top of page
Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024: EM PAU D'ARCO APENAS DOIS CANDIDATOS DISPUTAM A CADEIRA DE PREFEITO

DOXA publica sua primeira pesquisa registrada oficial no município de PAU D´ARCO, visando às eleições de outubro próximo. Os números mostram a liderança de Domingos Enfermeiro que aparece na pesquisa com 47,2%. Seu concorrente, Clidean Chaves, vem com 20,5%. Além dos dados eleitorais, a pesquisa Doxa mostra a rejeição dos pré-candidatos. Aferimos, também, a aprovação e desaprovação de Helder Barbalho e do presidente Lula.

A pesquisa foi realizada no período de 14 a 17 de Março de 2024 em todos os bairros de PAU D´ARCO e zona rural com uma amostra de 367 entrevistas. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-08736/2024.

A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados encontrados na pesquisa.


AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO FREDSON

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito FREDSON?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 29,6% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a 19,8% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 38,7%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO FREDSON

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de FREDSON Governar, Doxa aferiu que 40,0% aprovam seu governo; enquanto sua desaprovação chega a 32,0%. Outros 28,0% não se manifestaram.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 60,0% dos eleitores de PAU D´ARCO estão aprovando o governo de Helder; enquanto 30,0% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 43,0% dos eleitores de PAU D´ARCO. A sua desaprovação é de 42,0%.


HELDER

LULA

APROVA

60,0%

43,0%

DESAPROVA

30,0%

42,0%

NS SR

10,0%

15,0%


ELEITORAL:


ESPONTÂNEA: DOMINGOS ENFERMEIRO DESPONTA COM MAIS DE 40% EM PRIMEIRO LUGAR

A pesquisa testou apenas dois nomes que disputam a cadeira do prefeito Fredson que deixa a prefeitura por estar em seu segundo mandato seguido. Na questão espontânea, a pesquisa mostra o Domingos Enfermeiro a frente com 40,1% de intenções de voto. Clidean Cahves vem com 20,5%. Outros 37,3 não indicaram nenhum nome.


ESTIMULADA: DOMINGOS ENFERMEIRO PERMANECE NA FRENTE

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de PAU D´ARCO, os votos flutuantes caem significativamente, migrando para Domingos Enfermeiro que permanece em primeiro lugar com 47,2% das intenções de voto. Outros 26,7% estão indecisos ou pretendem anular o voto.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE PAU D´ARCO

Quando se trata de rejeição, Clidean Chaves tem maior rejeição, aparecendo com índice de 25,4%. Domingos Enfermeiro tem 19,7%. Outros 28,2% não se manifestaram e 26,8 % não rejeitam nenhum dos pré-candidatos.


ANÁLISE

No município de Pau D´Arco, o prefeito, Fredson, já foi reeleito em 2020. Agora vai indicar seu sucessor. O cenário mostrado nessa primeira pesquisa registrada no T.R.E uma disputa entre apenas dois candidatos: o de oposição, Domingos Enfermeiro, e da situação apoiado por Fredson, Clidean Chaves. O Enfermeiro que disputou a eleição passada e perdeu para Fredson, aparece na frente nessa primeira fotografia. O que se percebe é a lembrança forte no nome de Enfermeiro tendo em vista ter participado da última eleição e seu nome ficou marcado na mente do eleitor. Ele já sai com 21,1 pontos a frente de Clidean. Mas, o jogo só está começando. Acompanhemos os próximos capítulos.


DORNÉIO SILVA – Cientista Político da DOXA


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA


Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-08736/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em PAU D´ARCO-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 367 entrevistas

Período: 14 a 17 de Março de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

1.007 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page