top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

EM ALTAMIRA A DISPUTA ESTÁ ACIRRADA NA CORRIDA ELEITORAL

Atualizado: 28 de mai.

Em Altamira, município da região sudoeste paraense, a corrida eleitoral está bastante acirrada. Doxa esteve em campo para mostrar o cenário eleitoral no município.  Lá o prefeito Claudomiro (PP) vai defender seu mandato, isto é, vai para a reeleição. Sua desaprovação está bem maior do que a aprovação. No cenário eleitoral, o ex-vereador e presidente da Câmara, Dr. Loredan (PSD), sai na frente com 24,8% das intenções de voto. O segundo colocado é o ex-prefeito, Domingos Juvenil (MDB), que aparece com 19,4%. O atual prefeito, Claudomiro (PP), vem com 10,2%. A ex-prefeita, Odileida (Avante) está com 9,8%.  Em quinto lugar vem o engenheiro Diogo (PRD) com 6,4%. Depois aparecem Mazio do Posto (PL) com 2,6%; Dra. Tahis (PDT), 2,2%; Josiane (PT), 2,0% e Prof. Raimundo (REDE), 0,8%.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-09914/2024 e foi realizada no período de 17 a 20 de maio de 2024 nas zonas rural, urbana e nos distritos de Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra. A amostra foi de 509 eleitores, tendo uma margem de erro de 4.4% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.


ESPONTÂNEA: CORRIDA ABERTA NA ESPONTÂNEA

Na questão espontânea, em que não se mostra os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que há um número significativo de votos flutuantes, somando mais de 83%. Os que se destacam são Dr. Loredan, Domingos Juvenil, Claudomiro e Odileida.

ESTIMULADA ELEITORAL:  TENDÊNCIA DE POLARIZAÇÃO ENTRE LOREDAN E JUVENIL

Doxa estimulou 9 (nove) pré-candidatos a prefeito de Altamira. Com esse grande número de pré-candidatos, há a diluição maior do voto no universo da pesquisa, diminuindo a votação nominal entre os pré-candidatos. Dr. Loredan (PSD) aparece na frente com 24,0% das intenções de voto. O segundo colocado é o ex-prefeito, Domingos Juvenil (MDB), que aparece com 19,4%. Em terceiro lugar vem o atual prefeito, Claudomiro (PP) com 10,2% em quarto lugar com 9,8% vem Odileida (Avante). Em quinto lugar aparece, engenheiro Diogo (PRD) com 6,4%. Depois vem Mazio do Posto (PL) com 2,6%. Em seguida vem a Dra. Thais (PDT) com 2,2%. Josiane (PT) vem com 2,0% e Prof. Raimundo (REDE), 0,8%. Os votos flutuantes ainda somam 23,5%.

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE ALTAMIRA

Quando se trata de rejeição, a pesquisa detectou que o prefeito Claudomiro (PP) é o mais rejeitado, aparecendo com 37,1%. Domingos Juvenil (MDB) e Odileida (Avante) ocupam o segundo lugar com 10,4% de rejeição. Dr. Loredan (PSD) tem rejeição de 4,7%; Mazio do Posto (PL) é rejeitado por 3,1% dos eleitores de Altamira. Engenheiro Diogo (PRD) tem rejeição de 1,6%; Josiane (PT), 1,4%; Dra Thais (PDT), 1,0% e prof. Raimundo (REDE), 0,8%.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE CLAUDOMIRO GOMES

O governo do prefeito Claudomiro é desaprovado por 65,4% dos eleitores de ALTAMIRA; enquanto sua aprovação chega a 29,3%. Outros 5,3% não se manifestaram.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO

O governo de Helder Barbalho é aprovado por 68,2% dos eleitores de ALTAMIRA; enquanto sua desaprovação chega a apenas 24,4%. Outros 7,5% não se manifestaram.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

Por sua vez, Lula tem aprovação de 48,3%; enquanto sua desaprovação chega a 46,4%. Outros 5,3% não se manifestaram.

ANÁLISE

Essa pesquisa da Doxa mostra um cenário bastante aberto na corrida eleitoral no município de Altamira, localizado na região do sudoeste paraense. Além disso, a pesquisa identificou que o prefeito está com uma avaliação negativa bastante alta, isso motiva os demais grupos políticos e partidos a lançarem candidatos na disputa. Doxa testou nove pré-candidato o que veio a diluir sobremaneira os votos no universo dos nove pré-candidatos. Mesmo assim, observamos que o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Dr. Loredan que já disputou a eleição passada, sai na frente nessa corrida em Altamira. O ex-prefeito, Domingos Juvenil, vem em seguida, o que determina uma tendência de polarização entre esses dois candidatos. O comum seria a polarização com o prefeito que busca sua reeleição. No entanto, isso não acontece, tendo em vista sua alta desaprovação. Vamos acompanhar o desenrolar desse cenário com outras pesquisas.

DORNÉLIO SILVA Cientista Político da Doxa.



FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-09914/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em ALTAMIRA-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.4  pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 509 entrevistas

Período: 17 a 20 de maio de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

 

 

 

1.982 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page