top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024: JADY SAI NA FRENTE NA CORRIDA ELEITORAL EM FARO

O instituto DOXA esteve recentemente realizando sua primeira fotografia eleitoral na cidade de FARO, município da região da Calha Norte, oeste paraense. O objetivo foi ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados 300 eleitores no período de 12 a 15 de agosto de 2023. A margem de erro da pesquisa é de 3.5 pontos para mais ou para menos do resultado final. O atual prefeito, Paulo Carvalho vai defender seu mandato, disputando a reeleição. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador, do presidente da República e a expectativa de vitória.

AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO PAULO CARVALHO

O governo do prefeito Paulo Carvalho está com uma avaliação positiva de 34,5% (somatória do excelente e bom); já a avaliação negativa é de 36,2%. O Regular está em 25,1%. Ainda tem 4,1% que não souberam avaliar o trabalho do prefeito Paulo Carvalho.


APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO GOVERNO PAULO CARVALHO

Quando se trata da Aprovação ou Reprovação da maneira como o prefeito Paulo Carvalho vem administrando o município, a aprovação do atual prefeito alcança o patamar de 45,0%; enquanto a sua reprovação atinge 47,0%. Outros 8,0% não se manifestaram.


APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou reprovação dos governos Helder e Lula. 87,0% dos eleitores de Faro aprovam o governo de Helder; enquanto 6,7% reprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 80,3% dos eleitores do município. A reprovação é de 11,5%.


ELEITORAL:

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA JADY FICA NA FRENTE COM LEVE VANTAGEM

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, a pesquisa apresenta empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa (3.5 pp) entre a ex-prefeita, Jady Viana e o atual prefeito, Paulo Carvalho com leve vantagem para Jady. A ex-prefeita tem 28,7% e Paulo Carvalho, 27,5%. Bem abaixo vem Alessandra Shá, 2,6%. Os votos flutuantes somam 41,2%.


NA ESTIMULADA JADY PERMANECE NA FRENTTE DE PAULO CARVALHO

Na questão estimulada, em que são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Jady Viana aparece com 41,2%; já Paulo Carvalho vem com 37,1%. O terceiro colocado é Dênis Guimarães que vem com 4,2%. Alessandra Shá obteve 3,1% das intenções de voto; Alexandre Guerreiro cravou apenas 1,1 e Alcimar Magalhães, 0,4%. Os votos flutuantes ainda somam 14,1%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE FARO

Quando se trata de rejeição, o atual prefeito aparece com 21,3% e a ex-prefeita obteve 19,5% de rejeição. Depois aparece Alexandre Guerreiro com 6,3%; Alessandra Shá, 5,2%; Dênis Guimarães, 1,5%; Alcimar Magalhães, 1,1% e André Baica, 0,7%. Outros 36,2% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos.


EXPECTATIVA DE VITÓRIA

Independente de seu voto, quem você acha que vai ganhar essa eleição para prefeito/a de Faro”? A partir dessa questão podemos medir a expectativa de vitória. Para 54% dos entrevistados, Jady Viana ganhará a eleição; enquanto 38% consideram que o vitorioso será o atual prefeito, Paulo Carvalho. Ainda aparecem 8% que não sabem quem ganhará essa eleição.


ANÁLISE:

Nesta primeira rodada de pesquisa da Doxa no município de Faro, localizado na região da Calha Norte, que tem uma população de 8.728 habitantes (Censo IBGE 2022), mostra um cenário bastante competitivo entre a ex-prefeita, Jady Viana e o atual, Paulo Carvalho. Há uma nítida divisão na opinião da população de Faro quanto à avaliação do governo de Paulo Carvalho: 47% aprovam e 45% reprovam a maneira como o prefeito vem conduzindo a administração municipal. Essa situação reflete diretamente no voto do eleitor o que é espelhado nas intenções de voto. Com a decisão de Jady Viana, ex-prefeita, de se lançar candidata, o quadro sucessório no município mudou. Paulo caminhava sem grandes jogadores, agora terá que enfrentar uma forte competidora com experiência de gestão e de campanha. Jady é do MDB, esposa do deputado estadual, Josué Paiva, do Republicanos; e aliada do governador Helder que tem aprovação de mais de 87% no município. Além disso, a expectativa de vitória aferida pela pesquisa mostra Jady na frente com 54,0%. Paulo Carvalho é do PSD. Ambos os partidos são da base de apoio do governador Helder Barbalho. Que posição tomará o governador numa disputa paroquial desse nível? Aguardemos os próximos capítulos.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa

553 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page