DOXA publica sua primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E para o município de CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DO PARÁ. O atual prefeito, Jair Martins, já foi reeleito e agora vai ter que indicar alguém. A sua candidata é Élida que já aparece em primeiro lugar com 31,2% das intenções de voto. Logo em seguida vem o candidato Álvaro Brito com 26,1%. A pesquisa avaliou os governos de Jair Martins, Helder Barbalho e do presidente Lula.
A pesquisa foi realizada no período de 12 a 14 de agosto de 2024 em todos os bairros e comunidades de CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DO PARÁ com uma amostra de 400 entrevistas. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-09895/2024
A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados encontrados na pesquisa.
NA ESPONTÂNEA É GRANDE O NÚMERO DE INDECISOS
Na espontânea, em que não se apresentam os nomes dos candidatos, o percentual de votos flutuantes chega a 58,2%. Quanto aos candidatos mais citados, Élida aparece em primeiro lugar com 19,2% das intenções de voto. Álvaro Brito vem com 14,2%. Vitor aparece com 4,7%; Jair Martins, 1,7%; dra. Roberta, 1,7% e Everaldo, 0,3%.
ESTIMULADA: ÉLIDA E ALVARO POLARIZAM A CORRIDA ELEITORAL
Quando se estimula, Élida vai para 31,2%. Álvaro Brito aparece em segundo lugar com um percentual de 26,1%. Vitor chegou a 9,1%; Dra. Roberta vem com 6,2%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 27,4%.
EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DO PARÁ
Quando se trata de rejeição, Álvaro Brito aparece com rejeição de 11,1%; Élida vem com rejeição de 9,3%. Depois aparece Dra. Roberta com rejeição de 5,2%. Vitor é rejeitado por 4,1% dos eleitores de Conceição do Araguaia. 52,2% não rejeitam nenhum dos candidatos e 18,1% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO JAIR MARTINS
Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Jair Martins Governar, Doxa aferiu que 62,4% aprovam seu governo; enquanto sua desaprovação chega a 21,4%. Outros 16,3% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA
Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 58,6% dos eleitores de CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DO PARÁ estão aprovando o governo de Helder; enquanto 21,4% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 36,6% dos eleitores de CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DO PARÁ. A sua desaprovação é de 40,0%.
HELDER | LULA | |
APROVA | 58,6 % | 36,6% |
DESAPROVA | 21,4 % | 40,0% |
NS SR | 20,0 % | 23,4% |
ANÁLISE
A primeira pesquisa Doxa registrada em Conceição do Araguaia mostra um cenário bastante competitivo no município. O atual prefeito não vai disputar, ele já foi reeleito. Agora vai indicar seu sucessor. A pesquisa Doxa mostra nesse momento a liderança de Élida, candidata apoiada pelo atual prefeito. Em seguida vem Álvaro Brito, polarizando com Élida. O que se pode observar nessa primeira fotografia da Doxa é que a disputa vai ser bastante acirrada entre esses dois candidatos. O atual prefeito tem uma avaliação positiva o que pode carrear potencial de voto para sua candidata; por outro lado tem que se observar o indicado. Essa pessoa tem que parecer capaz de continuar o trabalho desenvolvido pelo seu indicado. Caso a população não perceba essa capacidade do indicado, poderá migrar para outros candidatos que indiquem esse horizonte. A Doxa vai continuar trabalhando para mostrar a realidade desse cenário eleitoral.
DORNÉIO SILVA – Cientista Político da DOXA
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA- PA-09895/2024
Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DO PARÁ
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Amostra: 400 entrevistas
Período: 09 a 12 de Agosto de 2024
Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião
Commentaires