DOXA apresenta sua primeira rodada de pesquisa oficial registrada no T.R.E sobre a corrida eleitoral no município de Medicilândia, região da Transamazônica, conhecida como a capital do cacau. Nesta primeira fotografia do cenário eleitoral, Doxa encontrou dois pré-candidatos polarizados na disputa: o atual prefeito que vai para a reeleição, Dr. Júlio (UB) e Celso Trzeciak. Celso aparece em primeiro lugar com 41,3% contra 37,6% do atual prefeito. A candidata do PL, vereadora Valdirene, aparece com 6,2% das intenções de voto. Doxa avaliou também os governos de Dr. Júio, Helder Barbalho e do presidente Lula.
A pesquisa foi realizada no período de 27 a 29 de junho de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 380 eleitores, tendo uma margem de erro de 5 pontos para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-00265/2024
ESPONTÂNEA ELEITORAL: MAIS DE 58% DE VOTOS FLUTUANTES
Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, Dr. Júlio (UB) aparece em primeiro lugar com 21,3%, seguido por Celso (PSD), 18,7%. A vereadora Valdirene (PL) ficou com 2,0%. Os votos flutuantes, somatória dos brancos, nulos e indecisos, alcança 58,0%.
ESTIMULADA: DISPUTA ACIRRADA ENTRE CELSO E DR. JÚLIO
Quando se estimula os nomes dos pré-candidatos, Celso Trzeciak (PSD) pula para 41,3%; enquanto Dr. Júlio (UB) vai para 37,6%. Os dois estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro da pesquisa. A vereadora Valdirene (PL) aparece com 6,2%. Os votos brancos, nulos e indecisos, ainda, somam 14,9%.
EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE MEDICILÂNDIA
Quando se trata de rejeição, Dr. Júlio (UB) é o mais rejeitado, aparecendo com 29,3% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. O segundo mais rejeitado é Celso Trzeciak (PSD) que obteve 21,9%. A vereadora Valdirene (PL) é rejeitada por 10,2% dos eleitores de Medicilândia. Outros 24,2% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; enquanto 14,4% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE DR. JÚLIO
O governo do Dr. Júlio é aprovado por 52,0% dos eleitores de Medicilândia. Já a sua desaprovação chega a 33,0%. Outros 15,0% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER
Já o governo de Helder Barbalho tem uma aprovação de 59,0% em Medicilândia. A sua desaprovação chega a 22,0%. Outros 19,0% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA
Por outro lado, o governo do presidente Lula tem uma desaprovação de 57,0% em Medicilândia; enquanto sua aprovação chega a 35,0%. Outros 8,0% não se manifestaram.
ANÁLISE
O que se observa nessa primeira pesquisa registrada, oficial, realizada no município de Medicilândia, é uma polarização entre o atual prefeito, que busca sua reeleição, Dr. Júlio, e seu opositor, Celso Trzeciak. Celso fica na frente, obtendo uma leve vantagem. Na prática, os dois estão empatados dentro da margem de erro da pesquisa. A candidata do PL, vereadora Valdirene, está numa posição que não ameaça romper a polarização. Observa-se que o governo de Dr. Júlio tem uma aprovação maior do que sua desaprovação, isso pode contribuir com seu potencial de voto. Por outro lado, Celso tem a menor rejeição, o que lhe possibilita um maior crescimento na corrida eleitoral. Em relação aos apoios, o governo de Helder tem uma avaliação positiva maior do que a negativa no município. Por outro lado, o governo de Lula tem uma desaprovação bem maior do que a aprovação. Portanto, os dados mostram uma competição bastante acirrada na capital do cacau. Aguardemos os próximos capítulos.
DORNÉLIO SILVA - Cientista Político da Doxa.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA- PA-00265/2024
Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em MEDICILÂNDIA-Pa
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 5.0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Amostra: 380 entrevistas
Período: 27 a 29 de junho de 2024
Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião
Comentarios