top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

EM REDENÇÃO A ELEIÇÃO ESTÁ POLARIZADA ENTRE DR. RENNER E GABRIEL SALOMÃO

Em REDENÇÃO, município localizado na região Sudeste Paraense, a DOXA foi a campo para colher o humor do eleitor do município. É a segunda pesquisa oficial registrada no T.R.E sobre a corrida eleitoral no município. A pesquisa aponta um empate técnico entre Dr. Renner e o vereador Gabriel Salomão. Dr. Renner vem com 21,7%, seguido pelo vereador Gabriel Salomão que obteve 21,0%. A diferença entre os dois é de apenas 0,7 décimos. O governo do prefeito Marcelo Borges é aprovado por 25,6% dos eleitores de Redenção; sua desaprovação chega a 57,7%.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o Nº PA-01542/2024. E foi realizada no período de 20 a 22 de junho de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 400 eleitores, tendo uma margem de erro de 4.9% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.


O NÚMERO DE ELEITORES INDECISOS CHEGA A MAIS DE 64%

Na questão espontânea, em que não se mostram os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que, ainda, é grande o número de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 63,0%. Os mais citados são o Vereador Gabriel Salomão que vem com 13,1%; Dr. Renner, aparece em segundo lugar com 12,1%; Leandro Onofre aparece com índice de 4,9%; Mário Moreira vem com 4,5%; Kadu tem 2,2%; Marcelo Borges, 0,2%.

ESTIMULADA: SALOMÃO E DR. RENNER EMPATADOS TECNICAMENTE

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de REDENÇÃO, Dr. Renner e o vereador Gabriel Salomão aparecem empatados tecnicamente dentro da margem de erro da pesquisa. Dr. Renner vem com 21,7% de intenção de votos; enquanto Gabriel Salomão aparece com 21,0%. Mário Moreira ficou com 9,0%, seguido de Leandro Onofre que apareceu com 8,0%. Carlos Eduardo Cadu vem com 8,1%. William do Potência e Carlos Eduardo aparecem empatados com 6,0%, cada. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 28,3%.




CENÁRIO II

A pesquisa testou mais quatro cenários: nesse segundo cenário, Dr. Renner aparece com 25,5%, seguido por Gabriel Salomão que vem com 24,1%. Carlos Eduardo ficou com 9,0%. Os votos flutuantes somam 41,0%.

CENÁRIO III

Neste terceiro cenário, os dois principais competidores, Dr. Renner e Gabriel Salomão, ficam literalmente empatados em 22,5%, cada. Mário Moreira vem com 10,0% e Carlos Eduardo ficou com 7,0%. Os votos flutuantes somam 38,0%.

CENÁRIO IV

Neste quarto cenário, Dr. Renner aparece na frente com 24,9%, seguido por Gabriel Salomão com 23,1%. Leonardo Onofre ficou com 8,0%, depois vem Carlos Eduardo com 7,0%. Os votos flutuantes somam 37,0%.

CENÁRIO V

No quinto e último cenário, Dr. Renner vem na frente com 24,9%, seguido por Gabriel Salomão que aparece com 23,1%. Carlos Eduardo é o terceiro colocado com 8,0%; depois vem William do Potência com 6,0%. Os votos flutuantes somam 38,0%.

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE REDENÇÃO

Quando se trata de rejeição, Mario Moreira aparece com rejeição de 14,0%; William do Potência vem a seguir com 8,0% de rejeição. Gabriel Salomão aparece com índice de rejeição de 7,0%. Leandro Onofre tem rejeição de 7,0%. Carlos Eduardo Cadu tem rejeição de 3,0%. Dr. Renner é o menos rejeitado, aparecendo com 1,0%.  Outros 60,0% não rejeitam nenhum pré-candidato.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE MARCELO BORGES

O governo do prefeito Marcelo Borges é aprovado por 25,6% dos eleitores de Redenção; enquanto sua desaprovação chega a 57,7%. Outros 16,7%  não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação do governo Helder. 44,6% dos eleitores de REDENÇÃO estão aprovando o governo de Helder; enquanto 38,6% desaprovam.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

Já o governo de Lula está sendo aprovado por 34,6% dos eleitores de REDENÇÃO. A sua desaprovação chega a 52,9%.

ANÁLISE

O cenário apresentado pela pesquisa Doxa no município de Redenção mostra já um quadro polarizado entre os pré-candidatos, Dr. Renner e o vereador Gabriel Salomão. Na pesquisa aparecem empatados, tecnicamente, com diferença de apenas 0,7décimos, tendo Dr. Renner na frente. Os outros quatro pré-candidatos testados aparecem com índices abaixo de 8 pontos: Mário Moreira, Leandro Onofre, Cadu e William do Potência. Vale ressaltar que o índice de pessoas indecisas, especialmente na questão espontânea, chega a mais de 64%, mostrando uma eleição, ainda, aberta. Mesmo quando se estimula, esse índice cai para um pouco mais de 28,0%, considerado alto. O atual prefeito tem problemas na sua avaliação popular. A sua desaprovação está maior que a aprovação. Isso implica que o candidato que ele for apoiar pode ter problemas de aceitação. Uma outra situação a ser ressaltada nessa pesquisa diz respeito a avaliação de Helder e Lula. Helder tem uma aprovação de um pouco mais de 44% contra mais de 38% de desaprovação. Essa é uma avaliação bem diferente dos demais municípios pesquisados pela Doxa em que o governador está bem avaliado. Já o presidente Lula tem desaprovação maior que a aprovação. Como “cabo” eleitoral, Lula vai ter dificuldade de emplacar algum candidato que venha a apoiar. O jogo começou em Redenção. Esperemos os próximos capítulos.

 

DORNÉLIO SILVA - Cientista Político da Doxa.

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA 01542/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em REDENÇÃO-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 20 a 22 de junho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

822 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page