top of page
Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024:JAQUELINE E ALEMÃO SAEM POLARIZADOS NA CORRIDA ELEITORAL EM TAILÂNDIA

Equipe da Doxa esteve no município de TAILÂNDIA recentemente para ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal para 2024. Foram entrevistados 400 eleitores no período de 18 a 21 de dezembro de 2023. Nesse município, o atual prefeito, Macarrão, já foi reeleito e agora vai ter que indicar algum nome para sua sucessão. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador Helder Barbalho e do Presidente Lula; além de aferir a percepção da população sobre as obras que estão sendo realizadas no município.

Na avaliação conceitual (excelente, bom, regular, ruim ou péssimo), o governo de  Macarrão soma conceito positivo de 75,1%. Já o negativo é de apenas 4,3%. O Regular fica em 20,5%.

 

AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO MACARRÃO


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO MACARRÃO

Quando se trata da Aprovação do governo, isto é, da forma de Macarrão governar, a pesquisa mostra que a Aprovação do gestor chega a 87,3%; enquanto à Desaprovação, o percentual é de 8,8%. Os outros 4,0% não se manifestaram.


PRINCIPAL REALIZAÇÃO DE MACARRÃO


A pesquisa quis saber se os eleitores identificavam as principais obras que o prefeito Macarrão vem realizando no município. Os números mostram que 38,0% não enxergam as obras de Macarrão, isto é, não veem entregas de obras ou serviços à população. Esse percentual de mais de 38,0% diz que o prefeito não fez nada ou não sabem o que ele fez.  O que aparece em maior relevância é “asfalto/pavimentação” com 13,8% de citações; depois vem “hospital/reforma do hospital”, 9,0%; “praça/alimentação”, 8,3%; “escolas/reforma de esola”, 7,0%; “posto de saúde/reforma de posto”, 5,0%. Os demais itens podem ser vistos no gráfico abaixo:


APROVAÇÃO/DESAPROAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO

O governo de Helder Barbalho tem uma aprovação bastante positiva no município de Tailândia, chegando a 88,3%. Já a desaprovação é de apenas 9,0%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO LULA

O governo Lula também é bem avaliado em Tailândia. A aprovação é de 81,8%; enquanto a desaprovação chega a 17,0%. Outros 1,3% não se manifestaram.


ELEITORAL:

ELEIÇÃO ABERTA EM TAILÂNDIA


Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um cenário bastante aberto, tendo em vista o grande percentual de eleitores que, ainda, não tem um nome na cabeça. Esse índice chega a 62,4%. Os nomes mais lembrados são de Alemão, que aparece com 15,3%; Jaqueline vem em segundo lugar com 8,8%; Lauro Hoffeman é o terceiro colocado com 5,0% de intenções de voto. O atual prefeito, Macarrão, aparece com 3,5%; depois vem Neném da Danyslar com 2,5%; Vanilde, 2,3% e Prof. Josenildo, 0,3%.


ESTIMULADA: APENAS 5,7 PONTOS SEPARAM JAQUELINE DE ALEMÃO

Na questão estimulada, Doxa testou seis possíveis candidatos às eleições de TAILÂNDIA. O ex-candidato da eleição passada, Alemão, aparece em primeiro lugar com 26,1% de intenções de voto. A ex-vereadora Jaqueline vem em seguida com 20,4% de intenções de voto.  A diferença do primeiro colocado, Alemão, é de apenas 5,7 pontos percentuais. Em terceiro lugar vem o vereador Lauro Hoffman, 12,3%; o empresário Neném da Danyslar é o quarto colocado, despontando com 7,8%. Vanilde obteve 4,8% das intenções de voto. E o último colocado é Walcir Rodrigues, que teve apenas 1,3%. Os votos flutuantes somam 27,5%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE TAILÂNDIA

Em se tratando de rejeição, Alemão é o mais rejeitado, aparecendo com 15,5% das citações. Neném da Danyslar tem a segunda maior rejeição, com 10,3%.  Lauro Hoffman aparece com rejeição de 6,8%; Vanilde obteve 3,5% de rejeição. Walcir Rodrigues tem 4,0% de rejeição. Jaqueline é a pré-candidata que aparece com menor índice de rejeição, 1,0%.  Outros 51,9% disseram que não rejeitam nenhum desses candidatos e 7,0% não se manifestaram.



ANÁLISE:

A pesquisa mostra que em Tailândia a disputa aponta para a polarização entre a ex-vereadora Jaqueline e Alemão. O quadro pode mudar quando o atual prefeito, Macarrão, que não vai disputar a elelição por que já foi reeleito, indicar seu sucessor. Doxa testou os nomes que pertencem à base de apoio de Macarrão, o vereador Lauro Hoffman, a secretária Vanilde e o empresário Neném da Danyslar.  Nesse cenário, os números mostram que o melhor desempenho entre os eleitores de Tailândia está entre Alemão e Jaqueline, tendo apenas 5,7 pontos de diferença entre os dois. Avaliando a intenção de voto de Alemão com sua rejeição, observa-se que ao subtrair a intenção de voto da rejeição, Alemão tem um saldo positivo de 10,6%. Por outro lado, a segunda colocado nessa primeira pesquisa da Doxa, Jaqueline, tem uma intenção de voto de 20,4% e uma rejeição de apenas 1,0%. Ao fazer a mesma equação de Alemão, Jaqueline tem um saldo positivo de 19,1%. Isso significa que seu pontencial de crescimento é bastante expressivo. Por sua vez, o crescimento de Alemão é mais lento, em função de sua maior rejeição. O jogo só está começando em Tailândia. Os atores políticos já entraram em cena. Agora vamos acompanhar seus desempenhos.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa Pesquisa

2.123 visualizações2 comentários

2 Comments


Renato Ramos de Aguiar
Renato Ramos de Aguiar
Aug 16

Estamos aguardando ansioso uma nova pesquisa realizada pela instituto no município de Tailândia.

Like

Renato Ramos de Aguiar
Renato Ramos de Aguiar
May 07

Já saiu a pesquisa do município de Tailândia, Pará?

Like
bottom of page