top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024:JAQUELINE E ALEMÃO SAEM POLARIZADOS NA CORRIDA ELEITORAL EM TAILÂNDIA

Equipe da Doxa esteve no município de TAILÂNDIA recentemente para ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal para 2024. Foram entrevistados 400 eleitores no período de 18 a 21 de dezembro de 2023. Nesse município, o atual prefeito, Macarrão, já foi reeleito e agora vai ter que indicar algum nome para sua sucessão. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador Helder Barbalho e do Presidente Lula; além de aferir a percepção da população sobre as obras que estão sendo realizadas no município.

Na avaliação conceitual (excelente, bom, regular, ruim ou péssimo), o governo de  Macarrão soma conceito positivo de 75,1%. Já o negativo é de apenas 4,3%. O Regular fica em 20,5%.

 

AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO MACARRÃO


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO MACARRÃO

Quando se trata da Aprovação do governo, isto é, da forma de Macarrão governar, a pesquisa mostra que a Aprovação do gestor chega a 87,3%; enquanto à Desaprovação, o percentual é de 8,8%. Os outros 4,0% não se manifestaram.


PRINCIPAL REALIZAÇÃO DE MACARRÃO


A pesquisa quis saber se os eleitores identificavam as principais obras que o prefeito Macarrão vem realizando no município. Os números mostram que 38,0% não enxergam as obras de Macarrão, isto é, não veem entregas de obras ou serviços à população. Esse percentual de mais de 38,0% diz que o prefeito não fez nada ou não sabem o que ele fez.  O que aparece em maior relevância é “asfalto/pavimentação” com 13,8% de citações; depois vem “hospital/reforma do hospital”, 9,0%; “praça/alimentação”, 8,3%; “escolas/reforma de esola”, 7,0%; “posto de saúde/reforma de posto”, 5,0%. Os demais itens podem ser vistos no gráfico abaixo:


APROVAÇÃO/DESAPROAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO

O governo de Helder Barbalho tem uma aprovação bastante positiva no município de Tailândia, chegando a 88,3%. Já a desaprovação é de apenas 9,0%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO LULA

O governo Lula também é bem avaliado em Tailândia. A aprovação é de 81,8%; enquanto a desaprovação chega a 17,0%. Outros 1,3% não se manifestaram.


ELEITORAL:

ELEIÇÃO ABERTA EM TAILÂNDIA


Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um cenário bastante aberto, tendo em vista o grande percentual de eleitores que, ainda, não tem um nome na cabeça. Esse índice chega a 62,4%. Os nomes mais lembrados são de Alemão, que aparece com 15,3%; Jaqueline vem em segundo lugar com 8,8%; Lauro Hoffeman é o terceiro colocado com 5,0% de intenções de voto. O atual prefeito, Macarrão, aparece com 3,5%; depois vem Neném da Danyslar com 2,5%; Vanilde, 2,3% e Prof. Josenildo, 0,3%.


ESTIMULADA: APENAS 5,7 PONTOS SEPARAM JAQUELINE DE ALEMÃO

Na questão estimulada, Doxa testou seis possíveis candidatos às eleições de TAILÂNDIA. O ex-candidato da eleição passada, Alemão, aparece em primeiro lugar com 26,1% de intenções de voto. A ex-vereadora Jaqueline vem em seguida com 20,4% de intenções de voto.  A diferença do primeiro colocado, Alemão, é de apenas 5,7 pontos percentuais. Em terceiro lugar vem o vereador Lauro Hoffman, 12,3%; o empresário Neném da Danyslar é o quarto colocado, despontando com 7,8%. Vanilde obteve 4,8% das intenções de voto. E o último colocado é Walcir Rodrigues, que teve apenas 1,3%. Os votos flutuantes somam 27,5%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE TAILÂNDIA

Em se tratando de rejeição, Alemão é o mais rejeitado, aparecendo com 15,5% das citações. Neném da Danyslar tem a segunda maior rejeição, com 10,3%.  Lauro Hoffman aparece com rejeição de 6,8%; Vanilde obteve 3,5% de rejeição. Walcir Rodrigues tem 4,0% de rejeição. Jaqueline é a pré-candidata que aparece com menor índice de rejeição, 1,0%.  Outros 51,9% disseram que não rejeitam nenhum desses candidatos e 7,0% não se manifestaram.



ANÁLISE:

A pesquisa mostra que em Tailândia a disputa aponta para a polarização entre a ex-vereadora Jaqueline e Alemão. O quadro pode mudar quando o atual prefeito, Macarrão, que não vai disputar a elelição por que já foi reeleito, indicar seu sucessor. Doxa testou os nomes que pertencem à base de apoio de Macarrão, o vereador Lauro Hoffman, a secretária Vanilde e o empresário Neném da Danyslar.  Nesse cenário, os números mostram que o melhor desempenho entre os eleitores de Tailândia está entre Alemão e Jaqueline, tendo apenas 5,7 pontos de diferença entre os dois. Avaliando a intenção de voto de Alemão com sua rejeição, observa-se que ao subtrair a intenção de voto da rejeição, Alemão tem um saldo positivo de 10,6%. Por outro lado, a segunda colocado nessa primeira pesquisa da Doxa, Jaqueline, tem uma intenção de voto de 20,4% e uma rejeição de apenas 1,0%. Ao fazer a mesma equação de Alemão, Jaqueline tem um saldo positivo de 19,1%. Isso significa que seu pontencial de crescimento é bastante expressivo. Por sua vez, o crescimento de Alemão é mais lento, em função de sua maior rejeição. O jogo só está começando em Tailândia. Os atores políticos já entraram em cena. Agora vamos acompanhar seus desempenhos.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa Pesquisa

607 visualizações0 comentário
bottom of page