DOXA publica mais uma pesquisa na corrida eleitoral no município de Marituba, localizado na região metropolitana de Belém. É a segunda pesquisa oficial registrada no T.R.E. Lá, a atual prefeita, Patricia (MDB), que vai defender seu mandato, permanece liderando a corrida eleitoral. Ela atingiu 60,1% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Everaldo Aleixo (PODE) com 12,2% das intenções de voto. Marília Melo (PP) vem em terceiro lugar com 4,0%. Bruno Santiago (CIDADANIA) vem com apenas 0,1%; Robertinho (PRTB) aparece com 0,2%. Doxa avaliou o desempenho do governo de Patrícia, do governador Helder Barbalho e do presidente Lula.
A pesquisa foi realizada no período de 16 a 19 de Agosto de 2024 em todos os bairros de Marituba com uma amostra de 400 entrevistas. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-09260/2024. A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados encontrados na pesquisa.
PATRÍCIA AUMENTA SUA INTENÇÃO DE VOTO
Quando se estimula os nomes a prefeito de Marituba, Patrícia (MDB), permanece em primeiro lugar com 60,1%. O segundo colocado, Everaldo Aleixo (PODE), somou 12,2% das intenções de voto. Marília Melo (PP) alcançou 4,1%. Bruno Santiago (CIDADANIA) conseguiu apenas 0,1% das intenções de voto. Robertinho (PRTB) chegou em 0,2%. Outros 23,3% estão indecisos ou pretendem anular o voto.
EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE MARITUBA
Quando se trata de rejeição, Everaldo Aleixo aparece como o mais rejeitado, 12,2%. Depois vem Robertinho com rejeição de 8,2%. Bruno Santiago é rejeitado por 7,6%. Patrícia tem rejeição de 7,0%; e Marília é rejeitada por 6,0%. Outros 31,0% não rejeitam nenhum e 27,9% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE PATRÍCIA
Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Patrícia Governar, Doxa aferiu que 90,3% aprovam seu governo; enquanto sua desaprovação chega a 6,4%. Outros 3,3% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER
Doxa também avaliou a aprovação e desaprovação do governo Helder. 71,8% dos eleitores de Marituba estão aprovando o governo de Helder; enquanto 19,2% desaprovam. Outros 9,0% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA
O governo do presidente Lula é aprovado por 55,2% dos eleitores de Marituba; enquanto sua desaprovação é de 37,8%. Outros 7,0% não se manifestaram.
ANÁLISE
Na segunda pesquisa da Doxa oficial registrada no T.R.E para o município de Marituba mostra um cenário de maior ascenção para a atual prefeita, Patrícia (MDB), que vai defender seu mandato, isto é, vai para a reeleição. Ela apareceu na primeira pesquisa oficial com índice de mais de 55%; agora ela chega a mais de 60%. Disputam com ela Everaldo Aleixo, Marília Melo, Bruno Santiago e Ricardinho. Ela já sai na frente dos demais, obtendo uma diferença de 47,9 pontos à frente do segundo colocado, Everaldo Aleixo, que disputou com Patrícia na eleição de 2020. A atual prefeita ganhou com uma diferença de apenas 434 votos. Agora, Aleixo, está bem distante de Patrícia. Corrobora com seu potencial de voto alto, o fato da população de Marituba estar aprovando sua administração, chegando a mais de 90%. Outro fator a ser observado, é a baixa rejeição de Patrícia, o que contribuiu com o seu potencial de voto. Faltando 37 dias para as próximas eleições, tudo indica que está traçado um caminho promissor para Patrícia rumo ao dia seis de outubro.
DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da DOXA
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-PA-09260/2024
Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em MARITUBA-Pa
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Amostra: 400 entrevistas
Período: 16 a 19 de Agosto de 2024
Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião
Comments