top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024: GOVERNO DO PREFEITO TARRAFA É APROVADO POR MAIS DE 91%. JEAN CARLOS E BIGODE POLARIZAM A CORRIDA ELEITORAL.

DOXA publica sua primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E no município de Curuçá, município da região nordeste paraense, governada pelo prefeito Tarrafa que já foi reeleito. Agora vai indicar seu sucessor. Entre os nomes testados na pesquisa, Jean Carlos secretário de finanças do município aparece em primeiro lugar com 26,9% das intenções de voto, vindo a seguir o ex-prefeito Bigode com 21,8%. A aprovação do prefeito Tarrafa ultrapassa a 91%.

Pesquisa DOXA está registrada no T.R.E sob o PA-07114/2024. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro estimada é de 4.8 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Doxa realizou a pesquisa entre os dias 01 a 04 de fevereiro de 2024 com uma amostra de 403 entrevistas.


ESTIMULADA: JEAN CARLOS DESPONTA EM PRIMEIRO LUGAR

Os números da primeira pesquisa da DOXA mostram uma tendência de polarização entre o secretário de Finanças da Prefeitura, Jean Carlos e o ex-prefeito do município, Bigode. Quando se estimula, Jean pula para 26,9%; Bigode vai para 21,8%.  Em terceiro lugar aparece a vereadora Graça Modesto com índice de 9,9%. Em quarto lugar vem Artur Reginaldo com 7,6%. Hamilton Brito é o quinto colocado, aparecendo com 4,8%. Higor vem com 4,6% se posicionando em sexto colocado. Deusdete Júnior é o oitavo colocado com 3,6%. Em último lugar vem Fábio Vitor, 2,5%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 18,3%.


ESPONTÂNEA: NA QUESTÃO ESPONTÂNEA O JOGO ESTÁ ABERTO

Na questão espontânea em que não são apresentados os nomes de pré-candidatos, 69,2% estão indecisos, isto é, não sabem, ainda, em quem votar para prefeito. Outros 15,5% desejam votar branco ou anular o voto. Quanto às citações nominais Bigode aparece com 4,6%, seguido por Jean Carlos, 3,5%. Artur Reginaldo vem com 2,0%. Depois vem Graça Modesto com 1,8%. Júnior está com 1,3%. Tarrafa, 1,0%. Higor, 0,8% e Hamilton, 0,3%.


REJEIÇÃO: BIGODE É O MAIS REJEITADO EM CURUÇÁ

Quando se trata de rejeição, o ex-prefeito, Bigode, aparece como o mais rejeitado na pesquisa com 23,6% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Depois aparece Graça Modesto como a segunda mais rejeitada com 13,0% de citações. Hamilton Brito vem logo em seguida com 12,4% de rejeição. Higor e Fábio Vitor tem 4,1% de rejeição cada um. Jean Carlos aparece com 3,2% de rejeição. Artur Reginaldo tem 3,0% e Deusdete Júnior é o menos rejeitado com 2,3%.  Outros 30,2% não rejeitam nenhum pré-candidato.


AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO TARRAFA

Quando se trata de avaliação conceitual do governo de TARRAFA, a avaliação positiva é de 76,4%, isto é, a somatória do excelente e bom; enquanto a avaliação negativa chega a 6,6%. A avaliação regular é de 16,2%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO TARRAFA

Agora, quando se trata da aprovação/desaprovação da forma como o prefeito TARRAFA vem administrando o município, 91,4% estão aprovando seu governo; enquanto 7,9% desaprovam a maneira do prefeito governar. Outros 0,7% não se manifestaram.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER

O governo de Helder Barbalho tem aprovação de 88,5% no município de Curuçá. A desaprovação é de apenas 3,8%. Outros 7,8% não se manifestaram.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

O governo de Lula tem, também, aprovação alta em Curuçá: 83,5% aprovam o governo do presidente Lula; enquanto 10,5% desaprovam a forma de Lula governar. Outros 6,0% não se manifestaram.


ANÁLISE


A primeira pesquisa registrada e publicada da Doxa no município de Curuçá mostra um cenário de tendência à polarização entre o atual secretário de Finanças Jean Carlos e o ex-prefeito, Bigode. Os dois aparecem com índices bastantes competitivos nessa corrida eleitoral. Ao analisar o potencial de crescimento, relacionando a intenção de voto com a rejeição dos dois principais competidores, verificamos o seguinte: Bigode tem uma intenção de voto de 21,8%, enquanto sua rejeição é de 23,6%. Ao fazer a equação, diminuindo a intenção de voto da rejeição, vamos obter um saldo negativo de 1,8 pontos. Isto significa que Bigode vai ter grandes dificuldades de crescer, uma vez que sua rejeição é maior que a intenção de voto. Por sua vez, Jean Carlos tem uma intenção de voto de 26,9% e uma rejeição de 3,2%. Ao fazer a equação vamos obter um saldo positivo de 23,7 pontos. Isso significa que Jean tem grande potencial de crescimento, podendo ultrapassar os seus índices de hoje que é de 26,9%. Jean participa de um governo que tem alta taxa de aprovação, chegando a mais de 91%. Portanto, com grande poder de competição nessa corrida eleitoral.


DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da DOXA


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA


Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o Nº PA-07114/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010


DADOS DA PESQUISA

1.676 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page