top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024 : EX-PREFEITO WALTINHO É O FAVORITO NA CORRIDA ELEITORAL EM RIO MARIA.

DOXA foi ao município de RIO MARIA ouvir a opinião dos eleitores, tanto da cidade quanto do interior, sobre a corrida eleitoral em 2024. Nesse município a atual prefeita, MÁRCIA FERREIRA, vai defender seu mandato, isto é, vai pra reeleição. O município com 18.384 habitantes (Censo 2022) está localizado na Mesorregião Sudeste paraense. Doxa também avaliou o desempenho da prefeita, do governador e do presidente da República. Foram testados vários cenários eleitorais.

A pesquisa foi realizada na primeira quinzena de agosto de 2023 com uma amostra de 400 entrevistas, tendo uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado alcançado.

APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO GOVERNO MÁRCIA FERREIRA

Quando se trata da Aprovação ou Reprovação da maneira como a prefeita MÁRCIA FERREIRA vem governando o município, os números mostram que 31,1% aprovam o seu governo; enquanto 49,5% desaprovam a maneira como a prefeita vem conduzindo os destinos do município. Outros 19,4% não souberam avaliar.


APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou reprovação dos governos Helder e Lula. 46,4% dos eleitores de RIO MARIA aprovam o governo de Helder; enquanto 36,7% reprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 53,6% dos eleitores de RIO MARIA. A sua reprovação é de 33,7%.


ESPONTÂNEA: INDECISOS ULTRAPASSAM A 61% EM RIO MARIA

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um índice ainda alto de pessoas indecisas, chegando a 61,3%. Por outro lado, o nome mais citado é do ex-prefeito Waltitnho, que aparece com 19,8%. O segundo colocado vem com 8,1%, a atual prefeita, Márcia Ferreira; depois vem Paulinho, 6,3%; Leo vem com 2,0%. Dr. Wilker tem 1,0% e Glória, 0,5%. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos) somam 62,3%.


ESTIMULADA: A DIFERENÇA DE WALTINHO PARA O 2º COLOCADO CHEGA A 19,3%.

A pesquisa avaliou 5 nomes de políticos que pretendem se candidatar a prefeito de RIO MARIA. Nesse cenário com todos os nomes, o ex-prefeito, Waltinho, se destaca em primeiro lugar com 40,1% das intenções de voto. Em segundo aparece a atual prefeita, Márcia Ferreira, com 20,8%. Paulinho está em terceiro lugar com 17,2%. Em quarto lugar vem Dr. Wilker que obteve 2,0%. Cleide do Salão conseguiu apenas 1,0%. Os votos flutuantes somam 18,9%.

CENÁRIO I


CENÁRIO II

No segundo cenário em que são testados Waltinho, Márcia e Paulinho, o ex-prefeito Waltinho é o favorito aparecendo com 41,2%; depois vem Márcia Ferreira com 24,1% e em terceiro, Paulinho com 20,9%.


CENÁRIO III

No cenário três apenas dois disputam, Waltinho e Paulinho. Aqui Waltinho ficaria com 51,2% e Paulinho estacionaria em 33,1%. Os votos flutuantes somam 15,7%.


CENÁRIO IV

No quarto cenário a disputa se daria apenas entre Waltinho e Márcia Ferreira. O resultado seria o seguinte: Waltinho ganharia com 49,5%; Márcia ficaria com 38,2%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE RIO MARIA

Quando se trata de rejeição, a atual prefeita, Márcia, aparece como a mais rejeitada com 25,5% de citações. O segundo nome mais rejeitado é de Cleide do Salão que vem com 10,7%. Waltinho vem com 4,6%; depois aparece Paulinho com 4,1%. Dr. Wilker é o menos rejeitado com apenas 3,6%.


ANÁLISE:

Nesse primeiro cenário da corrida eleitoral em Rio Maria mostra a prefeita MÁRCIA FERREIRA em desvantagem, tanto na avaliação de sua gestão quanto no processo eleitoral. A sua desaprovação é bem maior do que a aprovação, fazendo com que seu desempenho eletoral fique, também, prejudicado. Ela é a mais rejeitada. Com isso, ressurje o nome do ex-prefeito Waltinho que em todos os cenários fica em vantagem em relação a seus concorrentes. Isso demonstra que o eleitor não quer a continuidade, isto é, a forma como a prefeita vem conduzindo os destinhos de Rio Maria. Ai o eleitor vai buscar não a novidade, não a mudança, mas a experiência de Waltinho que governou por dois mandatos o município de Rio Maria. Esse cenário de busca ao passado, demonstra que o eleitor não quer apostar na incerteza, mas naquele tipo de trabalho que já conhece. No entanto, ainda faltam 13 meses para as eleições. Até lá muita coisa pode mudar. Márcia está com a máquina na mão. Como usará a seu favor? E quais as estratégias de Waltinho para se manter com esse percentual? Esperemos novos capítulos dessa corrida eleitoral.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da DOXA

590 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page