O instituto DOXA publica sua segunda pesquisa registrada de FARO, município da região oeste paraense. Lá, o prefeito Paulo Carvalho (PSD) vai defender seu mandato. Ele sai na frente com 60,0% das intenções de voto. A segunda colocada é a ex-prefeita, Jady (MDB) que aparece com 35,0%. Foram entrevistados 500 eleitores no período de 26 a 28 de agosto de 2024, tanto na zona urbana quanto na rural. A pesquisa está registrada no T.R.E sob nº PA 08832/2024. A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado encontrado na pesquisa.
Nesse município o atual prefeito, PAULO CARVALHO, vai defender seu mandato, tentando sua reeleição. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador e do presidente da República.
NA QUESTÃO ESPONTÂNEA O PREFEITO PAULO JÁ APARECE NA FRENTE
Na questão espontânea onde não apresentamos os nomes dos candidatos, Paulo Carvalho (PSD) já aparece com 58,0% das intenções de voto. Jady (MDB) vem com 32,0%. Outros 10,0% não se manifestaram.
NA ESTIMULADA PAULO CARVALHO SE DISTANCIA AINDA MAIS E VAI PARA 60%
Na questão estimulada, em que se apresentam os nomes dos candidatos aos entrevistados, o atual prefeito, Paulo Carvalho (PSD) vai para 60,0%. Jady (MDB) aparece com 35% e Alexandre Guerreiro com 0,3%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 4,6%.
EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE FARO
Quando se trata de rejeição, Jady é a mais rejeitada e vem com 42,3% dos votos; o atual prefeito aparece com 28% de rejeição; Alexandre, 21,3% e outros 8,3% não sabem e não rejeitam nenhum dos candidatos.
EXPECTATIVA DE VITÓRIA
A expectativa de vitória mede-se com a seguinte pergunta: “Independentemente em quem você votou, quem você acha que vai ganhar essa eleição em FARO?”. O resultado mostra uma expectativa alta em PAULO CARVALHO: 63,7% acreditam que o atual prefeito vai ganhar essa eleição. Apenas 25,7% dos votos veem Jady vitoriosa. E 10,7% não quiseram opinar.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO PAULO CARVALHO
Quando se trata da Aprovação ou Desaprovação da maneira como o prefeito PAULO CARVALHO vem administrando o município, os números mostram que 65,3% dos eleitores estão aprovando seu governo. A desaprovação é de apenas 33,3%. Outros 1,3% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA
Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 81,3% dos eleitores de FARO aprovam o governo de Helder; enquanto 10,3% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 79,0% dos eleitores de FARO. A desaprovação é de 17,3%, e 12,1% não souberam opinar.
HELDER | LULA | |
APROVA | 81,3 | 79,0 |
DESAPROVA | 10,3 | 17,3 |
NS/SR | 8,4 | 3,7 |
ANÁLISE:
Pelo que se apreende da pesquisa da Doxa, realizada no município de Faro, é uma tendência de consolidação do nome de Paulo Carvalho, atual prefeito, que vai defender seu mandato. Seu potencial de intenção de voto, 60,0%, corrobora com sua alta avaliação positiva de seu governo. O que demonstra que os eleitores de Faro está preferindo o continuismo, isto é, a maneira como Paulo vem governando o município. Por outro lado, temos que avaliar o índice de rejeição dos candidatos. A ex-prefeita, Jady, está com uma rejeição alta, o que está lhe dificultando seu crescimento. Já Paulo Carvalho tem uma rejeição bem abaixo de Jady, facilitando, sobremaneira, seu crescimento. Estamos a um pouco mais de um mês das eleições. A Doxa vai acompanhar esse processo.
DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA 08832/2024
Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em FARO-PA
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Amostra: 380 entrevistas
Período: 26 a 28 de agosto de 2024
Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião
Comments