O instituto DOXA realizou sua primeira fotografia eleitoral na cidade de ORIXIMINÁ, município da região da Calha Norte, oeste paraense. O objetivo foi ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados 400 eleitores no período de 2 a 5 de agosto de 2023. Nesse município o atual prefeito, Fonseca, vai defender seu mandato, tentando sua reeleição. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador e do presidente da República.
AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO FONSECA
Doxa mostra a avaliação conceitual do governo Fonseca. O resultado identificou uma avaliação positiva de 65,2% (somatória do excelente e bom); já a avaliação negativa é de 7,8% (somatória de ruim e péssimo). A avaliação regular chega a 27,0%.

APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO GOVERNO FONSECA
Quando se trata da Aprovação ou Reprovação da maneira como o prefeito FONSECA vem administrando o município, a aprovação do atual prefeito chega a 75%; enquanto a sua reprovação atinge 25%.

APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA
Doxa também avaliou a aprovação ou reprovação dos governos Helder e Lula. 89,0% dos eleitores de ORIXIMINÁ aprovam o governo de Helder; enquanto 11,0% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 77,0% dos eleitores de ORIXIMINÁ. Já a reprovação é de 23,0%.
| HELDER | LULA |
APROVA | 89,0 | 77,0 |
REPROVA | 11,0 | 23,0 |
ELEITORAL:
NA QUESTÃO ESPONTÂNEA FONSECA FICA NA FRENTE
Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram, em primeiro lugar o prefeito Fonseca que aparece com 31,5%; o ex-prefeito, Gonzaga, é o segundo colocado, se destacando com 13,0% de intenção de votos. Em terceiro lugar está o atual deputado estadual, Ângelo Ferrari, aparecendo com índice de apenas 2,9%. Leôncio ficou com 0,4%. Os votos flutuantes somam 52,2%.

NA ESTIMULADA FONSECA SE DISTANCIA 27,4 PONTOS DO SEGUNDO COLOCADO
Na questão estimulada, em que são apresentados os nomes dos pré-candidatos, o atual prefeito, Fonseca, aparece em primeiro lugar com 50,7%. O segundo colocado é o ex-prefeito Luis Gonzaga que vem com 23,3%. O atual deputado estadual, Angelo Ferari, está com 4,9%. Zequinha e Leôncio atingem apenas 1,1%, cada. Os votos flutuantes ainda somam 19,0%.

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE ORIXIMINÁ
Quando se trata de rejeição, o atual deputado estadual, Angelo Ferrari, aparece com uma rejeição de 25,8%. O segundo nome mais rejeitado é de Zequinha, obtendo 12,7% de rejeição; Fonseca aparece com 9,0%; Leôncio, 5,6% e Luis Gonzaga, 4,9%. Por outro lado, 31,5% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos.

ANÁLISE:
Nesta primeira fotografia do cenário eleitoral na cidade de ORIXIMINÁ, podemos identificar uma forte avaliação positiva do atual prefeito, Fonseca, o que tem como consequência direta a sua intenção de voto. Por outro lado, observa-se que a entrada de Luis Gonzaga, ex-prefeito, o quadro tende a uma polarização entre o atual prefeito e Gonzaga. O grupo Ferrari que esteve a muito tempo polarizando com os demais grupos tradicionais de Oriximiná perde força nesse processo eleitoral. A pesquisa mostra uma rejeição alta do principal representante da família Ferrari, Angelo, que disputou duas eleições, perdendo por diferenças mínimas. Agora, tudo indica que os Ferrari terão que se juntar a outro grupo político para tentar sua sobreviência. Ainda temos 14 meses para as eleições de outubro do próximo ano. Muitas águas ainda vão rolar por debaixo da ponte.
DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa
Tu tá lezo, ninguém quer mais saber de baiano em nossa cidade, manda o fonseca voltar pra terra dele