top of page
Foto do escritorEquipe Doxa

EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA ÉLIDA APARECE NA FRENTE SEGUIDA POR ÁLVARO BRITO NA CORRIDA ELEITORAL

DOXA publica sua primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E para o município de CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DO PARÁ. O atual prefeito, Jair Martins, já foi reeleito e agora vai ter que indicar alguém. A sua candidata é Élida que já aparece em primeiro lugar com 31,2% das intenções de voto. Logo em seguida vem o candidato Álvaro Brito com 26,1%. A pesquisa avaliou os governos de Jair Martins, Helder Barbalho e do presidente Lula.

A pesquisa foi realizada no período de 12 a 14 de agosto de 2024 em todos os bairros e comunidades de CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DO PARÁ com uma amostra de 400 entrevistas. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-09895/2024

A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados encontrados na pesquisa.

NA ESPONTÂNEA É GRANDE O NÚMERO DE INDECISOS

Na espontânea, em que não se apresentam os nomes dos candidatos, o percentual de votos flutuantes chega a 58,2%. Quanto aos candidatos mais citados, Élida aparece em primeiro lugar com 19,2% das intenções de voto. Álvaro Brito vem com 14,2%. Vitor aparece com 4,7%; Jair Martins, 1,7%; dra. Roberta, 1,7% e Everaldo, 0,3%.

ESTIMULADA: ÉLIDA E ALVARO POLARIZAM A CORRIDA ELEITORAL

Quando se estimula, Élida vai para 31,2%. Álvaro Brito aparece em segundo lugar com um percentual de 26,1%. Vitor chegou a 9,1%; Dra. Roberta vem com 6,2%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 27,4%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DO PARÁ

Quando se trata de rejeição, Álvaro Brito aparece com rejeição de 11,1%; Élida vem com rejeição de 9,3%. Depois aparece Dra. Roberta com rejeição de 5,2%. Vitor é rejeitado por 4,1% dos eleitores de Conceição do Araguaia. 52,2% não rejeitam nenhum dos candidatos e 18,1% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO JAIR MARTINS

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Jair Martins Governar, Doxa aferiu que 62,4% aprovam seu governo; enquanto sua desaprovação chega a 21,4%. Outros 16,3% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 58,6% dos eleitores de CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DO PARÁ estão aprovando o governo de Helder; enquanto 21,4% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 36,6% dos eleitores de CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DO PARÁ. A sua desaprovação é de 40,0%.


HELDER

LULA

APROVA

58,6 %

36,6%

DESAPROVA

21,4 %

40,0%

NS SR

20,0 %

23,4%

 

ANÁLISE

A primeira pesquisa Doxa registrada em Conceição do Araguaia mostra um cenário bastante competitivo no município. O atual prefeito não vai disputar, ele já foi reeleito. Agora vai indicar seu sucessor. A pesquisa Doxa mostra nesse momento a liderança de Élida, candidata apoiada pelo atual prefeito. Em seguida vem Álvaro Brito, polarizando com Élida. O que se pode observar nessa primeira fotografia da Doxa é que a disputa vai ser bastante acirrada entre esses dois candidatos. O atual prefeito tem uma avaliação positiva o que pode carrear potencial de voto para sua candidata; por outro lado tem que se observar o indicado. Essa pessoa tem que parecer capaz de continuar o trabalho desenvolvido pelo seu indicado. Caso a população não perceba essa capacidade do indicado, poderá migrar para outros candidatos que indiquem esse horizonte. A Doxa vai continuar trabalhando para mostrar a realidade desse cenário eleitoral.

 

DORNÉIO SILVA – Cientista Político da DOXA

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº  PA- PA-09895/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010 

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DO PARÁ

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 09 a 12 de Agosto de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

2.497 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page