Faltando 14 meses para as eleições municipais de 2024, a Doxa lança sua quinta rodada de pesquisa em Belém. Nessa quinta fotografia, os sinais climáticos sobre Edmilson rumo à COP 30 parecem muito nublados, fazendo com que essa fotografia do cenário sucessório pareça embaçada. A avaliação de seu governo continua em alta negativa. Como consequência sua intenção de voto cai ladeira abaixo. Mas, quem usufrui das inúmeras obras que estão sendo realizadas em Belém? Essa pesquisa pode dar algum indicativo. Além da avaliação de Edmilson, essa pesquisa avalia o desempenho do governo do governador Helder Barbalho e do presidente Lula. Levanta a principal obra realizada pelo prefeito e os principais problemas enfrentados pela população de Belém. Ao final procura identificar dentre os nomes testados na pesquisa, qual o mais rejeitado pela população belenense.
A pesquisa foi realizada no período de 3 a 5 de Agosto de 2023 em todos os Distritos Administrativos de Belém com uma amostra de 600 entrevistas.
AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO EDMILSON
Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito Edmilson Rodrigues?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 12,7% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a 64,8% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 20,3%.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO EDMILSON
Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Edmilson Governar, Doxa mostra a série histórica das cinco pesquisas. Em janeiro o governo de Edmilson tinha uma aprovação de 19%; já em março essa aprovação foi para 27%; em maio caiu para 23%, em junho manteve-se no mesmo patamar de maio; agora em agosto, a aprovação cai para 22,1%.
Quanto à desaprovação, em janeiro na primeira pesquisa, 77% dos belenenses desaprovavam o governo de Edmilson; em março caiu para 69%. Já em maio subiu para 72%. Na quarta pesquisa, a sua desaprovação foi para 70%. Agora em agosto a desaprovação de Edmilson chega a 73,0%.
PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS PELO PREFEITO EDMILSON EM BELÉM
Em relação às principais obras realizadas em Belém, pelo prefeito Edmilson Rodrigues, a pesquisa levantou que 64,1% disseram que o prefeito não fez nada em Belém; além disso, 32,8% não sabem o que Edmilson fez em Belém. Pelo que foi citado, apenas “praças”, “bora Belém”, etc, com índices muito ínfimos.
PRINCIPAIS PROBLEMAS DE BELÉM
Quanto aos principais problemas de Belém, a pesquisa identificou que a situação de Edmilson está tão complicada, tendo em vista a variável "Todos os problemas" aparecem em primeiro lugar. Depois em destaque vem “Sujeira/Falta de limpeza de vias”, “saúde pública...”; “violência/insegurança”, “falta de saneamento básico”, “desemprego/falta de renda”.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA
Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 84,0% dos belenenses estão aprovando o governo de Helder; enquanto 16,0% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 71,7% dos eleitores de Belém. A sua desaprovação é de 28,5%.
ESPONTÂNEA: JOGO ABERTO NA MENTE DO ELEITOR BELENENSE
A pesquisa avaliou vários nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de Belém. Nessa rodada, Doxa testou 11 atores políticos que se movimentam rumo às eleições de 2024. Na questão espontânea, a pesquisa mostra que é muito grande, ainda, de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 93,3%. Quem mais se destaca é o delegado Eguchi e Edmilson rodrigues, 1,2%.
ESTIMULADA: ZECA PIRÃO É O PRIMEIRO LUGAR NA ESTIMULADA
Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de Belém, ainda 45,7% de votos flutuantes. Em primeiro lugar vem o deputado Zeca Pirão com 13,8%; seguido pelo delegado Eguchi 12,5. Em terceiro lugar aparece o atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues com 6,6%. O deputado estadual Thiago Araújo aparece com 5,6%. Depois vem Igor Normando, com 4,9%. Cássio Andrade vem com 4,4%. Bob Fllay aparece com 3,6%. Gustavo Seffer, 1,2%; Nenêm Albuquerque, 0,7%; Dilvanda Faro e Rogério Barra, ambos estão com 0,5¨% das intenções de voto.
COMPARATIVO – SÉRIE HISTÓRICA
Apresentamos, agora, uma série histórica dos 3 principais competidores da corrida eleitoral para 2024.
EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE BELÉM
Quando se trata de rejeição, o atual prefeito, Edmilson Rodrigues, é o mais rejeitado, aparecendo com 46,9% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Zeca Pirão e Eguchi aparecem empatados com 3,5% de rejeição; depois vem Bob Fly com 1,8%.
Eder Mauro melhor opção!!! Cm toda certeza
boa, vamos dar uma chance para o EGUCHI, O JAPA, O MELHOR DO NOVO. CHEGA DE ENTREGAR A CIDADE PARA O PIOR DO MESMO. BELÉM É UMA DAS POUCAS CIDADES, QUE REELEGEU VELHOS CANDIDATOS E SE DEU MAL., NO GOVERNO FEDERAL FOI A MESMA COISA, VAMOS APRENDER A VOTAR.🌞
Delegado EGUCHI será a melhor opção em 2024 pra Belém.
EDMILSON POTOCA JÁ ERA, AQUI É EGUCHI 2024 QUE ASSIM SEJA.