top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024:VEREADOR FILHO SAI NA FRENTE NA CORRIDA ELEITORAL EM NOVA IPIXUNA.

NOVA IPIXUNA município da região Sudeste Paraense, cidade com mais de 11 mil eleitores, foi visitado pelos pesquisadores da Doxa para ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados 300 eleitores no período de 5 a 7 de junho de 2023 tanto da zona urbana quanto da Rural. Nesse município a atual prefeita, DRA. GRAÇA já está em segundo mandato, portanto vai indicar seu candidato. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho da prefeita, do governador e do presidente da República.


AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO DRA. GRAÇA

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo da prefeita DRA. GRAÇA?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 35,0% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a apenas 35,3% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 28,0%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DRA. GRAÇA

Quando se trata da Aprovação ou Desaprovação da maneira como a prefeita DRA. GRAÇA vem governando o município, os números mostram que 47,0% aprovam o seu governo; enquanto 44,0% desaprovam. Outros 9,0% não se manifestaram.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 76,3% dos eleitores de NOVA IPIXUNA aprovam o governo de Helder; enquanto 12,7% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 71,0% dos eleitores de NOVA IPIXUNA. A sua desaprovação é de 19,3%. Outros 9,7% não se manifestaram.


ELEITORAL:

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA FILHO FICA NA FRENTE

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos) somam 73,3%. Quanto aos nomes citados, o pré-candidato Filho vem em primeiro lugar com 11,0%; depois aparece Zezão com 4,7%. Alvarenga é o terceiro colocado, 3,7%. Neide aparece com 3,0%; Everton vem com 2,3%; Dra. Graça, 1,7% e Helder, 0,3%.


NA ESTIMULADA FILHO SE DISTANCIA DOS DEMAIS CANDIDATOS

Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Filho vai para 36,0%. O segundo colocado é Zezão que aparece com 16,0%. Neide vem em terceiro lugar com 11,0%; Everton é o quarto colocado, 6,0%; Helder vem em último lugar com 1,3%. Os votos flutuantes somam 29,6%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE NOVA IPIXUNA

Quando se trata de rejeição, Zezão e Neide aparecem tecnicamente empatados em rejeição, 13,3% e 12,3%, respectivamente. Depois vem Helder e Everton com rejeições iguais, ambos com 6,7%. Filho é o menos rejeitado com 4,3%. Outros 34,0% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos e 22,7% não se manifestaram.


ANÁLISE:


Essa primeira pesquisa da DOXA no município de NOVA IPIXUNA mostra um cenário em que a população está, praticamente, dividida quanto à avaliação do governo da atual prefeita. Com isso, ela terá dificuldade para emplacar seu sucessor, uma vez que ela já é reeleita e não pode mais concorrer ao pleito. Evidentemente, que estamos distante da eleição, e muita coisa o governo pode, ainda fazer, para reverter essa avaliação negativa e, com isso, melhorar o desempenho de seu candidato. Diante desse quadro, hoje, aparece bastante competitivo o pré-candidato Filho que mesmo na questão espontânea já vem em primeiro lugar; e quando se estimula ele tem um crescimento espetacular de 25 pontos percentuais. Além disso, Filho aparece com menos rejeição, o que lhe garante que poderá crescer além dos atuais 36%. O jogo só está começando.

DORNÉLIO SILVA
Cientista Político da Doxa
291 visualizações0 comentário
bottom of page