top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

EM PRIMAVERA ÁUREO GOMES CONSOLIDA SUA LIDERANÇA

DOXA publica sua primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E sobre a corrida eleitoral no município de PRIMAVERA, município localizado na região nordeste paraense. Em Primavera, a disputa vai ser entre apenas dois pré-candidatos: o atual prefeito, Áureo Gomes (PT), e a ex-prefeita Renata Sousa (MDB). Áureo vai para reeleição defender seu mandato e já começa em primeiro lugar com 55,1% das intenções de voto. Sua oponente, Renata Sousa, aparece na corrida eleitoral com percentual de 25,3%.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o PA-02506/2024 e foi realizada no período de 11 a 13 de abril de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 400 eleitores, tendo uma margem de erro de 4.8% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.

 

ESPONTÂNEA: ÁUREO SAI NA FRENTE NA ESPONTÂNEA

Na questão espontânea, em que não se mostra os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que o atual prefeito, Áureo Gomes, já aparece com um índice bem significativo, chegando a 46,9%. A sua oponente, Renata Sousa, vem com 21,4%. O percentual de votos flutuantes chega 31,6%.


ESTIMULADA ELEITORAL: 29,8 PONTOS SERPARAM ÁUREO DE RENATA

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de PRIMAVERA, Áureo pula para 55,1% de intenção de voto. Renata Sousa vai para 25,3%. Os votos flutuantes somam, ainda, 19,3%.



EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE PRIMAVERA

Quando se trata de rejeição, a pesquisa detectou um índice muito alto de eleitores que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos a prefeito de PRIMAVERA, 41,1%. Renata Sousa aparece como a mais rejeitada com 30,4% de citações. Áureo Gomes é rejeitado por 18,6%. Outros 9,9% não se manifestaram.


APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE ÁUREO

O governo do prefeito Áureo Gomes é aprovado por 75,2% dos eleitores de PRIMAVERA; enquanto sua desaprovação chega a 21,5%. Outros 3,3% não se manifestaram.


APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO

O governo de Helder Barbalho é aprovado por 91,1% dos eleitores de PRIMAVERA; enquanto sua desaprovação chega a 5,4%. Outros 3,6% não se manifestaram.


APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

Por sua vez, Lula tem maior desaprovação do que aprovação em PRIMAVERA. A aprovação é de 82,7%; enquanto sua desaprovação chega a 13,3%. Outros 4,1% não se manifestaram.



 

ANÁLISE

Em Primavera, cidade do nordeste paraense, há uma tradição de disputa polarizada. Na última eleição, 2020, disputaram três candidatos: Renata Sousa defendia seu mandato; Áureo Gomes era vice de Renata e a profa. Lourdes. Nessa eleição a diferença entre Áureo Gomes e Renata Sousa foi de apenas 2,5 pontos percentuais. Agora, o cenário mudou consideravelmente em relação à eleição de 2020. Há cinco meses e quinze dias das eleições de outubro próximo, Áureo Gomes já está 29,8 pontos à frente de sua principal opositora que tenta voltar ao cargo perdido na eleição passada. Na eleição de 2020, Áureo disputou pelo antigo DEM, hoje União Brasil. Renata disputou pelo MDB e hoje se mantém no mesmo partido. Em Primavera os dois partidos da base do governador Helder disputam o poder. Pelos dados dessa primeira pesquisa, a tendência é de consolidação do nome de Áureo Gomes à frente do executivo municipal. Vamos acompanhar passo-a-passo o processo eleitoral no município.

 

DORNÉLIO SILVA Cientista Político da Doxa.

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA- 02506/2024 

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em PRIMAVERA-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.8 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 11 a 13 de abril de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

1.088 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page