top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

EM BELÉM ZECA PIRÃO FICA NA FRENTE DE EDMILSON E EGUCHI E DISPUTA SE MANTÉM ACIRRADA PARA 2024

Na pesquisa realizada pela DOXA no mês de junho, visando as eleições de 2024 em Belém, avalia o desempenho do governo do prefeito Edmilson Rodrigues, do governador Helder Barbalho e do presidente Lula. Levanta a principal obra realizada pelo prefeito e os principais problemas enfrentados pela população de Belém. Ao final procura identificar dentre os nomes testados na pesquisa, qual o mais rejeitado pela população belenense.

A pesquisa foi realizada no período de 7 a 9 de junho de 2023 em todos os Distritos Administrativos de Belém com uma amostra de 600 entrevistas.


AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO EDMILSON

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito Edmilson Rodrigues?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 11,7% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a 63,2% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 24%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO EDMILSON

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Edmilson Governar, Doxa mostra a série histórica das quatro pesquisas. Em janeiro o governo de Edmilson tinha uma aprovação de 19%; já em março essa aprovação foi para 27%; em maio caiu para 23%, e agora na quarta pesquisa, a aprovação chega a 23,7%.


Quanto à desaprovação, em janeiro na primeira pesquisa, 77% dos belenenses desaprovavam o governo de Edmilson; em março caiu para 69%. Já em maio subiu para 72%. Agora na quarta pesquisa, a sua desaprovação foi para 70%.


PRINCIPAIS OBRA REALIZADA PELO PREFEITO EDMILSON EM BELÉM

Em relação às principais obras realizadas em Belém, pelo prefeito Edmilson Rodrigues, a pesquisa levanto que 65% dos entrevistados consideram que “nada” foi realizado durante seu atual mandato. Das obras mais relevantes apareceram “Asfalto/Pavimentação” e “Praças” com a mesma porcentagem, 2,2%.


PRINCIPAIS PROBLEMAS DE BELÉM

Quanto aos principais problemas de Belém, a pesquisa identificou que “Violência/Insegurança” é o maior problema de Belém com 24%, “Sujeira/Falta de limpeza de vias” apareceu em segundo lugar com 17,5%. No entanto, a pesquisa identificou uma percepção de angústia quando o “Tudo” aparece em terceiro lugar com 17%. A “Falta de saneamento básico/esgotamento” é o quarto maior problema da cidade com 9,8%, seguido da “Saúde precária”, 9%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 80,2% dos belenenses estão aprovando o governo de Helder; enquanto 14,7% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 60,7% dos eleitores de Belém. A sua desaprovação é de 30,8%.

ELEITORAL:

ESPONTÂNEA: JOGO ABERTO NA MENTE DO ELEITOR BELENENSE

A pesquisa avaliou vários nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de Belém. Nessa rodada, Doxa testou 9 atores políticos que se movimentam rumo às eleições de 2024. Na questão espontânea, a pesquisa mostra que é muito grande, ainda, de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 90,7%. Quem mais se destaca é o atual prefeito, Edmilson com 3,3%, Delegado Eguchi com 2,3%. Já Dr Daniel, Helder Barbalho, Igor Normando e Zeca Pirão, ambos com 0,5%.


ZECA PIRÃO FICA NA FRENTE DE EDMILSON E EGUCHI E DISPUTA SE MANTÉM ACIRRADA PARA 2024

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de Belém, ainda 46,2% de votos flutuantes. Em primeiro lugar vem o Zeca Pirão com 13%; seguido pelo Delegado Eguchi com 11,8% e o atual prefeito de Belém é o terceiro colocado, com 11,1%. Em quarto lugar o deputado estadual, Thiago Araújo, aparece com 4,8%. Logo em seguida, vem Igor Normando com 4,5%. Em quinto aparece Cássio Andrade com 4,3%. Úrsula Vidal vem logo depois com 3,8%. Rogério Barra com 0,3% e Neném Albuquerque com 0,2%.



EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE BELÉM

Quando se trata de rejeição, o atual prefeito, Edmilson Rodrigues, é o mais rejeitado, aparecendo com 36,8% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Delegado Eguchi aparece com 6,7% de rejeição; Zeca Pirão tem 4%; Thiago Araújo e Neném Albuquerque, ambos, 1,3%; Igor Normando, 0,8%; Cássio Andrade, 0,7%; Úrsula Vidal, 0,5% e Rogério Barra, 0,3%.



1.432 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page