocupa a terceira posição, somando 9,7% de intenção de voto. Os votos flutuantes somam, ainda, 25,3%.



EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE MOJU

Quando se trata de rejeição, há um número significativo de eleitores que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos, chegando a 60,1%. O pré-candidato IE-IÉ e Rubens(MDB), aparecem, tecnicamente, empatados em rejeição, 13,8%  e 13,5%, respectivamente. Gerson Dourão tem a menor rejeição, 4,1%.


APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE NILMA LIMA

O governo da prefeita NILMA LIMA é aprovado por 41,5% dos eleitores de MOJU; enquanto sua desaprovação chega a 51,2%. Outros 7,2%  não se manifestaram.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 84,8% dos eleitores de Moju estão aprovando o governo de Helder; enquanto 8,0% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 76,1% dos eleitores de Moju. A sua desaprovação é de 19,8%.



HELDER

LULA

APROVA

84,8

76,1

DESAPROVA

8,0

19,8

NS SR

7,2

4,1

ANÁLISE

Na cidade de Moju, a partir desta primeira pesquisa Doxa, observa-se uma preferência ao ex-vereador Prof. Gerson Dourão que já desponta com mais de 15,7 pontos percentuais a frente do segundo colocado, Rubens, pré-candidato apoiado pela atual gestão. Dourão disputou a última eleição municipal, ficando em segundo lugar, obtendo 28,14% dos votos válidos. A prefeita Nilma Lima já foi reeleita, agora vai indicar seu sucessor. Ela enfrenta uma situação de desaprovação de seu governo que está maior do que a aprovação. Essa tendência do cenário em Moju é bastante favorável para a alternância de poder, tendo em vista a baixa densidade eleitoral do candidato da prefeita e o alto índice de desaprovação de seu governo. O jogo já começou. Vamos acompanhar passo-a-passo esse processo eleitoral.

 

DORNÉLIO SILVA Cientista Político da Doxa.


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-09064/2024.

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010.

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em MOJU-Pa.

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 413 entrevistas.

Período: 02 A 04  de maio de 2024.

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião.

2.089 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page