top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

GOVERNO “SEM MARCA” DE EDMILSON ATINGE NÚMEROS DE POUCAS OBRAS, ALTOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA E SUJEIRA

Doxa vem realizando uma série de pesquisas em Belém, avaliando o desempenho do governo de Edmilson Rodrigues, detectando os principais problemas que a população vem sofrendo, bem como aferindo as principais obras ou serviços que o prefeito vem fazendo em Belém. Até agora foram três levantamentos realizados – janeiro, março e maio de 2023.


Em se tratando dos principais problemas, na primeira pesquisa, janeiro, em primeiro lugar aparecia a “Sujeira e Falta de Limpeza nas ruas”, 21,3%. Já na pesquisa de março, quem aparecia no topo era o termo “tudo”, 20,4%, significando que tudo estava ruim em Belém. Na pesquisa de maio, a “violência/insegurança”, assume a primeira colocação, 18,6%.


Portanto, as pesquisas mostram que os principais gargalos da administração de Edmilson são “Sujeira/falta de limpeza, má administração, saúde pública precária, violência/insegurança e saneamento básico/esgotamento”.


Percebe-se no governo de Edmilson que essas alternâncias de problemas denunciam sua governabilidade, e, consequentemente, impõe a alta taxa de desaprovação de seu governo: 72% desaprovam a maneira que Edmilson vem administrando o município de Belém.



GOVERNO SEM MARCA, SEM ROSTO


Na série histórica das três pesquisas, DOXA procurou saber dos eleitores qual a percepção de obras e serviços realizados pelo governo de Edmilson Rodrigues. Chama a atenção as categorias “nada/nenhuma” e “NS/SR”: em janeiro a somatória dessas duas variáveis chegaram ao patamar de 91,6% de pessoas que afirmaram que o governo de Edmilson não está fazendo nada ou não sabem o que ele faz por Belém; já em março, esse índice chegou a 92,2%. Agora em maio houve uma queda de 13,5 pontos, chegando a 78,7% de eleitores que dizem que Edmilson não fez nada em Belém. Para haver essa queda, subiram de cotação “asfalto/pavimentação” e “praças”. Como se percebe, até então o governo de Edmilson é um governo sem marca, um governo sem rosto que não está percebido pelos eleitores da capital.




PERDA DE CAPITAL POLÍTICO: Quem votou em Edmilson na eleição passada, quantos % estão aprovando ou desaprovando o seu governo?


Para responder a essa questão, Doxa perguntou em quem o eleitor votou na eleição de 2020 para prefeito depois fez uma análise cruzada com a atual aprovação ou desaprovação do governo de Edmilson. O resultado mostra uma perda considerável de eleitores: 64,5% dos que votaram em Edmilson estão desaprovando seu governo, significa uma perda real de 33% daqueles que votaram em Edmilson em 2020. Por outro lado, 30,5% continuam aprovando seu governo, o que significa um nível de fidelidade de 15%.




368 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page