top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024:EM PRIMAVERA AURINHO SAI NA FRENTE NA CORRIDA ELEITORAL DE 2024

Em sua primeira fotografia da corrida eleitoral 2024 no município de Primavera, Doxa mostra que o atual prefeito, Aurinho, já sai com uma boa vantagem a frente de sua principal adversária, a ex-prefeita, Renata. Doxa esteve no município no período de 16 a 18 de novembro de 2023 e entrevistou 300 eleitores das zonas rural e urbana. O objetivo da pesquisa foi ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Nesse município, o atual prefeito, Aurinho vai defender seu mandato, isto é, vai para a reeleição em 2024. A pesquisa também aferiu a percepção da população sobre as obras que estão sendo realizadas no município; bem como avaliou os governos de Heder e Lula.


Na avaliação conceitual, o governo de Aurinho soma conceito positivo (excelente e Bom) de 51,6%. Já o negativo é de 25,9%. O Regular fica em 21,6%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO AURINHO

Quando se trata da Aprovação/Desaprovação do governo, isto é, da forma de Aurinho governar, a Aprovação vai para 66,5%; a Desaprovação é de apenas 28,4%. Percebe-se que a tendência do Regular foi mais para a aprovação do governo.



PRINCIPAL REALIZAÇÃO DE AURINHO

A pesquisa quis saber se os eleitores identificavam as principais obras que o prefeito Aurinho vem realizando no município. Os números mostram uma marca na área da Educação, “Quadra de Esporte/Ginásio” que foi citada por 19,9% dos eleitores. Depois veio “Asfalto/Pavimentação” com 8,1%. Em seguida apareceram, genericamente, “várias obras/reformas”, 5,7%; em seguida vieram “Poço artesiano”, 5,4%; “Praça”, 4,4%; “Posto de saúde”, 3,7%. As demais obras podem ser vistas no gráfico abaixo:


ÁREA QUE A PREFEITURA ESTÁ TENDO MELHOR ATUAÇÃO

Doxa quis saber qual a área que o prefeito está tendo melhor atuação. Os números mostram que a área da “Limpeza Pública” é a que mais se destaca, sendo citada por 15,2% dos entrevistados. Depois vem a área da Saúde, com 8,8%. Todas as áreas, 4,4%; “Asfalto/pavimentação de ruas”, 3,7%; “Educação Pública”, 3,0%. As demais podem ser vistas no gráfico abaixo:


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS DE HELDER E LULA

O governo de Helder Barbalho é aprovado por 88,6% no município de Primavera; enquanto sua desaprovação é de apenas 3,7%. O governo de Lula também é bem avaliado no município: 82,2% aprovam seu governo, enquanto 9,1% desaprovam.


ELEITORAL:

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA AURINHO SAI NA FRENTE DE RENATA

Em Primavera, desde a eleição passada, há uma polarização entre Renata e Aurinho. Para essa eleição tudo indica que essa disputa vai continuar. Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram Aurinho saindo na frente de Renata, obtendo 38,7% das intenções de voto. Já Renata aparece com 24,3%. Os votos flutuantes, somatória dos indecisos, brancos e nulos, são de 37,1%.


NA ESTIMULADA AURINHO CHEGA A 44,8%.

Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos dois pré-candidatos o atual prefeito, Aurinho, vai para 44,8%. A ex-prefeita, Renata, aparece com 32,7%; os votos brancos, nulos e indecisos somam 22,6%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE PRIMAVERA

Quando se trata de rejeição, a ex-prefeita, Renata, é a mais rejeitada, aparecendo com 28,9% das citações. O atua prefeito, Aurinho, tem 19,6% de rejeição. Outros 36,4% disseram que não rejeitam nenhum desses candidatos e 15,1% não se manifestaram.



ANÁLISE:

A disputa no município de Primavera promete ser bem acirrada, tendo em vista uma polarização existente desde a eleição passada entre Renata e Aurinho. Em 2020, Renata era a prefeita que defendia seu mandato; e Aurinho seu principal opositor. Ao final, Aurinho saiu vencedor da disputa. Ele obteve 48,55% dos votos válidos e Renata 46,00%, uma diferença de 2,55 pontos percentuais. Nessa primeira fotografia realizada pela Doxa mostra vantagem de Aurinho de 12,1% bem superior ao indice da eleição de 2020. O governo de Aurinho está tendo uma maior aprovação do que desaprovação, o que impacta na decisão do voto do eleitor. A pesquisa mostra, também, algumas vulnerabilidades pontuais do governo de Aurinho, principalmente no que diz respeito às obras e serviços, uma vez que mais de 41% dos eleitores não indicaram alguma obra feita pelo prefeito. São indicativos corrigíveis. Ainda temos 11 meses para as eleições. Em Primavera a disputa já começou e bem competitiva.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa Pesquisa


675 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page