top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024: EM XINGUARA A TENDÊNCIA É DE POLARIZAÇÃO ENTRE ENRIC LAURIANO E OSVALDINHO

O instituto DOXA esteve recentemente realizando sua primeira fotografia eleitoral na cidade de XINGUARA, município da região Sudeste Paraense. O objetivo foi ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados 300 eleitores no período de 10 a 12 de agosto de 2023. Nesse município o atual prefeito, DR. MOACIR, vai tentar sua reeleição. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador e do presidente da República; além de avaliar o candidato mais rejeitado nessa corrida eleitoral.

AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO DR. MOACIR

O governo do prefeito DR. MOACIR está com uma avaliação positiva muito baixa, apenas 15,6% (somatória do excelente e bom); já a avaliação negativa é de 51,5%. O Regular está em 31,2%. Ainda tem 1,7% que não souberam avaliar o trabalho do prefeito DR. MOACIR.


APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO GOVERNO DR. MOACIR

Quando se trata da Aprovação ou Reprovação da maneira como o prefeito DR. MOACIR vem administrando o município de Xiguara, a aprovação do atual prefeito alcança 27,2%; enquanto a sua reprovação atinge 61,8%. Outros 11,0% não se manifestaram.


APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou reprovação dos governos Helder e Lula. Nesse município, diferentemente da região metropolitana e do Baixo Amazonas, há uma queda na aprovação de Helder e Lula. No entanto, mantém-se acima dos 50%. Em Xinguara 59,1% dos eleitores aprovam o governo de Helder; enquanto 28,6% reprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 54,8% dos eleitores de XINGUARA. A reprovação é de 37,9%.


ELEITORAL:

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA ENRIC E OSVALDINHO EMPATADOS TECNICAMENTE

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, a pesquisa apresenta empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa (3,5 pp) entre o ex-prefeito, Osvaldinho Assunção e Enric Lauriano. Osvaldinho tem 13,9% e Enric, 10,6%. O segundo colocado é Amarildo Paulino que aparece com 6,0%. O atual prefeito, Dr. Moacir, que vai defender seu mandato é o quarto colocado com 5,6% das intenções de voto. Davi Passos aparece com 4,7%. Os votos flutuantes somam 59,2%.


NA ESTIMULADA 8,5 PONTOS SEPARAM OSVALDINHO DE ENRIC

Na questão estimulada, em que são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Osvaldinho Assunção aparece em primeiro lugar com 31,5%; em segundo lugar vem Enric Lauriano com 23.0%. O terceiro colocado nessa corrida eleitoral é Amarildo Paulino que está com 9,0%. O atual prefeito, Dr. Moacir, vem em quarto lugar com apenas 8,3% de in tenções de voto. Os votos flutuantes ainda somam, ainda, 20,9%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE XINGUARA

Quando se trata de rejeição, o atual prefeito, Dr. Moacir aparece como o mais rejeitado, alcançando 42,2% de eleitores que não querem votar mais nele. Amarildo é o segundo colocado em rejeição, aparecendo com 8,3% de citações; Enric Lauriano vem em seguida com 5,3%. Osvaldinho e Davi passos aparecem empatados em percentuais de rejeição, 4,0% cada. Outros 24,9% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; e 11,3%.


ANÁLISE:

Nesta primeira fotografia do cenário eleitoral na cidade de XINGUARA, os dados mostram a tendência de uma polarização entre os pré-candidatos Osvaldinho Assunção e Enric Lauriano. Osvaldinho é ex-prefeito; na eleição passada apoiou o atual prefeito, Dr. Moacir. Enric Lauriano disputou a eleição de 2020, ficando em segundo lugar obtendo uma votação de um pouco mais de 30% dos votos válidos. Hoje, o atual prefeito, Dr. Moacir, carrega uma avaliação negativa muito alta de seu governo; além de avaliação político-eleitoral que também é altíssima. Isso remete a uma baixa intenção de voto de Dr. Moacir que tenta a reeleição. Na pesquisa ele pontua em quarto lugar. O que se percebe é que a alta rejeição de Dr. Moacir faz com que os eleitores que apostaram no prefeito, tendem a votar, agora, em Osvaldinho e Enric. Por isso, Dr. Moacir contribui decididamente com a polarização entre os dois competidores. O normal seria uma polarização com o atual prefeito, no entanto não é que está se desenhando. O jogo político-eleitoral começou forte em Xinguara. Aguardemos os próximos capítulos.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa

735 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page