top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

EM XINGUARA CORRIDA ELEITORAL ESTÁ POLARIZADA ENTRE ENRIC LAURIANO E OSVALDINHO

Atualizado: 11 de jun.

O instituto DOXA publica sua primeira pesquisa oficial registrada para o município de Xinguara, localizado na região sudeste paraense. Lá o cenário mostra uma polarização entre Enric Lauriano (PL) e Osvaldinho (MDB). O atual prefeito, Moacir (UB), que busca sua reeleição é o terceiro colocado nessa disputa. Além disso, Moacir está com um governo desaprovado pelos eleitores de Xinguara. Osvaldinho aparece com 29,2% e Enric Lauriano vem em seguida com 23,2%, uma diferença de apenas 6 pontos. Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador e do presidente da República; além de avaliar o candidato mais rejeitado nessa corrida eleitoral.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o número PA-04762/2024 e foi realizada no período de 05 a 08 de junho de 2024. A amostra foi de 400 entrevistas, tendo uma margem de erro de 4.9 pontos percentuais.

 

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA O JOGO ESTÁ ABERTO

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, a pesquisa apresenta muitos eleitores que ainda não sabem em quem votar, somando 66,6%. Os nomes mais citados são de Osvaldinho (MDB) que vem com 16,0%; depois aparece o pré-candidato do PL, Enric Lauriano com 8,8%. O atual prefeito, Dr. Moacir (UB) vem com 3,6%. Davi do PT e Amarildo ficaram empatados em 2,5%.

NA ESTIMULADA 6 PONTOS SEPARAM OSVALDINHO DE ENRIC

Na questão estimulada, em que são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Osvaldinho (MDB) aparece com 29,2%; em seguida vem o pré-candidato do PL, Enric Lauriano, com 23,2%. O terceiro colocado nessa corrida eleitoral é Dr. Moacir(UB) que aparece com 10,1%. Davi do PT vem com 8,5%; Amarildo, 2,8%. Os votos flutuantes ainda somam 26,2%.





EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE XINGUARA

Quando se trata de rejeição, o atual prefeito, Dr. Moacir (UB) aparece como o mais rejeitado, alcançando 27,6% de eleitores que não querem votar mais nele. Amarildo e Davi do PT estão empatados em rejeição, ambos com 4,4%. Osvaldinho (MDB) tem rejeição de 2,5% e Enric Lauriano (PL) aparece com 2,2% de rejeição. Outros 52,0% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; e 6,9% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DR. MOACIR

Quando se trata da Aprovação ou Reprovação da maneira como o prefeito DR. MOACIR vem administrando o município de Xiguara, a aprovação do atual prefeito alcança 33,4%; enquanto a sua reprovação atinge 60,2%. Outros 6,4% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. Nesse município, Helder é aprovado por 66,6% dos eleitores; enquanto sua desaprovação é de 19,9%. Já o governo do presidente Lula é aprovado por 61,0% dos eleitores de Xinguara outros 30,7% desaprovam seu governo.

ANÁLISE:

Nesta primeira fotografia oficial do cenário eleitoral na cidade de XINGUARA, os dados dessa pesquisa mostram a tendência de polarização entre os pré-candidatos Osvaldinho Assunção (MDB) e Enric Lauriano (PL). Osvaldinho é ex-prefeito; na eleição passada apoiou o atual prefeito, Dr. Moacir. Enric Lauriano disputou a eleição de 2020, ficando em segundo lugar, obtendo uma votação de um pouco mais de 30% dos votos válidos. Hoje, o atual prefeito, Dr. Moacir, carrega uma avaliação negativa muito alta de seu governo; além de avaliação político-eleitoral que também é altíssima. Isso remete a uma baixa intenção de voto de Dr. Moacir que tenta a reeleição. Na pesquisa ele pontua em terceiro lugar. O que se percebe é que a alta rejeição de Dr. Moacir faz com que os eleitores que apostaram no prefeito, tendem a votar, agora, em Osvaldinho e Enric. Por isso, Dr. Moacir contribui decididamente com a polarização entre os dois competidores. O normal seria uma polarização com o atual prefeito, no entanto, o cenário mostra outra polarização. Por outro lado, Osvaldinho, em pesquisas anteriores, principalmente de 2023, obtinha altos índices de liderança; agora está em queda. Hoje Osvaldinho trocou de partido, mudando-se para o MDB, partido do atual governador. Enric Lauriano, do PL, vem tendo densidade eleitoral frente aos demais pré-candidatos. Aguardemos os próximos capítulos.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA 04762/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em XINGUARA-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9  pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 05 a 08 de junho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

1.793 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page