top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

GOVERNO DE DR. DANIEL TEM APROVAÇÃO DE 84,9%. E 72% VOTARIAM NELE PARA MAIS UM MANDATO

Atualizado: 14 de mai. de 2023

DOXA esteve pesquisando essa semana os eleitores do município de Ananindeua para saber como eles estão avaliando o governo do prefeito Daniel Santos. Além de detectar a avaliação, a Doxa procurou saber quais as principais obras que o prefeito está desenvolvendo na cidade. Nessa pesquisa DOXA mostra o quadro político-eleitoral, visando as eleições de 2024 em ANANINDEUA. A pesquisa, também, avalia o desempenho do governador Helder Barbalho e do presidente Lula. Ao final procura identificar dentre os nomes testados na pesquisa, qual o mais rejeitado pela população de Ananindeua.

A pesquisa foi realizada no período de 10 a 12 de maio de 2023 em todos os bairros de ANANINDEUA com uma amostra de 540 entrevistas.


AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO DR. DANIEL

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito DR. DANIEL”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 68,3% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a apenas 9,1% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 21,9%.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DR. DANIEL

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de DR. DANIEL Governar, Doxa aferiu que 84,9% aprovam seu governo; enquanto sua desaprovação chega a 11,5%. Outros 3,6% não se manifestaram.


PERCEPÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE DR. DANIEL

Quanto às obras percebidas pelo olhar da população, Doxa identificou que os eleitores souberam dizer alguma obra ou serviço desenvolvido pelo prefeito Dr. Daniel. As cinco maiores obras são: Praças/reformas de praças, asfalto/pavimentação, Posto de saúde/reforma de postos, Escolas/reforma de escolas, Orla.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 81,2% dos eleitores de Ananindeua estão aprovando o governo de Helder; enquanto 16,4% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 64,5% dos eleitores de ANANINDEUA. A sua desaprovação é de 30,1%.


ELEITORAL:

ESPONTÂNEA: DR. DANIEL DESPONTA COM MAIS DE 31% EM PRIMEIRO LUGAR

A pesquisa avaliou vários nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de Ananindeua. Nessa Doxa testou sete atores políticos que se movimentam rumo às eleições de 2024. Na questão espontânea, a pesquisa mostra que é muito grande, ainda, de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto, chegando a 62,5%. Quem mais se destaca é o atual prefeito, DR. DANIEL com 31,9%, Helder Barbalho, 0,4%, Manoel Pioneiro, 0,4%; Chicão e Tio Alex aparecem com 0,2% cada.

ESTIMULADA: DR. DANIEL ESTÁ 66,5 PONTOS PERCENTUAIS NA FRENTE DO SEGUNDO COLOCADO

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de ANANINDEUA, os votos flutuantes caem significativamente, migrando para o atual prefeito. Dr. Daniel fica em primeiro lugar, aparecendo com 72,0% das intenções; o segundo colocado é o ex-prefeito, Pioneiro, que vem com 5,5%. O atual deputado estadual e presidente da Alepa, Chicão, é o terceiro colocado, vindo com 2,7% das intenções de voto. Profa. Nilse e Miro Sanova aparecem empatados com 2,2%, cada. O ex-deputado Eliel Faustino é o quinto colocado com 0,5% e Livia Noronha aparece na última colocação com 0,2%.

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE ANANINDEUA

Quando se trata de rejeição, o atual deputado estadual e presidente da Alepa, Chicão, é o mais rejeitado, aparecendo com 16,4%. Depois aparece a profa. Nilse com 7,5% de rejeição. Eliel Faustino vem logo a seguir com 6,0% de rejeição. Miro Sanova é rejeitado por 4,2% dos eleitores de Ananindeua; Manoel Pioneiro tem rejeição de 3,8%. O atual prefeito é rejeitado por 3,5% dos eleitores de Ananindeua; Livia Noronha tem 2,7% e Pedro Soares aparece com 1,6%, sendo o menos rejeitado.

ANÁLISE

O que se percebe nessa fotografia do cenário administrativo e eleitoral de Ananindeua que há uma presença robusta do prefeito Dr. Daniel, encobrindo os demais atores que participam desse momento fotográfico. Dr. Daniel está com uma aprovação de mais de 84% de seu governo. Isto remete excelente vantagem na questão eleitoral, chegando a 72% de eleitores que votariam nele se a eleição fosse hoje. Faltando 17 meses para as próximas eleições, tudo indica que o desenho está traçado para Dr. Daniel. Com esses pretensos candidatos testados na pesquisa, o atual prefeito terá poucos atores competitivos para jogar no campo eleitoral do próximo ano. Isso significa, que sua reeleição para mais quatro anos está garantida.
Dornélio Silva - Cientista Político Doxa

706 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page