top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

EM CASTANHAL PAULO TITAN MANTÉM-SE NA FRENTE NA CORRIDA ELEITORAL

DOXA realizou sua segunda pesquisa registrada no T.R.E para o município de Castanhal, região nordeste paraense. O atual prefeito, Paulo Titan (MDB), que vai defender seu mandato, aparece com 27,7% de intenções de voto. Depois, em segundo lugar, vem o deputado federal pelo União Brasil, Hélio Leite, com 21,2%. O ex-prefeito, Pedro Coelho (PL), aparece com 15,8%. Dra. Milene vem com 3,1% das intenções; os demais pré-candidatos somam 7,0%. A pesquisa avaliou os governos de Paulo Titan, Helder Barbalho e do presidente Lula.

A pesquisa foi realizada no período de 12 a 14 de junho de 2024 em todos os bairros de CASTANHAL com uma amostra de 400 entrevistas. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-04204/2024

A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados encontrados na pesquisa.

 

ESPONTÂNEA: 55,6% NÃO SABEM, AINDA, EM QUEM VOTAR

A pesquisa testou alguns nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de CASTANHAL. Nessa pesquisa Doxa testou seis nomes que se movimentam rumo às eleições de 2024. Na questão espontânea, a pesquisa mostra Paulo Titan (MDB) a frente com 17,1% de intenções de voto. O segundo colocado é o deputado federal, Hélio Leite (UB), que aparece com 16,5%. O ex-prefeito, Pedro Coelho (PL), obteve 7,5%; Dra. Milene (PSD) apareceu com 2,0%; Davi Rocha (NOVO), 0,8%; Nélio Amorim (PP), 0,5%.

ESTIMULADA: PAULO TITAN FICA EM PRIMEIRO LUGAR SEGUIDO DE HÉLIO LEITE

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de CASTANHAL, os votos flutuantes caem significativamente, ficando em 26,2%. Na disputa eleitoral, o atual prefeito, Paulo Titan (MDB), aparece em primeiro lugar com 27,7%; em segundo vem o deputado federal, Hélio Leite (UB), com 21,2%. O ex-prefeito, Pedro Coelho (PL), aparece com 15,8%. Dra. Milene (PSD) vem a seguir com 3,1%; Nélio Amorim (PP), 1,0%;  Rafael Galvão (PSDB) e David Rocha (NOVO) aparecem empatados com 3,0% cada.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE CASTANHAL

Quando se trata de rejeição, o prefeito, Paulo Titan (MDB), vem com 27,3% de rejeição. Pedro Coelho é rejeitado por 13,5%; Hélio Leite aparece com rejeição de 13,2%; Rafael Galvão (PSDB), 2,5%; Dra. Milene (PSD), 2,3%; Nélio Amorim (PP), 2,0% e David Rocha (NOVO), 1,0% de rejeição. Outros 29,8% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; e 8,4% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO PAULO TITAN

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Paulo Titan Governar, Doxa aferiu que 47,3% aprovam seu governo; enquanto sua desaprovação chega a 42,5%. Outros 10,2% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 68% dos eleitores de Castanhal estão aprovando o governo de Helder; enquanto 24,3% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 53,3% dos eleitores de Castanhal. A sua desaprovação é de 40,3%.


HELDER

LULA

APROVA

68,0 %

53,3%

DESAPROVA

24,3 %

40,3%

NS SR

7,8 %

6,5%

 

ANÁLISE

O que se percebe nessa segunda pesquisa da Doxa oficial, registrada no T.R.E, uma vantagem do atual prefeito, Paulo Titan, sobre seu principal adversário, o deputado federal Hélio Leite. Numa terceira posição vem o ex-prefeito, Pedro Coelho. O que se observa entre os principais competidores dessa corrida é que os três primeiros são ex-prefeitos e o atual que busca defender seu mandato. Todos, portanto, com experiência administrativa. Não há um nome novo no cenário como aconteceu na eleição passada. A disputa só está começando, cada competidor arregimenta suas forças para entrar em campo de guerra eleitoral. Titan está no quinto mandato e vai tentar o sexto; Hélio Leite teve dois mandatos, vai tentar o terceiro; Pedro Coelho teve um mandato, vai tentar o segundo. Nessa eleição em Castanhal, vão ser testadas as experiências administrativas desses competidores. Vamos acompanhar essa disputa que promete.

DORNÉIO SILVA – Cientista Político da DOXA

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº  PA-04204/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010 

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em CASTANHAL-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 12 a 14 de junho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

691 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page