top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024 EM SANTARÉM: SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE, JK SERIA ELEITO NO PRIMEIRO TURNO PARA PREFEITO DE SANTARÉM.

O instituto DOXA publica sua segunda pesquisa registrada sobre o cenário eleitoral de Santarém, município da região do Baixo Amazonas, oeste paraense, terceira maior cidade do estado do Pará. Doxa testou seis pré-candidatos. Desses dois se destacam: JK do Povão (PL) e José Maria Tapajós (MDB). Em se tratando de votos válidos, que é como a justiça eleitoral trabalha os votos, o atual vereador JK do Povão se destaca em primeiro lugar com 53,7% dos votos válidos. Em segundo lugar vem José Maria Tapajós com 30,1%. A somatória dos votos válidos de José Maria e dos demais pré-candidatos chega a 46,3%. Com esses números, JK seria eleito no primeiro turno.

Foram entrevistados 400 eleitores no período de 04 a 07 de julho de 2024, tanto na zona urbana quanto na rural. A pesquisa está registrada no T.R.E sob nº nº  PA-04444/2024. A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado encontrado na pesquisa. Além das questões eleitorais, foram avaliados os governos de Nélio Aguiar, Helder Barbalho e Lula.


É ALTO O ÍNDICE DE ELEITORES FLUTUANTES NA ESPONTÂNEA

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram, ainda, um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos), aparecem com índice alto, 78,3%. Quanto aos nomes citados, o vereador JK do Povão (PL), aparece na frente com 11,2%. O segundo colocado é o ex-deputado estadual José Maria Tapajós (MDB), que vem com 7,2%. Maria do Carmo (PT), 0,5%; Hugo Diniz (PSDB), 0,2% e Izabel Salles (PSOL), 0,2%.


NA ESTIMULADA JK SE DISTANCIA 19,3 PONTOS DE JOSÉ MARIA

Na questão estimulada, em que se apresentam os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, o vereador JK do Povão (PL), vai para 44,0%. O segundo colocado é o ex-deputado estadual, José Maria Tapajós (MDB), que alcançou 24,7%. Jardel Guimarães (SD) é o terceiro colocado vindo com 6,4%. Hugo Diniz (PSDB) obteve 2,7%. Izabel Sales (PSOL) aparece com 2,7%; e Feliciano Braga (NOVO) vem com 1,5%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 18,1%.


VOTOS VÁLIDOS: JK SE DESTACA NA LIDERANÇA

Quando se trata de votos válidos, isto é, os votos nominais, excluindo brancos, nulos e indecisos, o vereador JK vai para 53,7% dos votos válidos. Esse índice lhe garantiria a eleição em primeiro turno, caso a eleição se realizasse hoje. José Maria Tapajós ficaria com 30,1%. Jardel Guimarães emplacaria 7,8%. Hugo Diniz atingiria 3,3%, empatado com Izabel Sales, que obteve o mesmo percentual, 3,3%. Feliciano, do NOVO alcançaria apenas 1,8%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE SANTARÉM

Quando se trata de rejeição, há um número significativo de eleitores que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos, somando 53,1%. José Maria Tapajós aparece como o mais rejeitado, somando 20,2%. JK do Povão vem com 9,7% de rejeição. Jardel Guimarães vem com 7,5%. A pré-candidata do PSOL, Izabel Sales, tem rejeição de 5,0%. Feliciano Braga é rejeitado por 1,2%. Hugo Diniz é o menos rejeitado, aparecendo com 1,0%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DE NÉLIO AGUIAR

O governo de Nélio Aguiar está sendo aprovado por 70,8 dos eleitores de Santarém; enquanto sua desaprovação chega a 25,7%. Outros 3,5% não se manifestaram.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DE HELDER

Por outro lado, o governo Helder Barbalho tem aprovação de 72,1% dos eleitores de Santarém. Sua desaprovação chega a 21,9%. Outros 6,0% não se manifestaram.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DE LULA

Por sua vez o governo do presidente Lula tem desaprovação de 46,9%; a aprovação é de 46,6%. Outros 6,5% não quiseram se manifestar.


ANÁLISE:

Nesta segunda pesquisa oficial, registrada no T.R.E, mostra o cenário eleitoral sendo liderado pelo vereador JK do Povão. O principal concorrente de JK é o ex-deputado estadual do MDB, José Maria Tapajós. Na primeira pesquisa da Doxa publicada de Santarém, o vereador JK tinha 34,7% das intenções de voto. Agora, JK vai para 44,0%, um crescimento de 9,3 pontos. Já José Maria Tapajós tinha 18,4% de intenção de voto. Nessa segunda pesquisa, José Maria subiu para 24,7%, tendo um crescimento de 6,3 pontos. O quadro mostra que o potencial de crescimento de JK supera o de José Maria. Isso é explicado pela rejeição. José Maria tem rejeição bem acima de JK, o que lhe dificulta seu crescimento. Já JK, com rejeição baixa, tem maior potencial de crescimento. Como se percebe pelos dados da pesquisa, ao transformar os índices em votos válidos, JK ganharia a eleição se fosse hoje, uma vez que seu percentual ultrapassa a 53%. A somatória dos demais pré-candidatos não ultrapassa ao percentual de JK.  É uma segunda fotografia que mostra a tendência de crescimento de JK. Vamos acompanhar os próximos capítulos que com certeza vão ser polêmicos.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-04444/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em SANTARÉM-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 04 a 07 de julho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

1.299 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page