top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024: MARCELO PIERRE LARGA NA FRENTE NA CORRIDA ELEITORAL EM CAPANEMA.

DOXA foi ao município de Capanema ouvir a opinião dos eleitores, tanto da cidade quanto do interior, sobre a corrida eleitoral em 2024. Nesse município o atual prefeito, Chico Neto, já reeleito, vai, agora, indicar o seu sucessor. O município com mais de 70 mil habitantes é uma cidade polo e mais importante da região nordeste paraense. Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador e do presidente da República.

A pesquisa foi realizada no período de 07 a 10 de abril de 2023 nas zonas urbana e rural com uma amostra de 500 entrevistas.

AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO CHICO NETO

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito CHICO NETO?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 59,8% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a apenas 9,0% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 30,8%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO CHICO NETO

Quando se trata da Aprovação ou Desaprovação da maneira como o prefeito Chico Neto vem governando o município, os números mostram que 84,0% Aprovam o seu governo; apenas 12,0% Desaprovam. Outros 4,0% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 83,0% dos eleitores de Capanema aprovam o governo de Helder; enquanto 10,0% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 67,2% dos eleitores de CAPANEMA. A sua desaprovação é de 30,0%.

ELEITORAL: MARCELO PIERRE LIDERA A CORRIDA ELEITORAL


A pesquisa avaliou vários nomes de políticos que pretendem se candidatar a prefeito de CAPANEMA. Três cenários foram testados.

CENÁRIO I:

No primeiro Cenário testamos oito (8) pré-candidatos, sendo nomes do grupo político do prefeito Chico Neto e nomes de políticos da oposição. Nesse cenário, o secretário municipal de Indústria, Comércio, Mineração e Turismo fica em primeiro lugar, aparecendo com 16,0%. O vice-prefeito, Claudionor, vem em seguida com 15,0%. Jair Neves vem em terceiro lugar com 11,8%. Ruy da Princesa aponta na quarta posição com 10,8%. O ex-deputado federal, Eduardo Costa, vem na quinta posição com 9,2%. No sexto lugar vem Eslon com 4,4%. O ex-prefeito Alexandre Buchacra vem na sétima colocação com 4,0%. Na oitava posição aparece Pedro Paulo, 2,6%. Os votos flutuantes somam 26,2%.

CENÁRIO II:

No cenário II foram testados apenas quatro nomes. Nesse cenário continua a liderança de Marcelo Pierre que passa para 22,0% de intenção de voto. Jair Neves aparece em segundo lugar com 16,0%. O Ruy da Princesa é o terceiro colocado, vindo com 14,0% de intenção de voto. O ex-deputado federal, Eduardo Costa, é o quarto colocado, aparecendo com 12,6%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 35,4%.

CENÁRIO III:

Neste cenário retiramos Marcelo Pierre e incluímos Claudionor contra os outros três testados no cenário com Marcelo. Aqui, os três primeiros ficam tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa: Jair Neves com 16,0%, Ruy com 15,2% e Claudionor com 14,6%. Eduardo Costa permanece em quarto lugar com 12,4. Os votos flutuantes somam 41,8%.

ESPONTÂNEA

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos) somam 74,0%. Os nomes que são citados aparecem com índices parecidos: Ruy, 4,0%; Marcelo, 3,8%; Jair Neves, 3,4%; Eduardo Costa, 3,4% e Claudionor, 2,4%.

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE CAPANEMA

Quando se trata de rejeição, o ex-deputado federal, Eduardo Costa, aparece como o mais rejeitado com 14,3% de citações. O segundo nome mais rejeitado é do ex-prefeito Alexandre Buchacra que vem com 13,4% de rejeição. O atual vice-prefeito, Claudionor vem em seguida com 12,5% de rejeição. Eslon aparece com 11,2%. Jair Neves tem 10,2% de rejeição. O Ruy da Princesa é rejeitado por 8,9% dos eleitores de Capanema. Marcelo Pierre tem uma rejeição de 7,4% e Pedro Paulo é o menos rejeitado, aparecendo com 3,2%.

ANÁLISE:

Essa primeira fotografia do cenário político em Capanema, mostra o prefeito Chico Neto, com um potencial grande de transferência de voto, tendo em vista sua aprovação que chega a 84%. Com isso, Chico Neto tem grandes probabilidades de fazer seu sucessor. Em relação aos nomes postos para a avaliação do eleitor de Capanema, identificamos que o nome de Marcelo Pierre, é o que aparece com maior potencial de crescimento nessa corrida eleitoral, uma vez que lidera em todos os cenários e aparece com a menor rejeição. Marcelo foi candiddato a deputado estadual, sendo o mais votado em Capanema. Claudionor, o vice-prefeito, quando disputa com os possíveis opositores, tem um desempenho mais tímido, ficando em terceiro lugar; diferente de Marcelo que quando disputa com esses mesmos adversários desponta em primeiro lugar com uma vantagem significativa. A corrida só está começando. Dos nomes postos no elenco, quem vai entrar pra disputar essa maratona?
Dornélio Silva - Cientista Político da Doxa

1.261 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page