top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

EM ITAITUBA O DEPUTADO WESCLEY É O FAVORITO NA CORRIDA ELEITORAL

DOXA publica sua primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E sobre a corrida eleitoral no município de ITAITUBA. A pesquisa mostra um cenário em que WESCLEY TOMAZ aparece como favorito nesta primeira fotografia registrada, somando 48,7% das intenções de voto. O atual prefeito, Valmir Climaco, já foi reeleito, agora vai ter que indicar seu sucessor. Disputam essa indicação os irmãos: Nicodemos e o ex-deputado Hilton Aguiar. Nicodemos pontua com 7,7% e Hilton Aguiar aparece com 13,6%.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-07025/2024 e foi realizada no período de 20 a 23 de março de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 415 eleitores, tendo uma margem de erro de 4.9% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.

 

ESTIMULADA: WESCLEY TOMAZ ATINGE 48,7% DAS INTENÇÕES DE VOTO

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de ITAITUBA, na primeira simulação com o nome de Nicodemos, o deputado estadual Wescley Tomaz crava 48,7% das intenções de voto. Ivan D´Almeida vem em segundo lugar com 9,4%; depois vem Nicodemos com 7,7%. Dadinho do Posto vem logo a seguir com 7,4%. O presidente da Câmara, vereador Dirceu tem 5,3% das intenções de voto. Os votos flutuantes somam 21,5%.



SIMULAÇÃO II

Na segunda simulação, Doxa testa o nome de Hilton Aguiar. Nessa simulação, Wescley permanece em primeiro lugar com 48,1%. O ex-deputado Hilton Aguiar pular para a segunda posição com 13,6%; Ivan D´Almeida aparece em terceiro lugar com 8,6%. Dadinho do Posto fica com 5,0% e Dirceu com 4,1%. Os votos flutuantes somam 20,6%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE ITAITUBA

Quando se trata de rejeição, a pesquisa mostra maior rejeição para o Nicodemos que aparece com 16,2%. Ivan D´Almeida aparece com rejeição de 12,1%. O Dadinho do Posto tem rejeição de 5,6%. Hilton Aguiar e Wescley aparecem empatados em rejeição com 4,1% cada. Dirceu é o menos rejeitado com 3,5%. Outros 54,3% não rejeitam nenhum dos pré candidatos ou não se manifestaram.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 62,2% dos eleitores de ITAITUBA estão aprovando o governo de Helder; enquanto 26,8% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 34,8% dos eleitores de ITAITUBA. A sua desaprovação chega a 55,5%.

ANÁLISE

Nessa primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E da Doxa mostra um quadro bastante favorável ao atual deputado estadual WESCLEY TOMAZ (Avante) que já aparece em primeiro lugar na pesquisa com um percentual que ultrapassa aos 48% de intenção de voto. Os demais pré-candidatos não foram bem recebidos pelos eleitores Itaitubenses. O atual prefeito, Valmir Climaco, vai ter que indicar seu sucessor. Dois irmãos, Nicodemos e Hilton Aguiar, disputam essa indicação. Os dois foram testados na pesquisa. O melhor desempenho é do ex-deputado Hilton Aguiar que apareceu com 14% das intenções de voto, enquanto Nicodemos ficou em 8,0%. Ivan D´Almeida que disputou o pleito de 2020 com Valmir pontua com 9,0%. O que se percebe nesse cenário é que não está havendo a famosa polarização como sempre acontece entre o candidato do prefeito e o da oposição. Se vai haver essa polarização só os próximos capítulos dessa corrida eleitoral vão dizer. Esperemos!

 

DORNÉLIO SILVA Cientista Político da Doxa.


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-07025/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em ITAITUBA-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 415 entrevistas

Período: 20 a 23 de Março de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

2.052 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page