top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024:EM PAU DARCO A DISPUTA JÁ ESTÁ ACIRRADA ENTRE DEAN CHAVES E DOMINGOS ENFERMEIRO

O instituto DOXA fez sua primeira rodada de pesquisa no município de Pau Darco, localizado na mesorregião Sudeste Paraense, obtendo um cenário de disputa acirradíssima. A pesquisa teve como objetivo ouvir a opinião dos eleitores sobre a avaliação do atual prefeito, Fredson, e a corrida eleitoral no município, avaliando as intenções de voto de forma espontânea e estimulada, bem como a rejeição dos pretensos pré-candidatos. Vale ressaltar que Fredson não disputa mais essa eleição, uma vez que já foi reeleito. Vai ter que indicar um nome para sua sucessão. Foram entrevistados 300 eleitores no período de 8 a 10 de agosto de 2023.

AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO FREDSON

O governo do prefeito FREDSON está com uma avaliação positiva de 40,6% (somatória do excelente e bom); já a avaliação negativa é de 22,6%. O Regular está em 34,4%. Ainda tem 2,4% que não souberam avaliar o trabalho do prefeito FREDSON.


APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO GOVERNO FREDSON

Quando se trata da Aprovação ou Reprovação da maneira como o prefeito FREDSON vem administrando o município de Pau Darco, a aprovação do atual prefeito alcança 72,0%; enquanto a sua reprovação atinge 26,0%. Outros 2,0% não se manifestaram.


ELEITORAL:

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA MAIS DE 54% DE VOTOS FLUTUANTES

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, a pesquisa apresenta empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa (3,5 pp) entre Domingos Enfermeiro e Dean Chaves. Domingos Enfermeiro tem 20,3% e Dean Chaves, 17,0%. Chiquinho vem com 4,7%; depois aparece Maurício com 2,8% e por último, Fredson, 0,5%, que é o atual prefeito, e não é candidato. Os votos flutuantes somam 54,7%.


NA ESTIMULADA DEAN E DOMINGOS EMPATADOS LITERALMENTE

Na questão estimulada, em que são apresentados os nomes dos pré-candidatos, os dois principais competidores deste cenário, Dean Chaves e Domingos Enfermeiro aparecem literalmente empatados na pesquisa com 28,3% de intenções de voto cada. Na terceira posição vem Chiquinho com 11,8%. Maurício Cavalcanti aparece com apenas 6,6%. Os votos flutuantes ainda somam, ainda, 25,0%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE PAU DARCO

Quando se trata de rejeição, o atual prefeito, Maurício Cavalcanti aparece como o mais rejeitado, alcançando 29,7% de eleitores que não querem votar nele. Chiquinho é o segundo colocado em rejeição, aparecendo com 15,1% de citações; Dean Chaves vem depois com 9,4%. Domingos Enfermeiro está com 7,1% de rejeição. Outros 31,1% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; e 7,5% não se manifestaram.


ANÁLISE:

A corrida eleitoral em Pau Darco já começa literalmente polarizada entre o candidato Dean Chaves, candidato indicado pelo atual prefeito, Fredson, e por Domingos Enfermeiro que disputou a eleição passada, obtendo 28,11% dos votos válidos de Pau D´Arco. O município tem, hoje, de acordo com o Censo do IBGE, 6.931 habitantes. Na eleição passada a disputa ficou entre três candidatos: Fredson que obteve 47,58% dos votos válidos, Domingos Enfermeiro que cravou 28,11% e Maurício Cavalcanti que somou 24,30% dos votos. Para essa eleição de 2024, Fredson não é mais candidato e aponta Dean Chaves que já desponta bastante competitivo. Como Domingos Enfermeiro ficou bem posicionado na eleição passada, existe, nesse momento, um voto de recall muito forte, tanto que está repetindo os votos que obteve em 2020. Vai ter que trabalhar muito pra conquistar os eleitores do outro lado da avenida. Por outro lado, Maurício Cavalcanti não tem o mesmo desempenho. Em 2020 conquistou 24,30% dos votos válidos; hoje não chega a 7,0% das intenções de voto. Significa que os votos de Cavalcanti estão migrando para o novo entrante na política, Dean Cahves. Vale ressaltar que a boa avaliação do prefeito Fredson vai contribuir sobremaneira com o desempenho de Dean. Vamos conferir nos próximos capitulos.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa

136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page