top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

EM PAU D’ARCO CLIDEAN CHAVES E DOMINGOS ENFERMEIRO ESTÃO TECNICAMENTE EMPATADOS

Em PAU D’ARCO, município localizado na região Sudeste Paraense, a DOXA foi a campo para colher o humor do eleitor do município. A pesquisa aponta uma disputa acirrada entre Clidean Chaves e Domingos Enfermeiro. Clideam aparece com 38,8% de intenções de voto contra 37,5% de Enfermeiro. A diferença entre os dois é de apenas 1,3 pontos. Isso significa que estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o Nº PA-05384/2024. E foi realizada no período de 22 a 23 de junho de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 400 eleitores, tendo uma margem de erro de 4.8% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.

 

O NÚMERO DE ELEITORES INDECISOS CHEGA A 54,8%

Na questão espontânea, em que não se mostram os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que, ainda, é grande o número de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 54,8%. Clidean aparece com 23,2% das intenções de voto e Domingos Enfermeiro com 22,0%.

ESTIMULADA: DISPUTA ACIRRADA ENTRE CLIDEAN E DOMINGOS ENFERMEIRO

Quando se estimula os nomes a prefeito de PAU D’ARCO, Clideam Cahves e Domingos Enfermeiro aparecem empatados, tecnicamente, dentro da margem de erro da pesquisa.  Clideam Chaves aparece com 38,8% das intenções de voto e Domingos Enfermeiro vem com 37,5%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 23,7%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE PAU D’ARCO

Quando se trata de rejeição, Clidean aparece com rejeição de 22,4%; Domingos Enfermeiro é rejeitado por 16,0% dos eleitores de Pau D`Arco. Outros 53,2% não rejeitam nenhum pré-candidato e 8,4% não se manifestaram.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE FREDSON

O governo do prefeito Fredson é aprovado por 52,0% dos eleitores de PAU D’ARCO; enquanto sua desaprovação chega a 37,0%. Outros 11,0%  não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação do governo Helder. 78,0% dos eleitores de PAU D’ARCO estão aprovando o governo de Helder; enquanto 12,0% desaprovam.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

Já o governo de Lula está sendo aprovado por 65,0% dos eleitores de PAU D’ARCO. A sua desaprovação chega a 25,0%.

ANÁLISE

O cenário apresentado pela pesquisa Doxa no município de PAU D’ARCO mostra uma disputa acirrada entre os dois pré-candidatos, Clidean Chaves e Domingos Enfermeiro. Os dois aparecem nessa segunda fotografia tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa. Na primeira fotografia registrada em Pau D´Arco, Domingos Enfermeiro mantinha uma distância de Clidean. Agora, os dois estão empatados com leve vantagem para Clidean. Vale ressaltar que o atual prefeito, Fredson, em seu segundo mandato, vai indicar seu sucessor. Seu governo está tendo aprovação maior do que sua desaprovação. Isso possibilita maior densidade eleitoral ao seu indicado, no caso, Clidean Chaves. O jogo começou bem disputado em Pau D´Arco. Vamos acompanhar todos os passos dessa corrida eleitoral que promete fortes emoções.

 

DORNÉLIO SILVA - Cientista Político da Doxa.

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-05384/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em PAU D’ARCO-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.8 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 22 a 23 de junho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

923 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page