top of page
Foto do escritorEquipe Doxa

EM MAGALHÃES BARATA WILSON E GERSON POLARIZAM CORRIDA ELEITORAL

O instituto DOXA publica sua segunda pesquisa registrada de MAGALHÃES BARATA, município da região nordeste paraense. Lá, a prefeita desistiu da reeleição. Vai apoiar o candidato Wilson (UB). Com isso, o cenário está sendo disputado por quatro candidatos, Gerson Miranda (PDT), Wilson (UB), Bujaru (PT) e Jeferson Pina (Avante). Nessa segunda fotografia do cenário eleitoral no município, detectou-se a polarização entre Wilson (UB) que apareceu com 26,5% das intenções de voto e Gerson Miranda (PDT), que ficou 25,2%. Bujaru (PT) ocupa a terceira posição com índice de 14,4%.

Foram entrevistados 385 eleitores no período de 15 a 17 de agosto de 2024, tanto na zona urbana quanto na rural. A pesquisa está registrada no T.R.E sob nº PA-09072/2024. A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado encontrado na pesquisa.

Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho da prefeita, do governador e do presidente da República.

 

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA É ALTO O ÍNDICE DE VOTOS FLUTUANTES: 60,1%

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos candidatos, os números da pesquisa mostram, ainda, um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos), aparecem com índice alto, 60,1%. Quanto aos nomes citados, Gerson Miranda (PDT) aparece na frente com 15,6%. O segundo colocado é Wilson (UB), que vem com 14,9%. Bujaru vem com 9,1%; Pina 0,3%.

NA ESTIMULADA GERSON MIRANDA E WILSON EMPATADOS TECNICAMENTE

Na questão estimulada, em que se apresentam os nomes dos candidatos aos entrevistados, Wilson (UB) vai para 26,5%; Gerson Miranda (PDT) pula para 25,2%; Bujaru (PT) obteve 14,4%. Pina (AVANTE) vem com apenas 1,2%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 32,7%.

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE MAGALHÃES BARATA

Quando se trata de rejeição, Wilson aparece com rejeição de 19,2%; Bujaru vem com rejeição de 15,0%; Gerson Miranda é rejeitado por 11,1%. Pina é rejeitado por apenas 5,7%. 11,9% não rejeitam nenhum dos candidatos. Outros 37,0% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE MARLENE

Quando se trata da Aprovação ou Desaprovação da maneira como a prefeita Marlene vem administrando o município, os números mostram que 46,9% dos eleitores estão desaprovando o seu governo. A sua aprovação é de 35,0%. Outros 18,1% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 87,3% dos eleitores de MAGALHÃES BARATA aprovam o governo de Helder; enquanto 4,4% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 71,5% dos eleitores de MAGALHÃES BARATA. A desaprovação é de 19,4%.


HELDER

LULA

APROVA

87,3

71,5

DESAPROVA

4,4

19,4

NS SR

8,3

9,1

ANÁLISE:

Essa segunda fotografia do cenário eleitoral em Magalhães Barata mostra uma polarização entre o candidato indicado pela prefeita Marlene e Gerson Miranda. Wilson ficou com 26,5% das intenções de voto e Gerson obteve 25,2%. O terceiro colocado na disputa é Bujaru que apareceu com 14,4%. Pelos dados da pesquisa há um processo normal da polarização ser com o candidato da máquina administrativa e um candidato da oposição. Wilson carrega o peso da administração de Marlene que tem uma desaprovação maior que a aprovação. Mesmo com essa situação, Wilson terá que buscar romper essa barreira para continuar crescendo. Vamos acompanhar passo-a-passo esse processo.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-09072/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em MAGALHÃES BARATA-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 385 entrevistas

Período: 15 a 17 de agosto de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

958 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page