top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024 ÓBIDOS: JAIME ULTRAPASSA 80% DE APROVAÇÃO. SUA INTENÇÃO DE VOTO CHEGA A 53,4%.

DOXA esteve recentemente na cidade de Óbidos, levantando a opinião dos eleitores da cidade e da zona rural. Óbidos é uma das cidades mais antigas do Pará e fica localizada na região da Calha Norte. De acordo com o censo 20022, a Cidade Presépio (como é conhecida), possui 52.229 habitantes. A cidade é governada pela terceira vez por Jaime Silva. Nas eleições de 2024 Jaime vai defender seu mandato, lutando pela reeleição. A pesquisa vai mostrar o quadro político-eleitoral, visando as eleições de 2024, bem como avalia o desempenho do governo de Helder Barbalho e do presidente Lula.

A pesquisa foi realizada no final de agosto de 2023, abrangendo as zonas do Planalto, da Várzea, Quilombola e a zona urbana (incluindo todos os bairros) com uma amostra de 520 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais e para menos dos resultados encontrados.

AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO JAIME SILVA

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito Jaime Silva?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 60,0% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a 11,0% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 29,1%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO JAIME

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Jaime Governar, DOXA mostra que a aprovação chega ao patamar de 80,4%; enquanto a Desaprovação é de apenas 19,6%.


DESEMPENHO DE JAIME POR REGIÃO

DOXA visitou todas as comunidades do Planalto, Quilombola e as comunidades da Várzea para obter com maior precisão a avaliação do governo de Jaime Silva. O maior índice de aprovação do governo de Jaime é na região da Várzea, chegando a 93,0%. Na cidade a aprovação do prefeito ultrapassa a 83%. Na região Quilombola a avaliação positiva do governo de Jaime ultrapassa a 81%. No planalto a avaliação positiva é de 69,1%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 89,5% dos obidenses estão aprovando o governo de Helder; enquanto 6,0% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 70,9% dos eleitores de Óbidos. A sua desaprovação é de 21,7%.


ESPONTÂNEA: JAIME SAI NA FRENTE COM MAIS DE 42% NA ESPONTÂNEA

A pesquisa avaliou vários nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de Óbidos. Primeiramente, na questão espontânea, a pesquisa mostra uma diferença do Jaime pro segundo colocado, Chico Alfaia, de 38,0%. Jaime aparece com 42,7% e o ex-prefeito Chico Alfaia, 4,7%. O terceiro colocado é Rosinaldo Cardoso que vem com apenas 2,1%. Gerson e Siqueira Fonseca obtiveram apenas 0,3% cada. Os votos flutuantes somam 50,0%.


ESTIMULADA: JAIME LIDERA COM MAIS DE 53%.

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de Óbidos, Jaime Silva vai para 53,4%. O segundo colocado é o ex-prefeito, Chico Alfaia, que aparece com 8,1%; Rosinaldo Cardoso vem em seguida com 5,5%. Rose Barros tem apenas 3,9%. O vereador Jalico tem 3,7%. Ronaldinho (Parente) ficou com 1,8%. Os votos flutuantes ainda somam 23,5%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE ÓBIDOS

Quando se trata de rejeição, o ex-prefeito, Chico Alfaia, é o mais rejeitado, aparecendo com 16,8% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. O atual prefeito, Jaime, vem com 9,4% de rejeição. Jalico é rejeitado por 6,8%; Rose Barros, 4,7%; Rosinaldo é rejeitado por 4,5%; Carla Baraúna tem de rejeição 1,8% e Ronaldinho (Parente), 1,3%.


ANÁLISE

Essa é a segunda fotografia que fazemos da cidade de Óbidos em 2023. Nesta fotografia, o cenário mudou favoravelmente ao prefeito Jaime Silva que obteve uma expressiva avaliação positiva de seu governo em relação a anterior. Com isso, o índice de intenção de votos também mudou para melhor. Ressalte-se que os pesquisadores da Doxa visitaram as regiões do Planalto, quilombola, várzea e os bairros da cidade. Com isso a fotografia do cenário de Óbidos foi bem mais abrangente. Nesse sentido, as pesquisas mostram uma maior aceitação dos eleitores em relação ao trabalho que vem sendo desenvolvido por Jaime Silva, impulsionando a um continuismo de poder. A oposição, pelos dados da pesquisa, está bastante enfraquecida, tendo em vista a pouca densidade eleitoral de seus competidores. Se somarmos todos os votos obtidos pela oposição e mais os indecisos não ultrapassa os 53,4% de Jaime Silva. A um pouco mais de um ano antes das eleições de 2024, Jaime vai se configurando como forte candidato a permanecer no poder por mais quatro anos.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa Pesquisa

158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page