top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

EM BARCARENA RENATO OGAWA ESTÁ COM 59,3% DE INTENÇÕES DE VOTO

DOXA publica sua primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E sobre a corrida eleitoral no município de BARCARENA, localizado na região metropolitana de Belém. Em BARCARENA, pelo que a pesquisa apurou, o atual prefeito que busca sua reeleição está com uma grande vantagem em relação aos demais competidores. Renato Ogawa (PP) já aparece com 59,3% das intenções de voto. O segundo colocado, Odemir Pantoja,  aparece com 4,3%.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-02098/2024 e foi realizada no período de 06 a 09 de maio de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 400 eleitores, tendo uma margem de erro de 4.9% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.


ESPONTÂNEA: RENATO SAI NA FRENTE NA ESPONTÂNEA

Na questão espontânea, em que não se mostra os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que o atual prefeito, Renato Ogawa, já aparece com um índice bem significativo, chegando a 44,3%. O seu oponente, Odemir Pantoja, vem com 2,3%. Wladimir Viana, 1,5%; Luis Leão, 1,3%. Vilaça, Rubens e Luiz da Sucesso aparecem com 0,3% cada. O percentual de votos flutuantes chega a 50%.

ESTIMULADA ELEITORAL:  55 PONTOS SEPARAM RENATO DE ODEMIR PANTOJA


Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de BARCARENA, Renato pula para 59,3% de intenção de voto. Odemir Pantoja fica com 4,3%. Wladimir Viana aparece com 2,8% e Luis Leão vem com 2,8%. Os votos flutuantes somam, ainda 30,8%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE BARCARENA


Quando se trata de rejeição, a pesquisa detectou um índice muito alto de eleitores que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos a prefeito de BARCARENA, 52,5%. Luis Leão aparece como o mais rejeitado com 14,8% de citações. Renato Ogawa é rejeitado por 8,8%. Wladimir Viana aparece com 3,3% de rejeição e Odemir Pantoja é o menos rejeitado com 2,8%.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE RENATO

O governo do prefeito Renato Ogawa é aprovado por 78,3% dos eleitores de BARCARENA; enquanto sua desaprovação chega a 17,3%. Outros 4,4% não se manifestaram.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO

O governo de Helder Barbalho é aprovado por 87,3% dos eleitores de BARCARENA; enquanto sua desaprovação chega a 8,8%. Outros 3,9% não se manifestaram.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

Por sua vez, Lula tem aprovação de 71,0%; enquanto sua desaprovação chega a 26,0%. Outros 3,0% não se manifestaram.

ANÁLISE

Em BARCARENA, cidade da região metropolitana de Belém, a pesquisa Doxa mostra um cenário bastante favorável ao atual prefeito, Renato Ogawa, que busca a sua reeleição. Além de estar com uma administração aprovada pela população de Barcarena, sua intenção de voto chega a mais de 59% de eleitores que votariam nele novamente. Isso nos faz afirmar que os eleitores de Barcarena estão preferindo a continuidade do que a alternância de poder. Os pré-candidatos que pretendem disputar com Ogawa aparecem com ínfimos índices de intenções de voto. Pelo tempo que temos para as eleições, cinco meses, será difícil aparecer algum competidor que busque ameaçar a liderança de Renato Ogawa. Portanto, o atual prefeito, caminha por estrada pavimentada para chegar a um final vitorioso. Vamos acompanhar esse processo até o dia seis de outubro.

 

DORNÉLIO SILVA Cientista Político da Doxa.

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA- PA-02098/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em BARCARENA-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 06 a 09 de maio de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

 

 

521 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page