top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

EM TUCURUÍ CORRIDA ELEITORAL POLARIZADA ENTRE ELIANE LIMA E ALEXANDRE SIQUEIRA

Na primeira pesquisa registrada da DOXA no município de Tucurui mostra o cenário eleitoral polarizado entre a ex-deputada estadual Eliane Lima e o atual prefeito, Alexandre Siqueira. Eliane sai na frente com 41,2% das intenções de voto contra 36,6% de Alexandre. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-07661/2024. A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa. Foram entrevistados 400 eleitores no município no período de 25 a 28 de março de 2024.


NA QUESTÃO ESPONTÂNEA ELIANE LIDERA

A pesquisa avaliou vários nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de TUCURUI nas próximas eleições. Primeiramente, na questão espontânea, em que não se mostra os nomes de pré-candidatos, a pesquisa mostra liderança de Eliane Lima, aparecendo com 23,3%. Alexandre Siqueira vem em segundo lugar com 20,5%. Hernane Vaz, Jairo, Leandro Maramaldo aparecem com 0,3% cada. Os votos flutuantes somam 55,4%.


NA ESTIMULADA ELIANE PERMANECE NA FRENTE

Na questão estimulada em que são apresentados os nomes dos pré-candidatos, a ex-deputada estadual Eliane Lima, permanece na frente com 41,2% das intenções de voto. O atual prefeito, Alexandre Siqueira, vem a seguir com 36,6%. Claudiney Furmam vem com 2,0%. Hernane Vaz conseguiu 1,5%. O mesmo percentual de 1,5% atingiu Leandro Maramaldo. O índice de votos flutuantes soma 17,1%.




EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE TUCURUI

Quando se trata de rejeição, Alexandre Siqueira é o mais rejeitado, aparecendo com 24,2% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Eliane Lima é a segunda mais rejeitada com 16,6% de citações. Depois vem Claudiney Furmam, obtendo percentual de 9,2% de rejeição. Tom Bonfim tem rejeição de 7,7%. Hernane Vaz e Leandro Maramaldo  tem, ambos, 3,3% de rejeição.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO ALEXANDRE SIQUEIRA

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Alexandre Siqueira governar, DOXA mostra que 54,4% dos eleitores de Tucurui aprovam a maneira do prefeito governar; enquanto 37,9% desaprovam o governo de Alexandre Siqueira. E 7,7% não avaliaram. 


APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DE HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou reprovação dos governos Helder e Lula. Nesse município, diferentemente das regiões metropolitana, Baixo Amazonas e Nordeste Paraense, há uma queda na aprovação de Helder e Lula. No entanto, mantém-se acima dos 50%. Em Tucuruí 60,6% dos eleitores aprovam o governo de Helder; enquanto 32,9% reprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 65,0% dos eleitores de Tucuruí. A reprovação é de 26,6%.

ANÁLISE

Essa primeira fotografia registrada da Doxa no município de Tucurui mostra um ambiente eleitoral bastante competitivo, tendo em vista que dois atores políticos, Alexandre e Eliane, disputaram acirradamente no pleito de 2020, saindo vencedor Alexandre, mas com uma diferença de apenas 0,29% na frente de Eliane. Alexandre obteve 32,15% dos votos válidos contra 31,86% de Eliane Lima. Em função dessa polarização da eleição passada, Eliane mantém um recall ainda muito aguçado na mente do eleitor. Eleitoralmente Alexandre tem uma rejeição alta, 24,2%; em contrapartida sua intenção de voto é de 36,6%. Portanto, sua intenção de voto menos a rejeição, obtemos um saldo de 12,4 pontos, significando que seu crescimento tende a ser a passos lentos. Em relação à Eliane, seu saldo é positivo de 24,6 pontos: 41,2% de intenção de votos menos 16,6% de rejeição. Eliane tem mais potencial de crescimento. O jogo já começou em Tucurui. As torcidas estão agitadas. Agora, nos resta esperar pelos próximos movimentos dos atores em disputa. Essa que promete ser uma das eleições mais elétricas do estado. Lembrei do primeiro time do interior a vencer o campeonato paraense de futebol, o Independente de Tucuruí, conhecido como o Galo Elétrico.

 

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da DOXA



FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o PA-07661/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em TUCURUI-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 25 a 28 de Março de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

2.746 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page