top of page
Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024: EM RURÓPOLIS DISPUTA ESTÁ ACIRRADA ENTRE NENEM DA SERRARIA E ZÉ FILHO

DOXA publica sua primeira pesquisa após as definições de candidaturas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Em Rurópolis, apenas dois candidatos vão disputar a sucessão do prefeito Taká: Nenem da Serraria (MDB) e Zé Filho (PP). Essa pesquisa mostra uma disputa bastante acirrada entre os dois competidores. Zé Filho aparece com 34,2% e Nenem da Serraria vem em seguida com 32,5%. A diferença entre os dois é de apenas 1,7 pontos. Isso significa que estão, tecnicamente, empatados dentro da margem de erro da pesquisa. A pesquisa também avaliou o governo de Taká, de Helder Barbalho e de Lula.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o Nº PA-00677/2024 e foi realizada no período de 12 a 14 de agosto de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 400 eleitores, tendo uma margem de erro de 4.9% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.


NA ESPONTÂNEA OS DOIS JÁ APARECEM POLARIZADOS

Na questão espontânea, em que não se mostra os nomes de candidatos, a pesquisa detectou que é muito grande, ainda, o número de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 48,9%. No entanto, os números já mostram o processo de polarização entre os dois candidatos: Zé Filho aparece com 27,1% e Nenem da Serraria vem com 24,0%.

A DIFERENÇA DE NENEM DA SERRARIA PARA ZÉ FILHO É DE APENAS 1,7

Quando se estimula os nomes a prefeito de RURÓPOLIS, Zé Filho (PP) pula para 34,2%; Nenem da Serraria (MDB) vai para 32,5%. Os votos flutuantes ainda somam 33,3%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE RURÓPOLIS

Quando se trata de rejeição, a pesquisa detectou um índice muito alto de eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos a prefeito de Rurópolis, 51,1%. Zé Filho aparece com rejeição de 20,6%. Nenem da Serraria é rejeitado por 19,1% dos eleitores de Rurópolis. Outros 9,2% não se manifestaram.


APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE TAKÁ

O governo do prefeito Taká é aprovado por 75,3% dos eleitores de Rurópolis; enquanto sua desaprovação chega a 15,4%. Outros 9,3% não se manifestaram.


APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO

O governo de Helder Barbalho é aprovado por 68,7% dos eleitores de Rurópolis; enquanto sua desaprovação chega a 20,8%. Outros 10,5% não se manifestaram.


APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

Por sua vez, Lula tem aprovação de 49,9% no município. A desaprovação é de 41,8%; Outros 8,3% não se manifestaram.


ANÁLISE

Essa primeira pesquisa oficial da Doxa pós registro de candidaturas e início da campanha eleitoral, mostra uma disputa acirrada entre o candidato do atual prefeito, Nenem da Serraria, e de seu opositor, Zé Filho. Os dois aparecem empatados tecnicamente dentro da margem de erro da pesquisa. O que se vislumbra uma disputa voto-a-voto. A adesão de Patrícia Cavichioli à candidatura de Nenem como vice elevou o capital político de Nenem, tendo em vista que nas pesquisas em que Patrícia disputava, Nenem ocupava a terceira posição. Agora está empatado com Zé Filho. O prefeito Taká continua sendo o grande eleitor do município, tendo em vista sua alta aprovação junto aos eleitores de Rurópolis. Essa aprovação pode fazer a diferença e beneficiar Nenem da Serraria. Mas, essa situação pode acontecer se o prefeito Taká entrar de fato na campanha. Pelas pesquisas, observa-se que o eleitor ruropolense começa a enxergar melhor os pré-candidatos e, com isso, vai tomando sua decisão. Por outro lado, existe uma parcela considerável de eleitores que deram uma recuada no processo eleitoral. Esses eleitores estão avaliando o desempenho dos candidatos que ficaram para, mais tarde, tomarem suas decisões. Doxa vai ficar acompanhando e retratando essa realidade para todos os eleitores de Rurópolis.


DORNÉLIO SILVA Cientista Político da Doxa.


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA


Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.


Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o Nº PA-PA-00677/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em RURÓPOLIS-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 12 a 14 de agosto de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

Contratante: J C CHAVES CARNEIRO / BLOG DO JESO


1.342 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page