top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

Facinho Lidera Corrida Eleitoral em Cândido Mendes ( MA) com Vantagem Acentuada ( 61,8% )

DOXA foi à Candido Mendes, município localizado no estado do Maranhão, para saber o humor dos eleitores. Lá, o atual prefeito, Facinho, vai defender seu mandato, isto é, vai para a reeleição. O cenário identificado pela Doxa é bastante favorável à reeleição de Facinho. Ele aparece com 61,8% das intenções de voto. O segundo colocado é Mazinho Leite que vem com 16,9%. Wanderley Braz vem com 6,0%; Alexsandra (Alê do Povo) conquistou apenas 4,0%. Doxa avaliou o desempenho do governo de Facinho, do governador Carlos Brandão e do presidente Lula.

A pesquisa foi realizada no período de 25 a 27 de Junho de 2024 em todos os bairros de CÂNDIDO MENDES com uma amostra de 390 entrevistas. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº MA-09534/2024. A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados encontrados na pesquisa.


NA QUESTÃO ESPONTÂNEA FACINHO JÁ APARECE BEM NA FRENTE

Na questão espontânea, o atual prefeito, Facinho, já aparece com 48,2% das intenções de voto. O Mazinho Leite está com 11,6%, vindo em segundo lugar. Wanderley Braz, 2,3%. Alexsandra, 0,7%. Os índices de branco, nulo e indecisos somam 37,2%.

FACINHO MANTÉM LIDERANÇA NA CORRIDA ELEITORAL

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de CÂNDIDO MENDES, Facinho fica em primeiro lugar com 61,8%. O segundo colocado aparece com 16,9%. O terceiro colocado é Wanderley Braz, que vem com 6,0%; Alexsandra (Alê do Povo) ficou com apenas 4,0%. Os que estão indecisos ou pretendem anular o voto somam 11,3%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE CÂNDIDO MENDES

Quando se trata de rejeição, Alexasandra (Alê do Povo) é a mais rejeitada, aparecendo com 31,6%. O segundo mais rejeitado é Mazinho Leite, 22,3%. O atual prefeito, FAcinho, é o terceiro mais rejeitado, vindo com 16,9% de rejeição. Wanderley Braz é rejeitado por 8,3%. Outros 16,9% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos e 4,0% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE FACINHO

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Facinho Governar, Doxa aferiu que 79,0% aprovam seu governo; enquanto sua desaprovação chega a 18,0%. Outros 3,0% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO CARLOS BRANDÃO

Doxa também avaliou a aprovação e desaprovação do governo CARLOS BRANDÃO. 49,0% dos eleitores de CÂNDIDO MENDES estão aprovando o governo de CARLOS BRANDÃO; enquanto 30,0% desaprovam. Outros 21,0% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

O governo do presidente Lula é aprovado por 72,0% dos eleitores de CÂNDIDO MENDES; enquanto sua desaprovação é de 23,0%. Outros 5,0% não se manifestaram.

ANÁLISE

O que se percebe nessa primeira pesquisa da Doxa oficial, registrada no T.R.E do Marnhão, é que o cenário administrativo e eleitoral de CÂNDIDO MENDES continua bastante favorável ao atual prefeito, Facinho, que vai defender seu mandato, buscando sua reeleição. Há uma diferença muito grande entre o atual prefeito, Facinho, e o segundo pré-candidato, chegando a 44,9 pontos. Por outro lado, o governo de Facinho está sendo aprovado pelos eleitores, chegando a 79,0%. Essa alta aprovação corrobora com o potencial de voto dado a Facinho. Isso mostra, evidentemente, que o eleitor de CÂNDIDO MENDES está querendo o continuísmo ao invés da alternância de poder. Faltando um pouco mais de três meses para as próximas eleições, tudo indica que o desenho está traçado para Facinho. Com esses pretensos candidatos testados na pesquisa, o atual prefeito terá poucos atores competitivos para jogar no campo eleitoral. Isso significa, que sua reeleição para mais quatro anos está garantida.

DORNÉIO SILVA – Cientista Político da DOXA

 

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o nº MA-09534/2024

Estatístico responsável: LUIZ CARLOS FERREIRA FEITOSA – CONRE 9477

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em CÂNDIDO MENDES-Ma

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 390 entrevistas

Período: 25 a 27 de junho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

724 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page